EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que são e como funcionam os empregos de verão em Portugal

Os empregos de verão em Portugal ou os Summer Job, como são conhecidos na Europa, são uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar um futuro profissional lá fora ou ainda conquistar aquela graninha extra.

Se nós falarmos para você pensar em uma estação do ano na Europa, provavelmente você vai dizer inverno, acertamos? É certo que o inverno no velho continente tem seus encantos com toda aquela neve caindo nos países que enfrentam as temperaturas mais baixas e rigorosas. Entretanto, há uma época que vem conquistando muitas pessoas que desejam o primeiro emprego no exterior. É a alta temporada de calor, com seus empregos de verão em Portugal devido às muitas oportunidades.

É que quando o calor chega, vem também a alta temporada no hemisfério norte, que na Europa ocorre no meio do ano, entre os meses de junho e início de setembro, assim sendo tudo o que as pessoas querem é aproveitar. Nesse período de quatro meses, os dias ficam mais longos, então dá pra incluir muitos compromissos na agenda. Ou seja, todo mundo começa a fazer atividades que não consegue quando está muito frio. E em terras portuguesas não é diferente e é aí que surgem as oportunidades para os empregos de verão em Portugal.

Acontece que na Europa o verão é praticamente um sinônimo de viver a vida. Então, quando o termômetro sobe, a agitação começa de verdade e os portugueses planejam suas viagens, os encontros com os amigos, as festas, parques. Eles aproveitam cada segundo da temporada, são intensos, ficam empolgados com as oportunidades. Além disso, há muitos turistas que sabem desses detalhes e, por isso, acreditam que essa seja a melhor época para conhecer a Europa.

Então não se espante quando perceber que eles adaptam suas vidas exclusivamente para esse período do ano, uma vez que ter qualidade de vida enquanto aproveitam o sol e o calor é muito mais importante que ter lucros com as empresas e, por isso, mudam os horários de funcionamento de lojas, bancos, órgãos públicos, multinacionais e empresas privadas. Assim sendo, há mais vida nas ruas e mais atrações ao ar livre abertas, o que faz com que existam experiências incríveis na Europa que são impossíveis de serem vividas fora do verão, entre elas estão os empregos de verão em Portugal, é claro!

Dessa forma, os empregos de verão em Portugal são possíveis justamente porque, em contrapartida, os museus, atrações turísticas, bares e restaurantes têm seus horários de funcionamento estendidos, o que faz a época ser perfeita para quem pretende trabalhar.

Leia também:
Qual a previsão do mercado de trabalho na Europa pós-pandemia?

Empregos de verão em Portugal

Enquanto muitos turistas esperam para aproveitar as férias de verão de um determinado país, há quem deseje aproveitar esse tempo ocioso para ganhar experiência profissional.

Pense na oportunidade: muitos moradores locais somados a milhares de turistas do mundo inteiro viajam para estes destinos, o que aumenta a demanda por mão de obra.

Então é disso que se trata os empregos de verão europeus: aproveitar esse período para realizar trabalhos de meio-período tanto em empresas, quanto em universidades, e se iniciar na vida profissional.

Mas o que você ganha com ele? É simples! Uma experiência semelhante a de um intercâmbio, o aperfeiçoamento do currículo, conexões profissionais, uma graninha extra, o treino de um novo idioma, além é claro da oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas.

Quais as oportunidades para empregos de verão em Portugal?

Umas das melhores épocas para conquistar um trabalho em Portugal, com certeza, é o verão! As oportunidades aumentam consideravelmente em setores como o turismo. Então o ideal é enviar o currículo antes desse período, em meses como fevereiro, março e abril.

Entre as possibilidades mais ofertadas destacam-se aquelas que não exigem formação superior completa. São elas: atendentes, vendedores, seguranças, garçonetes, salva-vidas, instrutor de surf, DJs, monitores, recepcionistas, babás, diaristas e auxiliares de cozinha. 

Mas onde encontrar esses empregos de verão em Portugal? As oportunidades estão nos festivais de música, parques temáticos, nos acampamentos de férias, nas praias, hotéis, restaurantes, bares e fazendas.

No verão, os estabelecimentos têm o costume de anunciar as vagas através de plaquinhas fixadas na frente do local. Essa é a oportunidade perfeita para você conversar com o proprietário ou gerente.

Há ainda a possibilidade de conquistar empregos de verão em Portugal em sites específicos de emprego tais como o A+ Summer Jobs e o SummerJobs. 

Vale lembrar que mesmo esses cargos contam com remuneração mensal de um salário mínimo, entretanto, se o empregador não oferecer um contrato de trabalho formal, converse antecipadamente sobre remuneração e horário de trabalho para não ter conflitos mais tarde. 

Empregos de verão em Portugal, alguns ótimos locais para considerar

Porto, Lisboa, Madeira, Alentejo, Cascais, Faro, Portimão, Albufeira, Lagos, Aveiro, Braga e Coimbra oferecem boas oportunidades.

Mas e o visto para empregos de verão na Europa?

A maioria dos países europeus não permite que o turista trabalhe no país, por isso, se você deseja partir para terras portuguesas em busca de empregos de verão em Portugal é necessário conseguir um visto convencional ou um visto específico para empregos temporários, tais como férias-trabalho, certo?

E aí, gostou de saber mais sobre os empregos de verão em Portugal? Para quem pensa em um dia viver lá, quem sabe é uma ótima maneira de ingressar no mercado de trabalho e de quebra curtir o melhor do verão europeu!  

Com informações de: vagaspelomundo.com.br; universidadedointercambio.com; edublin.com.br; europa.eu; viacarreira.com.

Leia nosso blog