EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais as melhores cidades para quem quer estudar em Portugal

Seu sonho é fazer um intercâmbio? Então já deve saber que os portugueses têm as melhores universidades do mundo. Por isso é importante falar sobre as cidades para quem quer estudar em Portugal. Conheça um pouco sobre elas!

Esse é o período em que começam as buscas pelas melhores cidades para quem quer estudar em Portugal, uma vez que por lá as inscrições são recebidas de março a julho, já que o ano letivo começa em setembro. Ou seja, quanto antes você realizar o pedido de aceitação, será melhor para preparar a documentação e fazer o visto de estudante. 

Além disso, as pesquisas sobre as cidades para quem quer estudar em Portugal crescem, pois, 51 instituições do país aceitam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção de alunos brasileiros. Ótima notícia, né?!

Por falar em boas informações, em Portugal até mesmo as universidades públicas são excelentes. Elas contam com boa estrutura de investigação para linhas de pesquisa, centro de pesquisas, hospitais, serviços para a comunidade e possuem até parcerias com empresas multinacionais.

Uma vez que Portugal possui 123 universidades (muitas delas na lista das melhores do mundo), 161 institutos politécnicos e uma quantidade incrível de mestrados, já deu para imaginar que há um número realmente grande de estudantes nacionais e internacionais que optam pelo país como destino. 

Entre as boas notícias está a de que, de forma geral, em Portugal há residências universitárias na maioria das faculdades e, inclusive nos institutos politécnicos. Nelas, você pode ficar alojado durante o período das aulas. Em algumas delas há até opção para alunos com família. Para saber sobre as regras e obter mais informações, basta entrar nos portais das universidades onde as notícias, geralmente, são divulgadas. 

Outra informação que você pode gostar é a de que a maioria das instituições conta com restaurantes universitários (RUs), dessa forma você pode ter uma refeição completa por volta de 2,5 euros e isso inclui a sobremesa e o cafezinho.

Ou seja, na hora que for escolher em qual universidade ou instituto politécnico deseja estudar, pesquise primeiramente se ela tem o curso do qual você gosta, e quais são os custos das cidades para quem quer estudar em Portugal.

Top 4 cidades para quem quer estudar em Portugal

Cidade de Lisboa

LISBOA

A capital de Portugal é a principal cidade do país. O local é referência em educação, abrigando não só a maioria das instituições do país – só para que você possa ter uma ideia são 50 universidades na região metropolitana -, como as melhores universidades de Portugal.

Localizada no litoral sul, ela não poderia estar fora da nossa lista das cidades para quem quer estudar em Portugal, pois é muito procurada por estudantes também por sua infraestrutura, facilidade em locomoção, hospitais de altíssima qualidade, espaços verdes e oportunidades de emprego.

Como estamos falando de jovens é importante citar que o local tem uma rica vida cultural, sendo perfeito para se divertir.

* Algumas instituições para pesquisar:

– Universidade de Lisboa: ela se encontra na 355ª posição no ranking mundial, em 43 nas 50 melhores com menos de 50 anos, e é a maior universidade do país em quantidade de alunos: são mais de 47 mil estudantes. Ela resulta na fusão da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa, com o Estádio Universitário de Lisboa. Ao todo são 11 faculdades e 7 institutos.

Universidade de Lisboa

– Universidade Nova de Lisboa;
– Universidade Católica Portuguesa;
– Universidade Lusíada;
– Universidade Técnica de Lisboa;
– Universidade Autônoma de Lisboa;
– Instituto Politécnico de Lisboa;
– Universidade Lusófona;
– Universidade Europeia.

Cidade do Porto

PORTO

A segunda maior cidade do país, ou seja, a maior cidade do Norte, já foi considerada por diversas vezes a mais bonita do mundo. Mas não é só isso, ela também conta com muitas instituições renomadas.

– Universidade do Porto: essa universidade pública, que foi fundada em 1911, é considerada a melhor universidade de Portugal e a mais internacional, devido ao número de estrangeiros que estudam nela. Entre seus cursos mais procurados está o de arquitetura.

Universidade do Porto

– Instituto politécnico do Porto;

– Universidade Fernando Pessoa.

Além disso, ela está entre as top cidades para quem quer estudar em Portugal, pois é dinâmica, oferece bons empregos, mas, principalmente, por passar aquela sensação de interior. Só para você ter uma ideia, lá as pessoas se conhecem, são muito próximas e amigas.

Coimbra


COIMBRA

Essa é, com certeza, uma das cidades para quem quer estudar em Portugal, pois é totalmente preparada para os universitários. Um dos nomes dados ao local é justamente “Cidade dos Estudantes”. Sabe por quê?  Por abrigar uma das universidades mais antigas do mundo.

– Universidade de Coimbra: a faculdade mais antiga de Portugal foi fundada em 1290. Com mais de 25 mil alunos, hoje ela conta com mais de cinco mil alunos internacionais. Além disso, ela é superfamosa pelo curso de Direito. Outras atrações são a biblioteca e a própria estrutura, pois é um lugar medieval encantador. Foi aqui que passaram grandes nomes como Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós e Antero de Quental.

Universidade de CoimbraAinda falando sobre essa cidade de porte médio, que faz com que tudo seja relativamente perto e com que o custo de vida seja mais baixo, é legal saber que os estudantes a escolhem por ter uma ótima qualidade de vida quando o assunto é segurança e saúde, sendo, inclusive, referência no país.

Além disso, está a fama de ser bonita e de abrigar pessoas simpáticas. Outra boa notícia é que para quem busca lazer o local é repleto de patrimônios históricos e movimentos culturais.

Cidade de Braga

BRAGA 

Localizada no norte do país e de médio porte, tem entre seus habitantes os aposentados e os universitários, justamente porque alguns dos melhores cursos de graduação estão lá.

– Universidade do Minho

Fundada em 1973, essa universidade pública está entre as oito melhores do país, sendo a 700ª do ranking mundial da QS. Atualmente, ela possui oito cursos e três Campi.

A cidade, considerada jovem e dinâmica, também chama a atenção pela organização, por respirar cultura, pelo custo de vida justo e pela tranquilidade que a faz lembrar uma cidade do interior. Falando nisso, em termos de habitação, o valor dos aluguéis é mais barato quando comparado às cidades acima. Uma boa notícia para os jovens, não é mesmo?!

Ao mesmo tempo a cidade é famosa por ser um dos principais centros religiosos portugueses, tendo igrejas barrocas famosíssimas. 

Universidade do Minho

E aí, gostou de saber mais sobre as cidades para quem quer estudar em Portugal? Conta para a gente nos comentários, qual você escolheria?

Com informações de: youtube.com; portal.mec.gov.br; viva-mundo.com;  vaidebolsa.com.br; youtube.com; universidadedointercambio.com

Leia nosso blog