EnglishItalianPortugueseSpanish

share

TOP 5: confira as melhores universidades da Itália

Se você está pensando em realizar o sonho de estudar no exterior saiba que as universidades da Itália estão entre as melhores. Vem ver o nosso top 5!

Aproveitando o clima de volta às aulas, que já, já começam por aqui, as universidades da Itália são algumas das melhores instituições de ensino para você que está pensando em estudar no exterior e quer fugir de intercâmbios tradicionais, como o dos Estados Unidos, por exemplo. Vem com a gente conferir tudinho, vem!

Conheça as 5 melhores universidades da Itália

Se estudar fora do Brasil é o seu sonho, saiba que muito além da história, língua, cultura, culinária e vinhos, o país figura em rankings globais e mundiais como o Times Higher Education e Quacquarelli Symonds (QS) entre as melhores instituições, não só da Europa, como do mundo todo.

Para determinar a escolha das melhores universidades da Itália uma série de fatores importantes devem ser levados em consideração, tais como a perspectiva em conseguir vagas de trabalho, a diversidade de estudantes, bons contatos após o curso, qualidade de vida, conquistas acadêmicas e acessibilidade financeira.

Você sabia, por exemplo, que há uma lei italiana que diz que todas as pessoas têm direito ao estudo? Pois é, e esse é um dos motivos para haver tantas facilidades para estudar por lá e pelas vagas serem tão concorridas.

Nós te explicamos: acontece que estudar em universidades da Itália pode sair muito mais barato que em muitos outros países, uma vez que nesse sistema educacional, as universidades públicas não são gratuitas, porém o valor das anuidades muitas vezes é inferior ao das privadas e varia de acordo com o desempenho do aluno e da renda familiar.

universidade sapienza roma

Lista das melhores universidades da Itália

Se você pretende estudar no país que tem tradição no ensino superior, abaixo nós resolvemos fazer uma lista das cinco melhores universidades da Itália. Vem conferir!

Universidade de Bolonha

Sempre em primeiro lugar nas listas, ela é a mais popular, a primeira e a mais antiga universidade do mundo e está sempre preocupada em criar padrões educacionais. Sim, você está lendo certo. Fundada em 1088, como uma escola de Direito, por lá já passaram grandes nomes como Dante Alighieri, Nicolau Copérnico e os papas Alexandre VI e Gregório XV.

Bolonha conta com incríveis números: mais de 85 mil alunos inscritos, 3 mil estudantes internacionais por ano, 200 cursos, 33 departamentos e 11 faculdades. Seus campus estão divididos entre cidades como Cesena, Forli, Ravenna, Rimini e até mesmo em Buenos Aires. Já entre os cursos mais famosos destacam-se as áreas de Artes e Humanidades.

Para quem quer saber mais sobre a Universidade de Bolonha pode visitar o site: https://www.unibo.it/it

melhores universidades da Itália

Universidade Politécnica de Milão

Fundada em 1863, esta é a maior faculdade técnica e científica da Itália e a mais antiga de Milão. Disponibilizando também o superior completo com pós-graduação, mestrado e doutorado, os cursos de moda e artes são um dos sinônimos da instituição, porém ela também configura como uma das melhores do mundo em engenharia e arquitetura e conta com um corpo docente incrível.

Atualmente, a instituição está localizada no distrito de Bovisa e possui cinco filiais espalhadas pela Itália possuindo mais de 40 mil alunos matriculados.

Para quem quer saber mais sobre a Universidade Politécnica de Milão pode visitar o site: https://www.polimi.it/

melhores universidades da Italia Milao

Universidade Sapienza de Roma

A universidade da capital tem como significado do nome sabedoria, conhecimento e saber, e possui esse nome devido a igreja de Sant’Ivo alla Sapienza, que foi construída como uma capela da universidade.

Fundada em 1303, ela hoje possui vários polos espalhados pela cidade, com cerca de 150 mil alunos matriculados em seus 21 cursos. Entre os destaques estão arquitetura e economia.

Para quem quer saber mais sobre a Universidade Sapienza de Roma pode visitar o site: https://www.uniroma1.it/

melhores universidades da Italia Roma

Scuola Normale Superiore

Figurando diversas vezes em listas das melhores universidades da Itália e da Europa, a instituição que está localizada no Palácio da Carovana, em Pisa, foi fundada em 1810. Por ter como objetivo a qualidade acima de tudo, a universidade possui uma procura gigantesca, mas abriga um número relativamente pequeno de estudantes, cerca de 600, onde podemos destacar um grande nome que passou por lá: Galileu Galilei.

Outro ponto que a torna requisitada é seu ensino diferenciado com integração entre disciplinas, incentivo a pesquisas e seminários frequentes. Seus cursos mais concorridos são história da arte, arqueologia, literatura, física e matemática.

Para quem quer saber mais sobre a Scuola Normale Superiore pode visitar o site: https://www.sns.it/

universidades italia

A Universidade de Pádua

Fundada em 1222, a universidade é reconhecida por ser pioneira em cursos como Astronomia, Direito, Medicina e Filosofia. Atualmente, ela possui mais de 60 mil estudantes matriculados, dos quais muitos são pesquisadores.

Entre os grandes destaques da instituição está o fato de ter sido cenário de A Megera Domada, de William Shakespeare, de contar com nove museus e um dos mais antigos jardins botânicos voltados à pesquisa acadêmica do mundo.

Para quem quer saber mais sobre a Universidade de Pádua pode visitar o site: https://www.unipd.it/

universidades italia

E você, já decidiu em qual das universidades da Itália pretende se especializar? Conta pra gente nos comentários qual foi a sua decisão.

Com imagens e informações: Pinterest; unibo.it/it; polimi.it/; universitaly.it/; 

Leia nosso blog