EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como funciona o StartUP Visa Portugal e como se candidatar?

Você já ouviu falar do StartUP Visa? Por ser novo, ele ainda é pouco conhecido. Entretanto, essa é uma outra opção do programa de vistos específicos para investidores. Quer saber como funciona o StartUP Visa Portugal? Então vem ler.

O StartUP Visa Portugal foi um dos muitos programas de incentivo que o país criou para a implementação de novas empresas. Além disso, ele também funciona como um facilitador na vida dos empreendedores estrangeiros que desejam investir no local. Ou seja, ele é de fato a porta de entrada para os empreendedores estrangeiros em Portugal. 

Assim, o programa prevê um processo prévio de certificação de incubadoras com projetos que devem ser ligados a empreendedorismo e/ou inovação, ou seja, uma startup. Mesmo que você já tenha uma startup criada, você passará pelo mesmo processo de novas empresas. Em troca, o destino passa a oferecer a opção de ser uma entidade de acolhimento e apoio a imigrantes com vista à concessão de visto autorizando a residência.

starup visa Portugal passaporte  

Como funciona o StartUP Visa Portugal

As dúvidas sobre como funciona o StartUP Visa Portugal são comuns uma vez que as candidaturas começaram recentemente, no dia 1 de janeiro de 2018. Além disso, ele já começou chamando uma superatenção dos brasileiros e já somos uma das nacionalidades com maior adesão. Este programa está conectado a um amplo pacote de ações, que possuem diversas frentes, lançado em 2016 pelo Governo Português e chamado de “Estratégia Nacional para o Empreendedorismo”.

Acontece que Portugal quer que a economia do país cresça de forma rápida e para isso tem apostado nas startups que possuem ideias inovadoras e, principalmente, naquelas que estão relacionadas a novas tecnologias. Dessa forma, o país tem criado vários programas de incentivo, incluindo os financeiros, bem como também tem aberto as suas portas para grandes eventos como forma de chamar a atenção dos novos talentos e investidores. Entre os exemplos podemos citar o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Inclusive o programa StartUP Visa Portugal foi oficialmente anunciado pelo governo português nesse evento.

starup visa Portugal web summit

Então, se você está com vontade de empreender e não sabe como funciona o StartUP Visa Portugal fique atento nas informações que trouxemos para você.

Quais as diferenças do StartUP Visa Portugal e do visto D2?

– O visto D2 não possui uma avaliação tão rigorosa;
– O visto D2 não exige que você crie postos de trabalhos qualificados;

– O StartUP Visa Portugal tem como foco as novas tecnologias e ideias inovadoras. 

Mas como o brasileiro pode se candidatar e quais são os requisitos?

– Desenvolver produtos ou serviços inovadores;
– Criar emprego qualificados;
– Ter potencial para atingir 350 mil euros em três anos ou então 500 mil euros em volume de negócios por ano.

Duas fases do StartUP Visa Portugal

Certificação das incubadoras

Enviar o plano de negócio, documentos e informações relevantes para uma ou mais incubadoras certificadas em Portugal. O objetivo é assegurar que essas entidades estão aptas a acolher cidadãos de estados terceiros. A responsável pela análise é a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), é ela quem faz a seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.

Candidaturas de empreendedores

É preciso que os empreendedores submetam a sua candidatura por meio de uma plataforma online. 

Em resumo, esse formato de visto é uma possibilidade a mais, um incentivo e uma contribuição para os imigrantes que, não só desejam ir a Portugal, mas também desejam empreender no país. Essa é também uma forma do governo mostrar que está disponibilizando diversos incentivos e facilitando a entrada de estrangeiros.

Ficou com alguma dúvida? Então deixa sua mensagem para a gente aqui nos comentários, queremos saber!  

Com imagens e informações de: ShutterStock; iapmei.ptwebapps.iapmei.pt; vistos.mne.pt

Leia nosso blog