EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Portugal abre fronteiras para turistas do Brasil

Portugal abre fronteiras, após um ano e meio, para as pessoas que estão viajando por um motivo não seja essencial.

Temos boas notícias para os brasileiros que estavam aguardando ansiosamente a oportunidade de entrarem no país lusitano, afinal esse é um dos destinos mais procurados tanto para turismo quanto para imigração: Portugal abre fronteiras!!!  

 

A medida divulgada na publicação oficial portuguesa, o Diário da República, na quarta-feira, 1º de setembro de 2021, confirmou que Portugal abriu fronteiras para viajantes brasileiros. A decisão foi regulamentada no despacho nº 8652-C/2021.

 

A norma que permite a Portugal abrir fronteiras surgiu 18 meses após a proibição de viagens não essenciais do país sul-americano como uma forma de tentar conter a disseminação do Coronavírus. O governo português foi um dos últimos a autorizar as viagens dos brasileiros. Desde o início da pandemia de Covid-19, as autoridades revisam as regras quinzenalmente, então agora essa autorização é válida, a princípio, até o dia 16 de setembro. 

 

Nessa permissão, de Portugal abrir fronteiras, encontram-se as viagens não essenciais do Brasil e dos Estados Unidos, ou seja, aquelas realizadas para turismo, por exemplo. Até então, apenas aqueles que faziam parte da comunidade de expatriados em Portugal tinham acesso permitido ao país, além daqueles que comprovaram ser uma viagem importante, tais como, as profissionais, de estudo e de reunião familiar por razões de saúde ou humanitárias.

 

Ocorre que nos últimos meses, os outros países começaram a liberar a entrada de viajantes que saem do Brasil. Mas, até pouco tempo, os turistas brasileiros estavam sendo vetados da maioria dos países por causa da alta incidência de Covid-19 no País — quase 21 milhões de casos e cerca de 590 mil mortes causadas pela doença.

 

Enquanto isso, o projeto que propôs a reabertura das fronteiras levou em conta o índice de vacinação do país, que foi rápido e eficiente. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Portugal, 73% da sua população já se encontra totalmente vacinada. 

 

 

O que muda para os brasileiros após Portugal abrir fronteiras?

Nesse momento, os turistas brasileiros devem mostrar um comprovante de um teste de Covid-19 com resultado negativo. O texto do Diário da República não faz referência à apresentação do comprovante de vacinação. Dessa forma, os viajantes não precisarão mais ficar em quarentena ao desembarcarem no país europeu.

 

As mesmas medidas valem para os turistas dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Singapura e Canadá. Enquanto isso, todos aqueles vindos do Nepal, Índia e África do Sul ainda precisam ficar em quarentena por 14 dias após a chegada e devem viajar apenas por motivos essenciais.

 

Mas não confunda o certificado digital da União Europeia, que vale apenas para cidadãos europeus! O governo português segue as orientações da Agência Europeia de Medicamentos, portanto, vale lembrar que o país lusitano já havia aberto suas fronteiras aos turistas da União Europeia (UE) que estavam apresentando o certificado digital de vacinação contra a Covid-19 que foi adotado pelo bloco. 

 

O documento comprova a vacinação do passageiro com um dos imunizantes reconhecidos no país sendo as vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca-Vaxzeveria, Moderna e Janssen, além de mostrar se houve alguma infecção recente ou qual foi o resultado do teste do tipo PCR. Além disso, é preciso que ele tenha sido realizado nas 72 horas antes do embarque, enquanto o teste antígeno tenha sido feito em, no máximo, máximo 48 horas. O certificado também é válido em outros estabelecimentos como restaurantes e academias, por exemplo.

 

 

Agora que Portugal abre fronteiras vale relembrar o que falamos acima sobre os protocolos 

– Teste negativo de Covid-19: RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque ou antígeno realizado até 48 horas antes do voo;

– Formulário de viajante: preenchimento obrigatório;

– Seguro-viagem: obrigatório, com cobertura para gastos com Covid-19;

– Passaporte: com validade mínima de 3 meses a partir da data de retorno da viagem.

 

Se houver alguma dúvida você também pode acessar o canal oficial, o site de turismo de Portugal. Por lá as informações estão sempre atualizadas para os turistas!

 

E como está a entrada de brasileiros nos demais países?

A França, Suíça, Espanha e Alemanha já voltaram a aceitar passageiros não essenciais do Brasil. Entretanto, a restrição ainda está em vigor, até o final de outubro, na Bélgica e na Itália.

 

 

Agora que Portugal abre fronteiras qual a sua opinião sobre o assunto? Conta para a gente nos comentários, você já está pronto para fazer a tão esperada viagem?

 

Com informações de: folha.uol.com.br; g1.globo.com; cnnbrasil.com.br; uol.com.br; agoraeuropa.com; passagensimperdiveis.com.br.

 

Leia nosso blog