DATA DE PUBLICAÇÃO
15 de maio de 2020

COMPARTILHE:

Receitas italianas da mamma que vão aquecer o coração

Para dar uma animada na quarentena e acrescentar novos pratos no cardápio, no post de hoje você confere 3 receitas italianas da mamma para aquecer o coração e a fome quando apertar! 

Não tem jeito, época de quarentena todo mundo acaba engordando uns quilinhos a mais por conta da comilança, é fato. Mas, também, difícil controlar a ansiedade quando o coração aperta, a incerteza toma conta de tudo e a gente fica com vontade de devorar o que vê pela frente.

Pois é, e a gente sabe que uma comidinha bem feita, ainda mais aquelas que nos trazem uma recordação afetiva e são reconfortantes têm o poder de nos acalmar e nos transmitir uma paz de que tudo vai ficar bem.

E não é querer puxar a sardinha, mas os pratos italianos normalmente têm esse poder, hein? Nós juramos! rs

Então, para dar uma animada e também uma inspirada para acrescentar novos pratos no cardápio, no post de hoje você confere 3 receitas italianas da mamma para aquecer o coração e a fome quando apertar! Confira!

3 deliciosas receitas italianas da mamma 

Pode começar a babar porque as receitas italianas da mamma que selecionamos vão deixar o seu dia ainda mais feliz! 

Receita de Bruschetta

Vamos começar com uma entradinha italianíssima! Para quem ainda não conhece e ficou curioso, bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é um antepasto de origem italiana, que teria sido criado pelos trabalhadores rurais italianos para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. A palavra bruschetta deriva de “bruscato”, que significa torrado ou tostado. É uma receitinha fácil de fazer e versátil, uma ótima opção para servir de entrada.

receitas italianas da mamma  

Ingredientes:

7 fatias de pão italiano tipo baguete (fatias de 8mm);
200 ml de azeite de oliva;
4 tomates italianos em jardineira (cubos maiores);
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto;
10 g de alho em moagem;
20g de manjericão;
200 g de queijo mussarela de búfala ralado

Modo de preparo

Misture em um bowl os tomates, 150 ml de azeite de oliva, o alho, metade das folhas de manjericão, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe marinar por 40 minutos.

Pincele as fatias de pão com o restante do azeite de oliva, espalhe o queijo por cima das fatias e asse em forno pré-aquecido a 190° C por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem crocantes e gratinadas.

Quando retirar as fatias de pão já gratinadas do forno, cubra com os tomates marinados e decore com algumas folhas de manjericão.

Leia também:
Dicas para servir vinho à mesa e fugir do tradicional
Confira receita e saiba como fazer nhoque da fortuna

Receita de Risoto Alla Milanese

A versão mais aceita da origem da receita de Risoto Alla Milanese, caracterizado por sua cor amarelada – por conta do açafrão, é de que ele foi criado em 1574, pelo jovem aprendiz de pintor Valério de Flanders, que auxiliava na coloração dos vitrais da magnífica Duomo di Milano, a catedral de Milão em estilo gótico.

Diz a lenda que o auxiliar de pintor adicionava o açafrão em praticamente todas as misturas de tintas, já que segundo ele o açafrão gerava uma cor de pigmento mais brilhoso. Um dia, um de seus colegas disse que ele acabaria colocando o açafrão até na comida.Cansado de tanto deboche, Valério resolveu se vingar. 

No casamento de seu mestre, o aprendiz de pintor foi sorrateiramente na cozinha e, seguindo o conselho de seu colega, colocou o açafrão na panela do arroz. Dizem que o arroz cor de ouro foi um sucesso e que a partir desse momento, tornou-se um prato bastante popular na região. Que bela descoberta, hein? Agora vamos à receita!

receitas italianas da mamma risoto

Ingredientes

500 g de arroz para risoto (arbório, carnaroli ou vialone nano);
300 ml de vinho branco seco;
150 g de cebola em moagem;
3 pistilos de açafrão (secos, que você encontra em embalagens nos mercados);
100 g de manteiga sem sal;
200 g de queijo parmesão ralado;
3 l de caldo de frango;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo com metade da manteiga, adicione a cebola e refogue. Acrescente o arroz e mexa. Em seguida, deglace a panela com o vinho branco seco e espere que o álcool evapore. A acidez do vinho evita que o amido dos grãos do arroz se desintegre rapidamente. Acrescente aos poucos o caldo de frango, mexendo ocasionalmente por aproximadamente 18 minutos. Adicione os pistilos de açafrão e o queijo parmesão ralado, mexa com a panela fora do fogo. Acrescente a manteiga (gelada) e mexa novamente até que ela derreta por completo. Tempere com sal e pimenta-do-reino

Receita de Panna cotta

E para finalizar as nossas receitas italianas da mamma, vamos a nossa sobremesa! 

pana cotta

Ingredientes

1 litro de creme de leite;
180g de açúcar:
5g de baunilha:
Gelatina em folha (3 folhas e meia) ou 12g em pó:
1/4 de raspas de limão-siciliano

Calda de frutas vermelhas

200g de água;
160g de açúcar:
500g de frutas vermelhas;

Modo de Preparo

Para fazer a panna cotta, coloque o creme de leite, o açúcar e a baunilha em uma panela para ferver. Após a mistura ferver, desligue o fogo.

Hidrate a gelatina. Se a gelatina for em pó, coloque 5 colheres de água e derreta no micro-ondas aproximadamente 5 segundos por três vezes. Se for em folha, coloque-as na água e, quando formar um gel, coloque na panela e adicione as raspas de limão.

Coe e coloque em copos ou taças individuais (2 ou 3 horas na geladeira)

Como preparar a calda de frutas vermelhas

Reduza a água com açúcar pela metade no fogo. Adicione as frutas vermelhas e mexa bem até começarem a desmanchar. Espere esfriar e adicione a calda de frutas vermelhas em cima do creme na hora de servir. Fica divino!

E aí, tá babando por aí? Ah, então não fica só na vontade e corre preparar e experimentar as receitas italianas da mamma para deixar o seu dia mais feliz! E depois, claro, não esquece de contar para gente nos comentários como ficou!

Com informações e imagens: Pinterest; gnt.com.br; panelinha.com.br

LEIA TAMBÉM