EnglishItalianPortugueseSpanish

share

[Fique por dentro] Como tirar a carteira de motorista na Itália

O processo para tirar a carteira de motorista na Itália não é complicado, porém há algumas regras a seguir. No post de hoje, nós te explicamos tudo sobre esse processo. Vem ler!

Se você pensa em adquirir um carro quando estiver morando na Itália saiba que essa é uma ótima ideia, afinal o país tem roteiros incríveis para fazer com veículo.

Da mesma forma, se você está de viagem marcada para finalmente residir na Itália e tem primeiramente o sonho de aproveitar esse período para alugar um carro e dirigir pelas lindas estradas do país fazendo uma road trip. A boa notícia é que tudo isso é possível sim, mas desde que algumas regras sejam seguidas.

carteira de motorista na Itália

Carteira de motorista na Itália, como funciona?

Nos próximos parágrafos, nós te mostramos tudo o que você precisa saber sobre a carteira de motorista na Itália. Confira:

Se você está em processo de cidadania e residirá por menos de um ano

Ainda no Brasil, é necessário solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é emitida pelo Detran. Mas, fique atento, pois em cada estado há suas próprias regras, por isso verifique no site quais são os documentos necessários, os valores, taxas e outros.

carteira de motorista na Itália PID

Sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no caso a brasileira, deve estar válida e com tradução juramentada. Esse serviço pode ser feito lá mesmo na Itália, por meio de um tradutor juramentado italiano.

Ah, lembrando que a categoria da sua habilitação continuará a mesma e caso exista alguma restrição médica na CNH, ela constará nos registros italianos. Já a validade da PID será igual a validade da sua CNH.

Se você já tem a Itália como lar a mais de um ano

Desde janeiro de 2018, um acordo entre o Brasil e a Itália permite que os brasileiros residentes na Itália a menos de 4 anos, que possuem habilitação definitiva tipo A e B, possam substituir a CNH brasileira pela italiana sem a necessidade de submeter-se a exames práticos ou teóricos. Porém, as carteiras emitidas após a obtenção da residência legal na Itália não poderão ser convertidas.

carteira de motorista na Itália CNH

O decreto recíproco foi visto como uma ótima notícia tanto para os brasileiros que vivem na Itália, assim como para os italianos que moram no Brasil.

Para transferir a carteira de motorista na Itália, o cidadão deve comparecer a Motorizzazione – um órgão de transportes muito semelhante ao Detran -. Lembrando que para a mudança não é necessário comparecer ao Consulado, a menos que seja exigido pela Motorizzazione após a apresentação da documentação inicial.

Entre os documentos necessários que os residentes apresentem estão:

– CNH original com a data de validade dentro do prazo;
– Tradução juramentada;
– Formulário Domanda per il rilascio della patente di guida preenchido
– Dichiarazione sostituiva di certificazione preenchida
– Foto tessera
– Cópia dos documentos italianos (permesso di soggiorno e carta di identità)
– Atestado médico

Já para aqueles que desejam tirar outros formatos da carteira como, por exemplo, para caminhões, será necessário a realização de exames que variam de acordo com cada país da Europa.

Se você é cidadão italiano, mas nunca tirou CNH

Você terá que realizar todos os exames teóricos e práticos exigidos pelo governo italiano para adquirir a “Patente Italiana”. Acontece que como cidadão, você deve respeitar e cumprir todas as regras do seu país.

dirigir

Leia também:
Viver na capital da Itália: como é morar em Roma?
Conheça as 5 principais rotas do vinho na Toscana

Carteira de motorista na Itália, categorias e renovação

Abaixo, você confere as categorias e o tempo de renovação necessário de acordo com a idade.

– Categoria A e B:

Renovação de 10 anos para quem não completou 50 anos;

Renovação de 5 anos para quem já passou dos 50 anos;

Renovação de 3 anos para quem já passou dos 70 anos.

– Categoria C:

Renovação de 5 anos para quem não completou 70 anos;

Renovação de 3 anos para quem já passou dos 70 anos.

– Categoria D:

Renovação de 5 anos e válida somente até 65 anos.

carros

Lembrando que é preciso respeitar as regras do seu país e ficar atento, pois dirigir um automóvel sem autorização é uma violação de lei e poderá acarretar o recolhimento do automóvel, da documentação do condutor e ainda ter uma multa.

E aí, as nossas informações sobre como tirar a carteira de motorista na Itália foram úteis para você? Conte para gente nos comentários, queremos saber!

Com informações e imagens de: vagaspelomundo.com.br; nacionalitalia.com.br; ilportaledellautomobilista.it; Pinterest e Freepik.

Leia nosso blog