EnglishItalianPortugueseSpanish

share

10 curiosidades de Portugal: fique por dentro e surpreenda-se!

As terras lusitanas possuem uma cultura tão riquíssima e tantos anos de história que é impressionante a quantidade de curiosidades de Portugal que você pode descobrir. A seguir listamos 10 delas para você. Vem conferir!

É hoje que você vai descobrir muitas curiosidades de Portugal que nem sequer imaginava. Também pudera, um país europeu tão diverso e com tantas singularidades só poderia ter como resultado fatos muito interessantes.

E você, acha que sabe tudo sobre as curiosidades de Portugal? Então confira abaixo os tópicos mais instigantes que separamos para você.

10 curiosidades de Portugal para se surpreender

Confira abaixo algumas das principais curiosidades sobre este país encantador: Portugal.

1-Dados

– Portugal nasceu em 1143, mas só estabeleceu as suas fronteiras em 1297 no tratado de Alcanizes;
– O país tem mais de 92 mil km², seria o equivalente ao tamanho do estado de Pernambuco no Brasil;
– São 832 quilômetros de costa voltada para o Oceano Atlântico;
– Ele é o 109º maior país do mundo;
– Portugal é o 86º país mais populoso. Segundo dados do Eurostat, 2019, são 10,28 milhões de habitantes;

– O país é composto por 18 distritos:
* Viana do Castelo
* Braga
* Vila Real
* Bragança
* Porto
* Aveiro
* Viseu
* Guarda
* Coimbra
* Castelo Branco
* Leira
* Lisboa
* Santarém
* Portalegre
* Évora
* Setúbal
* Beja
* Faro;

– Portugal possui 2 regiões autônomas:
* Açores
* Madeira.

2- A livraria mais antiga do mundo


Essa é uma visita obrigatória para quem vai à Rua Garret, em Lisboa, pois lá está, com certeza, um pedaço importante da história e da literatura portuguesa.

A Bertrand do Chiado foi reconhecida pelo Guinness World Records em 2011 como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Além disso, ela faz jus ao mote “a antiguidade é um posto”, pois efetivamente já vende livros desde 1732, quando foi fundada por Pedro.

O espaço abriga um café e sete salas onde é possível fazer uma expedição pelos autores que emprestam os nomes: Aquilino Ribeiro, José Saramago, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Alexandre Herculano e Sophia de Mello Breyner. 

Em janeiro de 2019, a Livraria Bertrand do Chiado foi reconhecida pela Câmara Municipal de Lisboa como “Loja com História”. O programa tem como prioridade trabalhar com o comércio tradicional e histórico de Lisboa no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar estes estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural e, por outro lado, dinamizar e reativar a atividade comercial, essencial para a sua existência.

Ah, e quando comprar um livro lá não esqueça de pedir para carimbarem ele na hora do pagamento. Essa será, sem dúvidas, uma recordação incrível!



3-Fado

O fado português é o principal estilo musical lusitano e é patrimônio da humanidade classificado pela Unesco desde 2011.

Ela conta com uma guitarra portuguesa e a voz dramática de quem o interpreta. 

Ao visitar o país é possível assistir a diversos shows, uma vez que há diversos restaurantes em Lisboa que realizam a apresentação durante o jantar. Além disso, há também o Museu do Fado, no bairro de Alfama. 

A fadista Amália Rodrigues (1920 – 1999) foi o maior nome do gênero português e a grande responsável por levar o fado ao mundo. Atualmente, em Madragoa, também na capital, existe a Casa-Museu Amália Rodrigues, uma fundação dedicada à música típica.

4- Destino de surfistas

A Praia do Norte, uma praia de Nazaré, na região Oeste, em Portugal, ficou internacionalmente conhecida devido à formação das suas ondas gigantes. Só para que você possa ter uma ideia, a maior onda do mundo já surfada tinha 24,38 metros de altura.

Acontece que as ondas gigantes de Nazaré só existem graças ao penhasco submarino (canhão de Nazaré) que existe ali. Essa é uma das maiores fendas da Europa tendo 227 quilômetros de comprimento e cinco mil metros de profundidade.


5- Brasileiros são a segunda maior nacionalidade vivendo em Portugal

É grande o número de brasileiros que parte rumo a terras lusitanas. Só para que você possa ter uma ideia, o número de brasileiros com autorização de residente bateu um recorde em 2019, aumentando 43%. Agora já são 150.864 brasileiros vivendo em Portugal, segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

6- Império

– Quando foi criado o Império Português, em 1415, Portugal foi o primeiro país do mundo a ter colônias em quase todos os continentes conhecidos: Europa, África e Ásia. Mais tarde, a América juntou-se aos demais. 

– Ao longo da história imperial, que se estendeu até 1999, quando o governo português devolveu Macau à China, Portugal teve mais de 70 colônias e territórios espalhados pelo mundo.

– Foi a única nação europeia a ter uma capital fora do continente europeu. O Rio de Janeiro tornou-se capital de todo o império português em 1808, com a atropelada fuga da monarquia de Lisboa para o trópico. O império incluía Angola e Moçambique, na África; Goa, na Índia; Timor, Sudeste Asiático; e Macau, China.

– O rei D. Pedro I casou com Inês de Castro, em segredo. Ela faleceu em 1355 e D. Pedro I resolveu fazer uma homenagem, ordenando que o corpo da amada fosse desenterrado e sentado no trono, tornando-a rainha de Portugal, em 1361, seis anos após a sua morte! O túmulo é uma verdadeira obra-prima da escultura gótica e está localizado no Mosteiro de Alcobaça.  D. Pedro e D. Inês estão sepultados, um em frente ao outro, no Mosteiro de Alcobaça. Essa relação se tornou o mais famoso e trágico caso de amor da história portuguesa, várias vezes recontada por escritores e poetas como Camões e Fernão Lopes.  

– O último rei de Portugal foi Manuel II. Ele governou de 1908 a 1910 com a Implantação da República Portuguesa.



7- Uma das Universidades mais antigas do mundo

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290, durante o reinado de D. Dinis, ou seja, tem mais de 730 anos. Esse dado faz dela a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais velhas da Europa. 

Com mais de 25 mil alunos, hoje ela conta com mais de 5 mil alunos internacionais. Além disso, ela é superfamosa pelo curso de Direito. 

Outras atrações do local são a biblioteca e a própria estrutura, pois é um lugar medieval encantador. Foi aqui que passaram grandes nomes como Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós e Antero de Quental. 

Além disso, a Universidade de Coimbra é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.


8- Há outra língua além do português 

Você sabia que em Portugal, há duas línguas oficiais? Em 1999, ela ganhou o estatuto de segunda língua oficial de Portugal.

Acontece que, mais especificamente em Miranda do Douro, eles também falam o mirandês? Essa é uma língua típica da região norte do país que tem semelhanças com a língua portuguesa, mas também tem traços bem particulares. 

No passado, havia mais de 15 mil falantes, hoje há uma menor quantidade. Porém, por parte do governo português, há um incentivo à continuidade da língua que é um patrimônio do país.

9- O país é famosíssimo pelos bons vinhos

Portugal é o 10º maior produtor de vinho do mundo. 

Os vinhos lusitanos já ganharam inúmeras premiações internacionais e sempre ocupam excelentes lugares entre os melhores. Na lista TOP 100 do Wine Spectator, uma revista internacional especializada em vinhos, há quatro vinhos portugueses somente no ano de 2017.

A cidade de Porto também merece destaque, pois ela é o local das vinícolas, dando inclusive o nome a um vinho conhecido nos quatro cantos do mundo: o Vinho do Porto. O produto que surgiu no século 17 é um dos mais famosos e exportados pelo país. O vale do vinho do Douro, famoso centro de produção do vinho do Porto, está classificado como Patrimônio Mundial da Unesco. As caves do vinho do Porto ficam do outro lado do rio Douro, na Vila Nova de Gaia. Basta ir aos cais da Ribeira e atravessar a ponte Luís I para encontrar várias caves.

Portugal também é a terra do Vinho Madeira. Quando os portugueses descobriram a Ilha da Madeira (na costa africana), em 1419, fizeram dela uma grande vinha. O Vinho Madeira é único no mundo todo e pertence à região desde 1450. Extremamente longevo e de altíssima qualidade, essa é uma das bebidas mais famosas do mundo pelo fato de ser licoroso, por ter o sabor acentuado com suas notas marcantes de carvalho e também por ser uma bebida fortificada, com teor alcoólico maior, que funciona muito bem como aperitivo ou digestivo. Devido à intensa incidência solar, alta temperatura e ao processo de oxidação lenta, em cascos de madeira antigos, o Vinho Madeira reúne sabores de especiarias, aromas etéreos, frutas cristalizadas e néctar.



10- O país sofreu com alguns desastres naturais

Portugal já registrou um dos terremotos mais devastadores da Europa. No ano de 1755, a cidade de Lisboa, capital do país,  foi dizimada por um evento sismológico que pôs toda a cidade ao chão. Esse foi um dos mais fortes terremotos da história mundial chegando a 9.0 na escala Richter e derrubou aproximadamente 85% dos prédios da cidade de Lisboa.

Além do terremoto, muitos portugueses morreram vítimas de um tsunami que derivou desse abalo sísmico. Estima-se que foram quase 100 mil mortos em decorrência dos dois desastres.

E não para por aí. Em 2018, houve outro evento sísmico na região de Évora, que chegou a 4.9 da escala Richter.

Agora o Instituto Português do Mar e da Atmosfera é o responsável por acompanhar os eventos sismológicos, uma vez que o país tem frequente atividade geológica que ocasiona tremores.

Nossa, muitas curiosidades! O que achou? Conta aqui pra gente, quanto você conhecia sobre o país? Você já sabia todas essas curiosidades de Portugal? Qual delas mais chamou a sua atenção? Conta para gente nos comentários, queremos saber!

Com informações de: youtube.com; queroviajarmais.com; vagaspelomundo.com.br; incrivel.club; bertrand.pt; publico.pt; taglivros.com; vestibular.uol.com.br; ebiografia.com.

Leia nosso blog