EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que é uma consultoria de cidadania italiana?

Você tem o sonho de conquistar a carta d’identità italiana? Então saiba que uma boa opção pode ser contar com os serviços de uma consultoria de cidadania italiana. Quer saber mais? Vem ler! 

São milhares as pessoas que desejam obter dupla nacionalidade italiana, mas que ao fazer o processo de cidadania encontram tanta burocracia, problemas e imprevistos que ficam perdidas. Nesse sentido, hoje nós te contamos um pouquinho mais sobre as vantagens de contratar uma consultoria de cidadania italiana, assim como a AQUILA.

Primeiramente lembre-se que ninguém é obrigado a contratar uma consultoria de cidadania italiana para obter a dupla nacionalidade.

Entretanto, (sempre tem um mas, porém, entretanto, né?), se você deve partir para Itália para dar início ao reconhecimento por via administrativa, mas não dispõe de muito tempo livre para se dedicar ao processo, essa pode ser uma das melhores alternativas, por exemplo.

Isso porque será a consultoria de cidadania italiana a responsável por auxiliar na obtenção da cidadania italiana, uma vez que vai disponibilizar de uma equipe para se dedicar ao processo, indo até os órgãos responsáveis e fazendo a pesquisa de documentos, a montagem da pasta de documentos, entre tantos outros serviços. 

Como escolher a consultoria de cidadania italiana?

É preciso ficar atento para evitar golpes e lembrar que você está contratando uma consultoria de cidadania italiana, pois esse é mais que um projeto de vida, é a realização de um sonho. Há ainda as questões financeiras, pois ninguém gosta de ter prejuízos, né?! 

Dessa maneira busque referências com pessoas que já passaram pela mesma situação e tente não escolher um escritório com sede somente em um dos países, pois, uma vez que você estiver na Itália, como reclamar caso algo dê errado se o escritório for no Brasil? O mesmo vale para a situação inversa. 

Ao contratar uma consultoria de cidadania italiana, você também pode marcar reuniões para esclarecer todas as dúvidas que possam existir e, enquanto conversa com o profissional, fique atento se ele é uma pessoa que lhe passa confiança e segurança. 

Para evitar fraudes, desconfie daqueles que dão fórmulas mágicas ou que garantem o tempo do processo, uma vez que por ser realizado por funcionários e órgãos públicos, não há como prever a duração. Porém, verifique se ao invés disso, o colaborador da empresa dê exemplos ao contar como foi o tempo de espera de acordo com os últimos processos realizados.

Leia também:
Mas, afinal, quem tem direito à cidadania italiana? Confira!
Tipos de processos para reconhecimento da cidadania italiana

Quais as responsabilidades de uma consultoria de cidadania italiana?

Acontece que os processos judiciais para obter a dupla nacionalidade podem ser muito burocráticos e, justamente por isso, muita gente que passou anos e anos lutando e se batendo atrás de informações e documentos recomendam a contratação de profissionais capacitados, pois dessa forma você evita estresses e surpresas desagradáveis. 

As empresas sérias e idôneas de consultoria italiana normalmente contam com profissionais que utilizam seu know how para que você tenha a orientação de uma equipe qualificada, que fornecerá apoio jurídico e fará o acompanhamento do processo. 

Uma assessoria pode ajudar com o preenchimento do requerimento, na pesquisa de documentos, no acompanhamento do processo e outros. Até porque, se formos levar em conta apenas os comune na Itália, você terá que lidar com 8 mil deles, então é de se esperar que os processos se desenvolvam de forma diferente e com níveis de exigência diversos. 

Na sequência, os profissionais identificam quais são os órgãos onde o cliente terá que passar e vai informar sobre o que será necessário fazer em cada uma das instituições. 

Só assim você poderá obter o reconhecimento da cidadania, portanto a empresa ou profissional precisa ter profundo conhecimento das leis e regras italianas.

Quais são as etapas do processo no Brasil?

– Fazer a solicitação da cidadania italiana no Consulado do seu estado;
– Separar os documentos necessários;
– Quando for chamado ao Consulado a documentação deve seguir as regras vigentes;
– Esperar a análise do Consulado;
– Se aprovado o processo, é preciso agendar uma data para a emissão do passaporte italiano.

Fila em um consulado italiano no Brasil

Mas, e se eu for até a Itália quais serão as etapas?

A prática de reconhecimento da cidadania tem fases bem definidas:
– Fixar residência na Itália por, pelo menos, três meses (sem isso o processo não acontece);
– Entregar os documentos trazidos do Brasil no comune para iniciar o reconhecimento;
– Esperar que o comune peça ao consulado no Brasil a NR – non Rinuncia;
– Fase de averbação de seus documentos no comune e emissão de carta de identidade e passaporte.

Fazer o processo na Itália custará muito mais que no Brasil, uma vez que há os custos da viagem. Ao mesmo tempo, já imaginou tentar fazer todas as etapas sem falar italiano? Negociar o imóvel de acordo com todas as exigências que a prática do reconhecimento impõe, fazer acordos no comune… Muito melhor se houvesse uma consultoria de cidadania italiana, não é mesmo?

Além disso, existem vários tipos de processos para o reconhecimento da cidadania italiana e cada um deles exige uma etapa jurídica diferente. Mas, de forma geral, a documentação correta é um requisito “universal”, ou seja, é necessário localizar todas as certidões e isso vale tanto para o reconhecimento da cidadania italiana por via administrativa quanto por via materna ou judicial. E esteja atento, pois os documentos possuem validade legal de seis meses.

No mais, é indispensável que cada caso seja analisado para que se verifique qual é o processo jurídico mais adequado. Um trabalhão, né?! Então, a fim de ter garantida a definição correta, e para não encontrar dificuldade em acompanhar o percurso, nada melhor mesmo que o auxílio de uma consultoria de cidadania italiana.

E claro que você pode sempre contar com a AQUILA! Atuando desde 2016, nossa vivência em consultoria migratória nos tornou referência nacional e internacional no reconhecimento das cidadanias italiana, com atendimento 100% online, sem precisar de casa. Contamos com mais de 5800 clientes satisfeitos, no Brasil e no mundo!

Espia o vídeo abaixo e dá uma olhada em quanta gente está sorrindo à toa rumo a conquista da cidadania italiana graças à AQUILA!

Então já sabe, se você precisa de ajuda para organizar o seu processo de cidadania italiana, entre em contato com o nosso  0800 878 9600 e conheça as diversas formas de transformar a sua vida com oportunidades incríveis!

E conta para gente, você já se sente mais confiante em contratar uma consultoria de cidadania italiana? Se estiver com alguma dúvida ou precisar de mais informações é só deixar seu comentário aqui embaixo. 😉

Com informações de: minhasaga.org; tirarcidadaniaitaliana.org; infomoney.com.br

Leia nosso blog