EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Cidadania italiana x Estados Unidos?

Muito se ouve falar das vantagens do passaporte vermelho, mas quais seriam elas? E de que serve a cidadania italiana para morar nos Estados Unidos?

Você já possui a dupla cidadania? É que de forma geral, as regras, seja para brasileiros ou italianos, deveriam ser as mesmas, mas sabemos que se você tiver a cidadania italiana para morar nos Estados Unidos, ou no caso um cidadão europeu, será muito mais fácil e barato de conseguir o visto.

Ademais, de acordo com a pesquisa nacional de 2016, quase 17 milhões de norte-americanos autodeclararam-se como sendo de origem italiana, compondo mais de 5% da população dos Estados Unidos.

Inclusive, de acordo com o ranking global Henley Passport Index, que faz uma classificação dos países que podem visitar outros lugares sem a necessidade do visto, o passaporte italiano seria um dos mais poderosos que existe, assumindo a quarta colocação.

cidadania italiana para morar nos Estados Unidos

A cidadania italiana dá, por exemplo, o direito ao ingresso, estudo, turismo e trabalho em todos os países da Europa, além daqueles que fazem parte do Espaço Schengen, que inclui Islândia, Noruega e Suíça.

Quem tem cidadania italiana precisa de visto para entrar nos Estados Unidos?

Mas vamos ao que interessa, a cidadania italiana para morar nos Estados Unidos. Bom, primeiramente, é preciso saber que aqueles que possuem o passaporte italiano eletrônico não precisam de visto para permanecer nos EUA, durante 90 dias, a motivo de turismo.

Entretanto, é preciso que façam o ESTA (Electronic System for Travel Authorization) no prazo de validação de 72 horas. Essa solicitação dura 2 anos, ou seja, isso quer dizer que você pode fazer a viagem pelo período de dois anos e não que possa ficar dois anos por lá. Tudo isso se deve graças ao programa chamado Visa Waiver Program, que significa programa de isenção de visto.

cidadania italiana para morar nos Estados Unidos passaporte

Ademais, independentemente do que você deseja nos Estados Unidos, como, por exemplo, estudar, trabalhar e morar, por mais de 90 dias, será necessário pedir autorizações diferentes.

Mas, e a cidadania italiana para morar nos Estados Unidos?

Como já falamos acima, se o seu sonho enquanto cidadão italiano é morar em solo americano, então saiba que será necessário fazer todos os procedimentos burocráticos tais como os vistos específicos de intercâmbio, trabalhador ou mesmo de imigrante. Os vistos são diferentes entre si, por isso, abaixo, falaremos dos mais comuns.

Tipos de vistos da cidadania italiana para morar nos Estados Unidos

TRABALHO

Os vistos de trabalho nos Estados Unidos dependerão do tipo de trabalho. Conheça alguns:

* H1-B: Para profissões especializadas

* H2: Trabalhadores Sazonais

* H3: Estagiários
* L1-A: Executivo. Voltado para a transferência interna e, em princípio, temporária, de executivos e/ ou gestores da empresa multinacional

* P: Atletas, Artistas e entertainers reconhecidos internacionalmente

 * Visto E-2

 Esse é um dos vistos mais solicitados. Trata-se de um visto de investidor para quem quer abrir um negócio nos Estados Unidos e que permite que, além de fixar residência, você leve consigo seu cônjuge e seus filhos menores de 21 anos, além de estudar no país, ter acesso ao sistema de saúde e outros. Entretanto, não se trata de uma cidadania, uma vez que você não irá votar, e nem cumprir deveres.

Esse é um visto onde os italianos possuem algumas facilidades quando comparado aos brasileiros. Sabe por quê? Acontece que quem tem a intenção de adquirir esse visto precisa ter o passaporte de um dos 50 países que fazem parte do” Tratado de Comércio e Navegação” com o país americano. A má notícia é justamente a de que o Brasil não faz parte da lista, já a boa notícia é que a Itália é um desses países. Por isso, ele é, sem dúvidas, uma das modalidades mais procuradas por aqueles que já possuem a cidadania italiana.

Aí então é preciso ter o que eles chamam de capital substancial, isso é, dinheiro suficiente para o nicho no qual você deseja investir. Porém, os Estados Unidos não estipulam valores máximos. Enquanto o valor mínimo para investir como brasileiro é de 500 mil dólares, tendo passaporte italiano o valor cai para 100 mil dólares.

A validade desse visto é de cinco anos, sem limite de renovação, ou seja, enquanto o negócio estiver funcionando é possível, você poderá trabalhar legalmente nos Estados Unidos, desde que continue fazendo as extensões dos requerimentos do visto.

Futuramente, se o investidor tiver o interesse em se adequar ao Green Card poderá se enquadrar a outros vistos também, tais como o EB-5, uma categoria de visto de imigração, de residência permanente, para atrair investimento estrangeiro e gerar empregos.

ESTUDOS

Quem deseja a cidadania italiana para morar nos Estados Unidos pode achar essa uma boa maneira de viver lá e estudar. Para isso os vistos são:

* Visto F1-F2
* Visto M
* Visto J

Portanto, com toda a certeza, se você tem o American Dream, ou seja, o sonho de viver na terra do Tio Sam, vale sim a pena ter a cidadania italiana para morar nos Estados Unidos.

Com informações de: esta.cbp.dhs.gov; economia.uol.com.br; gazetadopovo.com.br; melhoresdestinos.com.br; cidadania4u.com.br; dirittodicittadinanzasrl.com; youtube.com

Leia nosso blog