share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro: quais as vantagens de ser um cidadão europeu?

Ao reconhecer a sua cidadania, seja italiana ou portuguesa, você se torna um cidadão europeu e isso significa que você passa a fazer parte de uma união econômica e política de 27 Estados-membros independentes. Então vem conferir as vantagens de ser um cidadão europeu!

Falamos sempre sobre a cidadania italiana e portuguesa e todas as vantagens de morar na Itália ou Portugal.

Mas, também é importante ressaltar que ao reconhecer a sua cidadania, seja italiana ou portuguesa, você se torna um cidadão europeu e isso significa que você passa a fazer parte de uma união econômica e política de 27 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa.

E o que isso quer dizer e quais seriam a vantagens de ser um cidadão europeu? Vem com a gente conferir o post de hoje e fique por dentro de tudo!

Confira as vantagens de ser um cidadão europeu

Abaixo, nós listamos as vantagens de ser um cidadão europeu a partir do momento que você conseguir conquistar a sua cidadania italiana ou portuguesa! 

Viver em paz e com segurança 

A União Européia é considerada o projeto de paz mais bem sucedido da história da humanidade, tendo até mesmo conquistado o Prêmio Nobel da Paz.

Isso porque os  europeus estão unidos, além da economia e cultura, mas também pelos valores democráticos que partilham.

Um único mercado

O mercado único da União Européia é o mercado mais desenvolvido e aberto do mundo. Ele se baseia nas quatro liberdades fundamentais da UE, que lhe permitem a si e aos restantes cidadãos europeus:

  1. viver ou trabalhar em qualquer país da UE
  2. transferir dinheiro
  3. vender bens sem restrições
  4. prestar serviços em condições de igualdade

Cuidado com o meio ambiente e alimentação

Os cidadãos europeus podem ter a segurança e a garantia de estarem consumindo alimentos que não estejam contaminados, graças a uma estreita cooperação entre todos os países da UE. 

Isso porque tantos os alimentos, assim como o ambiente em que são produzidos, devem obedecer a normas de qualidades super elevadas que sancionam as empresas que comercializam alimentos contaminados ou que poluem os rios ou os campos.

vantagens de ser um cidadão europeu

Compras com segurança

Na União Européia, os consumidores podem fazer as suas compras tranquilamente, já que se decidirem devolver algum produto poderão reaver o seu dinheiro. Além disso, quem viaja e compra bilhetes de avião tem a garantia de que a se a viagem for cancelada ou adiada será reembolsado.

E além de todas essas facilidades, os produtos vendidos na UE têm a sua qualidade e segurança entre as mais rigorosas do mundo.

Leia também:
Como é viver na União Europeia?
Países da União Europeia, tudo o que você queria saber sobre eles

Direitos Humanos

Se você busca a igualdade de tratamento para todos, a União Europeia é o seu lugar. Isso porque a UE tem como objetivo proteger todas as minorias e grupos vulneráveis e defender os oprimidos.

Isso independentemente da nacionalidade, sexo, língua, cultura, profissão, deficiência ou sexualidade de uma pessoa.

vantagens de ser um cidadão europeu igualdade

Uma potência mundial

Como os países da UE atuam conjuntamente na cena mundial, eles acabam tendo mais peso do que se fossem apenas 27 simples países de pequena e média dimensão que agissem de forma isolada. 

A começar pela sua influência política, que é inegável e também no que diz respeito ao comércio, regulamentação e as normas da União Europeia aplicáveis aos produtos são adotadas em todo o mundo.

Mais vantagens que a União Europeia oferece aos cidadão

Para quem já estava feliz da vida com as vantagens de ser um cidadão europeu já destacadas acima, dá só uma olhada no que mais você pode ter e fazer!

  • Telefone e serviços em linha sem custos suplementares

E isso vale para onde quer que esteja na UE. Além disso, é possível ter acesso aos serviços de vídeo e de música online, com a certeza de que os seus dados pessoais estão protegidos pela legislação europeia.

  • Direitos protegidos para quem viaja

A legislação europeia protege os seus direitos em caso de atraso ou cancelamento de uma viagem. Quando viaja de avião, excursão, barco ou ônibus, tem direito a um tratamento equitativo.

  • Apoio para empresários 

A UE tem programas como o Erasmus+ que ajuda os empresários a receberem formação para melhorar as suas perspetivas profissionais. A União Europeia  também ajuda os empresários a tirar o máximo proveito de seus empreendimentos, seja disponibilizando financiamento e assessoria ou promovendo redes empresariais e programas de intercâmbio.

  • Trabalhadores protegidos

Enquanto trabalhador, o cidadão está protegido de tratamentos injustos no local de trabalho ao abrigo da Carta dos Direitos Fundamentais da UE, que proíbe a discriminação, com relação à remuneração e encerramento de vínculo empregatício.

  • Proteção contra os inconvenientes da globalização 

Graças ao apoio que a União Europeia presta às Pequenas e Médias Empresas e também a normas destinadas para garantir que as grandes empresas paguem uma quota-parte justa de impostos.

E aí, o que achou de todas essas vantagens de ser um cidadão europeu

E já sabe, precisando de ajuda para organizar a documentação ou mesmo saber por onde começar para obter a sua cidadania italiana ou portuguesa,  entre em contato com a central de atendimento da AQUILA!
O primeiro atendimento é gratuito e o contato pode ser feito através de nossos telefones: 0800 878 9600 ou (41) 98815-8414 – WhatsApp. Aguardamos você!

 

Com imagens e informações: europa.eu

Navegue pelas Categorias

Leia nosso blog