EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são os lugares em Portugal que você pode conhecer sem sair de casa

Você sabia que há locais famosos que oferecem experiências virtuais para visitante? Então se você está curioso para dar um giro pela terrinha, nós te mostramos quais são esses lugares em Portugal. Pronto para descobrir?

Nós sabemos bem que uma das consequências da pandemia foi a paralisação da indústria do turismo, proibição de viagens, cancelamentos de voos e fechamento de fronteiras e, com isso, a privação da possibilidade de passear em locais incríveis. Mas quem disse que ficar em casa precisa ser sinônimo de tédio? Que tal adquirir um pouquinho de cultura enquanto faz um passeio por alguns lugares em Portugal

 

É isso mesmo que você leu acima, apenas com o seu computador/celular e com a ajuda da internet isso é possível! Você pode aproveitar o tempo que está em casa para passear com as visitas online por corredores, monumentos, parques, zoológicos e outros locais maravilhosos. 

 

Mas, se você ainda não sabe quais locais e por onde começar é só vir com a gente, pois abaixo preparamos uma lista superbacana com 21 lugares em Portugal para você explorar. Está pronto? Então confere:

 

 

Que tal começar por algumas das sete maravilhas de Portugal?

 

1- Mosteiro da Batalha

O local, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi construído pelo rei D. João I, de 1386 até 1563, como um agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos na Batalha de Aljubarrota. Além disso, ele é um exemplo da arquitetura gótica portuguesa, bem como da arquitetura manuelina. Com a plataforma você explora o terraço, a igreja, o claustro e os arcobotantes.

 

2- Castelo de Guimarães

Bem no centro histórico da cidade, que desde 2001 é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, está essa edificação do século XI que tinha como objetivo proteger o local e o mosteiro das invasões inimigas.

 

3- Torre de Belém

A beira do rio Tejo está essa torre robusta construída entre 1514 e 1520, que tinha como função servir de vigília para a proteção da cidade. A visitação online te permite ver sete seções: o terraço, o baluarte, as salas dos reis e dos governadores, a sala das audiências, a capela e o terraço superior com sua vista maravilhosa.

 

4- Mosteiro dos Jerônimos

Essa obra fundamental da arquitetura manuelina, derivada do gótico, começou a ser construída em 1501 e foi finalizada quase um século depois. Logo ao lado está a Igreja de Santa Maria de Belém onde estão enterrados grandes nomes da história de Portugal, tais como Fernando Pessoa, Vasco da Gama, Alexandre Herculano e Luís de Camões.

 

Leia também:
Portugal Melhor Destino da Europa

 

E nesses lugares em Portugal as cidades mais legais não poderiam ficar de fora:

 

5- Vila de Monsaraz

Essa vila medieval está localizada no Alentejo e durante o passeio você pode conhecer o comércio local, alojamentos, restaurantes e exposições. Uma das coisas mais legais é a experiência sensorial, pois os vídeos gravados em alta definição contam com o som real da cidade.

 

6- Óbidos

Localizado no oeste do país, a cidade ainda guarda as tradições medievais. Nessa cidade murada você vai se impressionar com a arquitetura arcaica, ruas de pedras e um castelo bem preservado.

7- Beja

A visitação é um projeto da própria Câmara Municipal que te dá a possibilidade de ver 24 monumentos e pontos interessantes da cidade, além de mostrar informações e curiosidades dos locais visitados.

 

 

Os museus mais visitados do país:


8- Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Todas as salas do museu contam com breves explicações sobre seus destaques. O tour começa pelo imperdível Laboratorio Chimico, o último laboratório típico do século 19 na Europa. Já imaginou ver uma carta manuscrita de Charles Darwin? Pois é, aqui é possível!!! Outra exibição interessantíssima é a da fauna portuguesa. Já no palacete do Príncipe Real você tem a possibilidade de contar com a ajuda de uma visita guiada.

 

9- Museu Coleção Berardo

Esse é o local perfeito para os amantes da arte moderna e em seu acervo permanente reúne mais de 900 obras, do século XX até a atualidade, organizados em uma linha cronológica. Sabe do mais incrível? É que na exposição estão nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Piet Mondrian, Joan Miró, Andy Warhol, entre outros.

 

10- Museu Nacional dos Coches

Por iniciativa da rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança o local foi inaugurado em 1905 e mostra a evolução do meio de transporte que vão desde charretes e carruagens reais do século XVI ao XIX que contam a história não apenas da corte portuguesa, mas também de outros países europeus, bem como outros artigos como selas, arreios, fardamentos de armaria, acessórios de cortejo e carrinhos de bebê. Ou seja, essa é a maior coleção do mundo deste tipo.

 

11- Museu Calouste Gulbenkian

É possível explorar virtualmente duas galerias:
– Coleção do Fundador: reúne as obras adquiridas pelo mecenas Calouste Gulbenkian que vão de objetos do Egito Antigo e do Oriente Islâmico, até exemplares de Monet, Rembrandt e Rodin.
– Coleção Moderna: obras de artistas como Amadeo de Souza-Cardoso, Paula Rego, entre outros

 

12- Museu do Fado

O Fado é um Patrimônio da Humanidade, então não é à toa que em 1998 ele ganhou um local dedicado a ele.

 

13- Museu Nacional do Azulejo

No projeto ‘Portugal: Arte e Patrimônio’ do Google Arts & Culture é possível descobrir mais sobre a arte identitária do azulejo. Demais, não é mesmo?

 

14- News Museum

A promessa é a de que ele seja a maior experiência de Media e Comunicação da Europa, pois além de explicar a cobertura mediática de episódios da história recente, também permite aos visitantes interagirem com o rádio e a televisão.

 

15- Museu Nacional de Arte Antiga

Na visitação online há 112 itens disponíveis com uma breve explicação sobre como foi produzido ou utilizado. Além disso, há duas exposições virtuais criadas só para a plataforma.  



 

Outros locais imperdíveis:

16- Palácio de Monserrate

O Parque construído por um milionário inglês, Francis Cook, que era apaixonado pela Serra de Sintra, o tour permite que você explore o interior com seus quartos, salas, biblioteca, sala de música, sala de bilhar e outros.

 

17- Igreja e Torre dos Clérigos

O local, que é conhecido pela sua arquitetura, pode ter seu interior explorado, além de poder contemplar o topo da Torre.

 

18- Palácio Nacional de Sintra

Também conhecido como Palácio da Vila, esse é um dos mais antigos da região e marca um período importante da história de Portugal: a ocupação dos mouros. Sua construção, que começou no século XV aproveitada de uma antiga edificação muçulmana, tem um mix de arquitetura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. 

 

19- Theatro Circo

O teatro fez 105 anos em 2020 e, como homenagem, a direção criou uma vista 360º da sala.

 

20- Panteão Nacional

Fundado na segunda metade do séc. XVI, ele é uma homenagem a importantes nomes da história e cultura portuguesa.

 

21- Palácio Nacional de Queluz

Construído em 1747 por D. Pedro III, casado com a rainha D. Maria I, para servir como casa de veraneio da família real, ele é um exemplo da arquitetura neoclássica da segunda metade do século XVIII.

 

 

 

DICAS BÔNUS!!!

O Google também pode ser um aliado nesse seu passeio pelos lugares em Portugal

*Google Arts & Culture
Você já ouviu falar sobre ele? É simples, ele promove visitas utilizando a tecnologia do Street View. Ou seja, esse é um projeto que mapeia o interior de diversos museus e espaços destinados à arte e cultura no mundo, com riqueza de detalhes de diversas peças em exposição. É quase como se fosse um Google Street View, porém é voltado à arte. Só para que você possa ter uma ideia, a plataforma Arts & Culture, do Google, reúne mais de 1400 itens sobre Lisboa.

 

* Google Earth

Ele cobre praticamente o mundo inteiro com imagens de satélite, portanto você pode passear pelas cidades do mundo olhando-as de cima. Além disso, há os modelos em 3D de monumentos, prédios e belezas naturais, que trazem muito mais emoção e realidade para esse passeio.

 

Aprimore sua experiência nos tours virtuais

– Use a tela cheia;
– Libere o plug Flash Player;
– Procure pelo ícone “language” no canto superior ou inferior da página (assim você poderá ver a página em português)

E aí, você aproveitou essa nossa viagem virtual pelos lugares em Portugal aí no conforto do seu lar? Quer saber o que é ainda melhor? É que esse é um passeio gratuito e sem filas!!! Ah, e se tiver alguma dica de um local incrível que deixamos de fora, não esquece de compartilhar com a gente aqui nos comentários, vamos adorar conhecer!

 

Com informações de: cidadaniaja.com.br; guiadasemana.com.br; natgeo.pt; cultuga.com.br; viagemeturismo.abril.com.br

Leia nosso blog