EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Dicas de como aprender brincando o idioma italiano

Que tal descobrir como aprender brincando o idioma italiano? No post de hoje, nós trazemos várias maneiras legais para te ajudar com uma das línguas mais estudadas do mundo. Vem ler!

Hoje em dia é fundamental ter conhecimento em outros idiomas e, se você é um apaixonado pelas belezas do mundo tais como literatura, história, moda e gastronomia então, sem dúvidas, o italiano é para você e nada melhor do que saber como aprender brincando o idioma italiano, né?!

Segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, atualmente, o italiano ocupa a quarta posição entre as línguas mais estudadas do mundo, são dois milhões de estudantes no exterior. Enquanto isso, aqui no Brasil, no ano acadêmico 2016/2017, foram 78.628 pessoas que estudaram o idioma.

Então, se você quer saber como aprender brincando o idioma italiano saiba que há várias formas fáceis, rápidas e divertidas com as quais você poderá pensar, falar e escrever de maneira fluida.

Agora que tal descobrir quais são os métodos que podem te auxiliar nessa jornada como aprender brincando o idioma italiano? Confira!

O idioma italiano 

Você sabia que diferentemente do latim clássico, o italiano deriva do latim volgare, aquele falado por soldados, mercadores e colonos de terras conquistadas pelo Império Romano?

Já o italiano standard, aquele idioma que é utilizado em toda a Itália, vem do dialeto toscano fiorentino que nasceu da literatura, da obra de Dante Alighieri (Florença, 1265 – Ravena, 1321), considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana.

Dante Alighieri

Mas como aprender brincando o idioma italiano?

Abaixo, nós elencamos algumas dicas de como você pode aprender brincando essa língua tão amada!

– APLICATIVOS 

Os aplicativos, com certeza, são uma excelente ferramenta de apoio e uma das maneiras mais fáceis de aprender um novo idioma, afinal, você só precisa estar com o seu celular nas mãos.

* Duolingo

No app popular é possível aprender até duas línguas simultaneamente, de maneira divertida. Os exercícios envolvem escrita, escuta, fala e leitura.

* ItaliAmo

Em 2018, o Ministério de Relações Exteriores da Itália lançou esse aplicativo em parceria com o Instituto Europeu de Design (IED). O curso possui 10 etapas do nível básico, sendo que cada uma delas é estruturada em quatro seções: diálogo, expressão, exercícios e cultura.

* Mondly

Esse aplicativo faz com que você tenha que aprender os verbos para completar as frases e traduções e antes de iniciar uma nova atividade é preciso fazer o exercício de recordar os anteriores.

* Easy Ten

O aplicativo tem como objetivo o aprendizado de vocabulário fazendo com que o usuário memorize dez palavras por dia e dá até para fazer uma competição entre os usuários para ver quem acerta e memoriza mais palavras.

Aplicativo Mondly

– CANAIS DO YOUTUBE

O YouTube tem canais interessantes para quem quer aprender italiano do zero ou já está no nível intermediário ou avançado. Além disso, as metodologias autodidatas são ideais para quem não tem tempo, dinheiro ou não quer sair de casa. 

* La Bella Vita

Com muito humor, a brasileira Priscila, que mora na Itália há cinco anos, ensina iniciantes.

* Vou aprender Italiano 

O canal do professor Pierluigi é muito inteligente, atual e didático, pois traz vários materiais para download como áudios, podcast e textos.

* Itália com Ana Paula

A Ana Paula vive na Itália e trabalha como tradutora. No canal,i ela ensina tanto o italiano para brasileiro, como o brasileiro para os italianos. Ela fala muito sobre cultura, dia a dia e curiosidades.

– SÉRIES

Se você quer saber como aprender brincando o idioma italiano, o que acha de aproveitar aqueles tempinhos livres para se divertir com algo que já faz parte da sua rotina? Pode até parecer um sonho, mas nós te garantimos que não é. Sabe como? Com essas séries superlegais. O mais interessante é que as produções audiovisuais italianas estão arrasando nas plataformas streaming como a Netflix!

* Três Metros Acima do Céu

Essa é uma daquelas comédias românticas bem gostosinhas de assistir. A série, que conta a história de dois jovens, Summer e Ale, de realidades diferentes e que acabam se apaixonando durante um verão italiano, é ambientada na região litorânea do mar Adriático.

* Suburra: Sangue em Roma

A primeira série original da Netflix na Itália, de ação e drama policial, e narra a decadência e corrupção que envolve Estado, Igreja e o crime organizado no país. 

Série Suburra

* Baby 

Esse sucesso mundial da Netflix é inspirado pelo escândalo italiano “Baby Squillo”, uma rede de prostituição de menores no distrito italiano de Parioli em 2014. Na série, duas adolescentes, Chiara e Ludovica, têm uma vida dupla. Apesar de frequentarem uma escola particular de elite e terem uma vida aparentemente perfeita, elas são cercadas de pressão e insegurança, o que acaba as levando à prostituição.

– FILMES

O número de produções italianas tem crescido nos catálogos streaming, então essa é uma boa oportunidade de aprender brincando o idioma italiano, da melhor forma que existe.

* Chiara Ferragni – Unposted

Disponível Na Amazon Prime, o documentário conta a história da primeira influencer digital do segmento fashion. 

* Na Própria Pele: O Caso Stefano Cucchi

O filme original da Netflix é baseado em uma das histórias mais polêmicas da justiça italiana. Ele conta a história de Stefano, um homem que é preso por porte de drogas e acaba morrendo em apenas uma semana antes mesmo de completar sua pena.

– SITES DE GASTRONOMIA

Você gosta de pilotar o fogão e arrasar na cozinha? Então saiba que você pode aprender brincando o idioma italiano enquanto descobre novas receitas do país que é mais reconhecido por proporcionar prazeres gastronômicos.

* Pasta Grannies

Esse é um canal do YouTube feito por nonas. O objetivo é compartilhar a sabedoria culinária com receitas de massas caseiras italianas tradicionais. Fofo, não é mesmo?

Vicky Bennison, criadora do canal

E aí, o que achou das nossas dicas para aprender brincando o idioma italiano? Conta para a gente nos comentários qual o método achou mais interessante ou se tem outra dica também!

Com informações de: oriundi.net; lerschtraducoes.com; aquilacompany.com.br; educacao.estadao.com.br; spinoff.com.br; guiadasemana.com.br; superprof.com.br; unasp.br; canaldoensino.com.br; nexojornal.com.br

Leia nosso blog