EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como funciona a saúde na Itália para cidadãos e turistas?

A saúde sempre será uma de nossas principais preocupações onde quer que estejamos. Por isso, quando estamos pensando em viajar como turista ou morar fora do país essa é uma de nossas grandes dúvidas. Mas como será a saúde na Itália? A seguir nós te trazemos explicações valiosas para que você possa saber como ela funciona lá fora.

Inegavelmente cada cantinho da Itália é apaixonante: Roma, Veneza, Milão, Florença… Talvez seja pelos seus pontos turísticos, ou pelo patrimônio histórico, pela arte, cultura, gastronomia ou paisagens naturais.

Realmente há muito para conhecer, então para aproveitar todas essas maravilhas sem preocupações fique atento ao que temos a te dizer sobre a saúde na Itália.

 

Como funciona a saúde na Itália?

Para os moradores do país, a saúde na Itália, assim como no Brasil, dependerá da região onde você estiver. Uma das grandes diferenças é que não existe plano de saúde como no Brasil, mas, ao analisarmos como um todo, o serviço público, similar ao SUS, é considerado desenvolvido e, quando comparado ao nosso país, funciona muito melhor, porém com mais burocracia.

Para a utilização do Sistema de saúde na Itália é necessário pagar o “ticket sanitário”, que nada mais é do que uma taxa paga pelo serviço de visita médica, exame e pronto socorro. Dependendo da região pode variar de 20 a 30 euros por visita ou exame. Já para as famílias que possuem dificuldade financeira, o serviço é gratuito.

O funcionamento dos hospitais é muito bom e de primeiro mundo em cidade grandes, porém, a medida em que você se afasta dos centros urbanos, os serviços vão decaindo, porém sempre haverá um médico por perto para atender emergências e cuidar de doenças, seja a “guardia medica” ou um “medico di famiglia” como explicaremos mais para a frente.

saúde na Itália funcionamento

O que é fundamental para turistas

Seguro Viagem

Se você for visitar a Itália, dentro de um prazo de até 90 dias, seja para estudar, trabalhar ou visitar, o seguro viagem será obrigatório e essencial para garantir a tranquilidade do seu passeio. Vale lembrar que a mesma medida é exigida em toda a união europeia.

Sua principal responsabilidade é que se houver algum imprevisto, emergência ou acidente, será ele quem irá lhe garantir suporte médico sem muita burocracia. Todos os hospitais o reconhecem e com ele você receberá atendimento gratuito e de qualidade, o que é ótimo uma vez que os preços de consultas, internações ou atendimentos emergenciais são muito caros.

Adquiri-lo não é complicado, uma vez que empresas de cartões de crédito e agências de turismo já os oferecem. Seu valor é fácil de pagar e pode ser parcelado.

Lembre-se que ele deverá cobrir todo o período da sua viagem, desde o embarque até o retorno, sendo que a apólice precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica.

O que pode estar incluso no seguro viagem:

– Reembolsa/cobre gastos com imprevistos de saúde;
– Contato telefônico com atendentes que falam português; 
– Seguir à risca as orientações da seguradora;
– Extravio de bagagem.

saúde na Itália turistas

Leia também:
Quais são as cidades mais caras da Itália para morar?
Mas, afinal, como funciona o transporte público na Itália?

Saiba mais sobre o Tratado de Schengen

Ele foi criado em 1985 por Alemanha, França, Luxemburgo, em junção com a Bélgica e os Países Baixos e é o responsável por permitir a livre circulação de pessoas entre esses países extinguindo a necessidade de visto para os brasileiros que viajam para a Europa, como já falamos anteriormente, desde que haja o seguro saúde por até três meses.

Hoje, são 26 países a aderir: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

tratado turim

INSS

Se você for um cidadão brasileiro, contribuinte e cadastrado no INSS, poderá contar com o sistema de saúde da Itália de forma gratuita, desde que esteja com um visto temporário.  

Para ter essa garantia é necessário preencher o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) em um posto autorizado do INSS brasileiro e levá-lo à Azienda Sanitaria Locale onde ficará residindo na Itália para que ele seja validado.

funcionamento saúde

Saúde na Itália para cidadãos

Para aqueles que têm dupla nacionalidade, a contratação do seguro saúde internacional não é obrigatória, pois terá direito ao cadastro no SSN, “Servizio Sanitario Nazionale” ou Sistema Nacional de Saúde. Ah, vale lembrar que esse direito se estende a pessoas com cidadania de outro país membro da União Europeia.

Servizio Sanitario Nazionale (SNN)

As vantagens do sistema são:

– Os mesmos direitos e responsabilidades de um cidadão italiano;
– Ampla cobertura de atendimento;
– Serviços, praticamente, gratuitos;
– Inclusão de exames laboratoriais, receitas de medicamentos e marcação de consultas.;
– Atendimento estendido aos dependentes;
– Atendimento para quem possui o “Permesso de Soggiorno” (Permissão de Residência na Itália). Documento de permissão de permanência na Itália por um longo período longo ou para quem está aguardando o pedido de cidadania na Itália.

Para se inscrever, você deverá ir ao escritório de saúde regional “ASL – Azienda Sanitaria Locale” e apresentar a permissão de residência na Itália, carteira de identidade italiana, o código de imposto pessoal, e, se tiver, o certificado de residência. Dessa forma você poderá escolher seu médico de família em um uma lista fornecida pela ASL.

Será ele o médico responsável por acompanhar o cidadão por toda a vida. Será ele quem agendará exames, dará a receita de remédios e acessará o histórico de saúde. Seu expediente é feito metade do dia no ambulatório e na outra metade na casa dos pacientes. Caso tenha filhos ainda pequenos, você também deverá fazer a escolha de um pediatra. 

Após todo esse processo será feita a emissão da tessera sanitária, um documento em formato de cartão magnético com dados atualizados que permitem usar os serviços. Nele há o nome, o número do código de imposto pessoal, além de local e data de nascimento. O verso apresenta as informações médicas, como o número de cadastro no SNN.

cidadao italiano

E aí, nossas informações te ajudaram a saber uma pouquinho mais sobre como funciona a saúde na Itália? Conta aqui pra gente nos comentários!

Com imagens e informações:freepik; salute.gov.it/ www.gov.br; ansabrasil.com.br.

 

Leia nosso blog