EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Nova agência do consulado italiano no Espírito Santo

Para quem deseja adquirir a dupla cidadania ou então para aqueles que precisam realizar algum trâmite para a Itália, nós temos uma boa notícia: agora há um consulado italiano no Espírito Santo. Saiba mais!

A comunidade italiana agora tem mais um motivo para comemorar: trata-se da abertura de um consulado italiano no Espírito Santo. A inauguração aconteceu no dia 16 de novembro em Vitória – ES. Nos últimos meses, o espaço passou por um processo de reforma e readaptação. Para atendimento na nova sede, dois novos servidores foram contratados pelo consulado do Rio de Janeiro.

Serviços prestados pelo consulado italiano no Espírito Santo

O consulado italiano no Espírito Santo terá o objetivo de garantir uma melhor e mais eficiente oferta dos serviços consulares aos inúmeros compatriotas residentes no Estado do Espírito Santo. Além disso, servirá para atender pedidos de passaporte, solicitação de cidadania italiana, guarda e atualização do Cadastro Consular (AIRE), certificações, atestados, cópias autenticadas e documentos provisórios de viagem ETD.

Para aqueles que fizerem o pedido de emissão de passaportes no consulado italiano no Espírito Santo é preciso estar atento, pois eles ainda estão sendo impressos no Consulado-Geral do Rio de Janeiro. Assim sendo, o atendimento será confirmado por telefone ou e-mail (riodejaneiro.vitoria@esteri.it), de acordo com a ordem cronológica conforme a lista de espera. 

Com relação às transcrições de certidões de estado civil, os interessados devem continuar enviando a documentação pelos Correios, diretamente ao Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, no seguinte endereço:

Avenida Presidente Antônio Carlos, 40 – CEP 20020-010 Rio de Janeiro

Consulado italiano no Espírito Santo reforça laços

De acordo com o conselheiro do Comitds (Conselho dos Italianos no Exterior – Rio de Janeiro/Espírito Santo), Cilmar Franceschetto, o consulado italiano no Espírito Santo vai reforçar os laços do estado com a Itália, e isso em diversas questões e áreas de interesse, podendo, por exemplo, fomentar ainda mais o intercâmbio comercial, cultural, turístico, educacional e na capacitação voltada ao empreendedorismo em diversas áreas de conhecimento.

Cilmar Franceschetto afirmou que: “a abertura da nova estrutura consular da Itália em Vitória é resultado da luta de décadas da comunidade ítalo-capixaba. Sempre lutamos pelo reconhecimento da nossa história e por um atendimento digno aos cidadãos italianos que aqui residem e aos milhares de descendentes, distribuídos por todo o território do estado. ”

Ele ainda lembrou: “somos o berço da imigração italiana no país: a imigração em massa de camponeses italianos para o Brasil iniciou-se aqui, com a chegada da Expedição Tabacchi, em 1874, e temos Santa Teresa como a primeira cidade fundada por italianos. ”  

Cilmar Franceschetto, conselheiro do Comitds (Conselho dos Italianos no Exterior – Rio de Janeiro/Espírito Santo)

Consulado italiano no Espírito Santo traz agilidade nos serviços 

Segundo o coordenador do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (Maie) no Espírito Santo, Thiago Roldi, além de permitir que capixabas descendentes de italianos consigam cidadania e passaporte, a instalação da sede em Vitória também terá consequências econômicas. “Atualmente, os capixabas precisam se deslocar até o Rio de Janeiro para emitir alguns documentos. Agora, com a sede em Vitória, isso vai mudar. Os serviços que serão prestados aqui serão os mesmos que o Consulado do Rio de Janeiro oferece. Como exemplo podemos citar os serviços de emissão de documentos para fins de reconhecimento de cidadania italiana, pedido de vistos para viagens, emissão de passaporte italiano, atualização de estado civil, entre outros. Além de trazer vários benefícios econômicos e sociais”, explicou Roldi. 

Roldi destacou também que a quantidade de serviços que serão ofertados na sede consular italiana de Vitória poderá aumentar a curto e médio prazo. “Por enquanto, não poderemos oferecer todos os serviços na agência aqui do Estado. Em um primeiro momento, em Vitória será possível fazer o passaporte e outros serviços. Já o Consulado do Rio, continuará emitindo as cidadanias. Mas, em breve, e isso é uma meta nossa, vamos conseguir atender mais demandas. A princípio dois atendentes estarão disponíveis em uma carga horária maior de oito horas por dia, durante os cinco dias da semana, o que facilitará a agilidade na emissão dos documentos. Essa forma de serviço ajudará a diminuir a quantidade de passaportes que não foram feitos durante a pandemia, pois os consulados ficaram fechados e acumularam serviços. Além disso, há muitos cidadãos aguardando mais de um ano para conseguir renovar o passaporte. Isso aconteceu também, porque o horário e os dias de funcionamento eram menores, o que dificultava mais pessoas serem atendidas em menor tempo”, pontuou.

Thiago Roldi, coordenador do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (Maie) no Espírito Santo

Atendimento do consulado italiano no Espírito Santo

Para quem deseja atendimento vale lembrar que o consulado italiano no Espírito Santo está localizado na rua Clóvis Machado – 176, sala 308, Edifício Conilon, na Enseada do Suá. O funcionamento é nas segundas-feiras das 9 às 13h e de terça a sexta-feira das 14 às 16h.  

Nesse momento, em razão da pandemia do Covid-19 e como medida de segurança sanitária de prevenção prevista pelas autoridades, o público será atendido no espaço consular somente com hora marcada.

Com informações de: consriodejaneiro.esteri.it; g1.globo.com; istoe.com.br; agazeta.com.br; tribunaonline.com.br.

Leia nosso blog