EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Idioma na Itália: conheça os dialetos e curiosidades do italiano

Se você pretende um dia partir rumo à Itália precisa saber que dependendo da região encontrará algumas diferenças como, por exemplo, a língua falada. Ficou intrigado? Então vem saber mais sobre os dialetos e curiosidades do italiano.

Hoje, nós resolvemos falar sobre os dialetos e curiosidades do italiano, pois assim como o vinho e a gastronomia, que mudam a cada região, isso também acontece com a língua do país. Isto é, a Itália é antiga, mas o idioma oficial é jovem, pois foi criado a menos de dois séculos.

Mas calma, se você passou um tempão estudando a língua mais romântica do mundo não terá perdido tempo, afinal, uma coisa é certa, o italiano é o idioma oficial da Itália. Entretanto, algumas regiões, cidades e vilarejos têm também sua própria maneira de se comunicar que são conhecidos como dialetos.

O que talvez você não saiba é que essas línguas específicas são inúmeras! Prova disso são os estudos estatísticos sobre os dialetos e curiosidades do italiano, como levantou e afirmou o Instituto Nacional de Estatística (Istat) de 2015 que existam pelo menos 11 mil dialetos em todo o país, mas apenas 8.000 municípios.

Ainda de acordo com algumas pesquisas:

– 44% dos italianos falam exclusiva ou predominantemente o italiano. Essa parcela da população é conhecida como “italófonos”.

– 51% da população se comunica através dos dialetos e do italiano tradicional. São os chamados “diglossici” (bilingues, que falam tanto o italiano como os dialetos).
– 5% da população se comunicam única e exclusivamente por dialetos.

Então vai ver é por isso que a Itália é um país tão famoso pela expressividade verbal… Já imaginou alguém da Sicília tentando se comunicar com alguém de Vêneto?

Dialetos e curiosidades do italiano – Por que essa mistura acontece?

 Acontece que o dialeto tem um quê de afeto. Não é à toa que um dos seus maiores usos é entre parentes, amigos e por jovens que desejam redescobrir a cultura dos seus antepassados. Ou ainda em coisas que tocam o nosso coração, como as músicas e a poesia.

Mas, nem tudo são flores quando tratamos de dialetos e eles não são assim tão romantizados, surpreendentemente eles já foram alvo de muitos preconceitos no século XX. A princípio, ele está ligado a área geográfica, mas também foi relacionado ao nível de instrução e educação formal das pessoas, ou seja, de tal forma que locais com índices socioeconômicos menores, como as ilhas da Sardenha e Sicília, falam mais os dialetos, assim como os idosos.

dialetos e curiosidades do italiano.

Ah, e vale lembrar que não apenas o crescimento progressivo da alfabetização, mas também a contribuição da televisão nacional, como a rede pública RAI, foram as grandes responsáveis por difundir a língua.

Dialetos e curiosidades do italiano – Linha do tempo

A língua universal era o latim, mas do norte ao sul, a Itália foi marcada por conquistas e invasões bárbaras. Dessa forma, para se proteger, os reinos se cercaram de muros e criaram idiomas próprios que dificultassem a compreensão das comunicações pelos inimigos. Além disso, de acordo com as regiões e etnias com as quais tiveram contato, os dialetos foram se formando e, por isso, é possível encontrar línguas com influências francesas e alemãs, por exemplo. Entretanto, por possuir um território tão vasto, pessoas que moravam a quilômetros de distância poderiam não se entender, e aí é que surge a importância de criar um idioma oficial.

1300 – Acontece o processo de formação da língua italiana. Foi Dante Alighieri, o autor da A Divina Comédia, o responsável pela definição da língua oficial do país. Acontece que os intelectuais do país estavam cansados desses idiomas quase completamente diferentes e buscaram pelo dialeto que fosse o mais belo e sonoro. Vitória para a língua falada em Florença, capital da região da Toscana, ou seja, algo como um toscano literário. Além disso, a cidade era uma das potências comerciais da época, então o idioma já era muito utilizado em transações comerciais.

dialetos e curiosidades do italiano. dante

1800 – Alessandro Manzoni, um romancista, começa a difundir o italiano para as massas.

1861 – Início da unificação política no Reino da Itália. A língua italiana passa a ser obrigatória nas escolas.

1950 a 1960 – A população das regiões mais pobres da Itália ainda não tinha acesso ao italiano oficial, assim sendo os dialetos permanecem comuns entre as pessoas.

Dialetos e curiosidades do italiano – Quais são os idiomas?

A dialetologia é o estudo responsável pelos dialetos. Foi ela a responsável pelas formas de classificação dos dialetos italianos e, de modo geral, os dialetos foram agrupados conforme de acordo com as regiões.

Após dividi-los, passou a classificá-los em quatro grandes famílias principais: Setentrional, Central, Meridional e Sardo.

dialetos e curiosidades do italiano mapa

Em resumo, para que você possa entender melhor, atualmente há também doze idiomas reconhecidos como minorias linguísticas. São eles: albanês, catalão, alemão, grego, esloveno, croata, francês, franco-provençal, friulano, ladino-dolomita, occitano e sardo.

Assim sendo, além disso, há também as línguas não reconhecidas oficialmente. Citamos algumas: o piemontês, o napolitano, o ligure, o siciliano, o vêneto e o lombardo.

Dialetos e curiosidades do italiano – Saiba mais:

– O italiano também é considerado a língua oficial em San Marino, na Suíça e no Vaticano;

– O iPhone oferece opções nos dialetos italianos;

– A Wikipedia tem seções escritas em todos os principais dialetos italianos;

– Há vários cursos de dialeto on-line, bem como livros que ensinam a como aprender esses idiomas;

– Diversas regiões italianas organizam encontros em castelos e palácios históricos para conversar no dialeto local;

– A agência Speed Date (concorrente do Tinder) elaborou um ranking sobre o “dialeto mais sensual”. O campeão foi o toscano;

– No século 19, os imigrantes italianos que vieram ao Brasil, falavam apenas dialetos. No Sul do Brasil, o “talian”, dialeto de Vêneto, é falado por 500.000 pessoas e ensinado em muitas escolas.

– Os dialetos são superusados em produções cinematográficas, na publicidade e nas comunicações on-line.

Gostou do que aprendeu sobre os dialetos e curiosidades do italiano? Conta aqui para a gente se agora você está ainda mais ansioso pra a sua partida para a Itália.

Com informações de:
exame.com; istoe.com.br; descobrindoasicilia.com; pesquisaitaliana.com.br

Leia nosso blog