EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como investir em franquias em Portugal

Se você deseja investir no continente Europeu, entre as opções estão as franquias em Portugal. Além de fazer o capital render são perfeitas para começar a faturar de forma rápida no exterior.

Entre os brasileiros, cada dia que passa há mais e mais solicitações para adquirir a cidadania portuguesa e uma das formas mais buscadas para conquistar o visto é investir nas franquias em Portugal

Assim, o governo português passou a incentivar a abertura de ainda mais franquias em Portugal. Um exemplo do que estamos falando é o fato de que as marcas lusas cada vez mais buscam brasileiros. Algumas empresas, inclusive, oferecem serviços de apoio e assessoria aos brasileiros que queiram atuar nos mais diversos ramos tais como cafés, fast food, cervejarias, academias, lavanderias, cosméticos, óticas, limpeza, entre muitos outros.

Também pudera. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), um órgão do governo de Portugal que faz o controle de fronteiras e dos imigrantes, há quase 600 mil estrangeiros que residem no país. Entre eles está a maior comunidade estrangeira em terras lusas: a brasileira. Segundo eles, em 2019, havia em torno de 150 mil brasileiros vivendo legalmente no país, ou seja, 25% do total de estrangeiros. Quem também confirmou o fato foi a Associação Portuguesa de Franchising (APF) junto a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Por que investir em franquias?

Se você deseja morar e trabalhar em Portugal legalmente, as franquias em Portugal estão no ranking das formas preferidas para os brasileiros empreenderem, pois são uma ótima opção de investimento. Primeiramente, porque o modelo de negócio relaciona-se com o visto de empreendedor e depois por apresentarem um risco menor do que quando você começa uma empresa sozinho, pois haverá a segurança de investir em uma marca já consolidada, com uma burocracia bem menor. Ou seja, o modelo de negócio está pronto, bem como o nome da marca, o marketing e publicidade e a reputação.

Além disso, o fato é que Portugal está na lista dos países mais promissores para se investir, pois mesmo sendo geograficamente pequeno sua localização é privilegiada, uma vez que garante acesso ao restante do continente europeu, 500 milhões de pessoas na Europa, e 250 potenciais consumidores que falam a língua portuguesa. Somado a isso está sua mão de obra jovem e qualificada que está desempregada (33%) e seu crescimento econômico significativo de quase 2% no Produto Interno Bruto, segundo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Entretanto, lembre-se que empreender em outro país é sempre difícil. Além disso, é preciso analisar com atenção o contrato de franquia oferecido, pois Portugal não tem legislação própria de franchising.

As franquias em Portugal garantem visto de empreendedor

Como mencionamos acima, mesmo que não tenha cidadania portuguesa, você pode sim empreender no país abrindo seu próprio negócio ou uma franquia, pois há um visto específico para tal. Trata-se do visto de empreendedor.

O visto D2 foi criado pelo governo português justamente para os pequenos empresários, uma vez que você só precisa abrir uma empresa em Portugal podendo vincular a compra da franquia à solicitação e não exigindo um investimento muito alto quanto o Golden, por exemplo. Outra grande vantagem é que esse modelo permite levar a família. 

Como fazer a solicitação do visto D2:

–  Constituir uma empresa no país, cumprindo todas as burocracias inerentes a isso (você pode vincular a compra da franquia à solicitação do seu visto.);

– Entrar no país como imigrante empreendedor realizando o pedido no consulado do país lusitano no Brasil, fornecendo o plano de negócios mediante assinatura do contrato de franchising;

– Após fazer o requerimento, as autoridades vão analisar o pedido;

– O prazo para a liberação do visto é de 60 dias.

Se não tem cidadania, mas quer morar e empreender em Portugal, há um visto específico para você.

E você que tem o desejo de morar em terras lusitanas, já começou a analisar as melhores franquias em Portugal? Conta para a gente nos comentários, queremos saber!

Com informações de:
br-visa.com.br; bestfranchising.pt; associacaofranchising.pt; revistapegn.globo.com; negocioefranquia.com; vendus.pt; conexaoeuropa.com.br; moraremportugal.com.

Leia nosso blog