Cansado do velho e tradicional Peru, arroz à grega e salpicão? Inove neste Natal e sirva deliciosas receitas italianas para ceia de Natal!
Ah, está aberta a temporada das luzinhas na janela, do cheirinho de bolacha de mel pela casa e do famoso ho-ho-ho. Sim, o Natal está aí, falta menos de duas semanas para celebrarmos a data e tem muita gente por aí procurando por ideias de cardápio para servir na ceia de Natal.
E se você já está cansado do velho e tradicional Peru, arroz à grega e salpicão, que tal inovar neste Natal e servir deliciosas receitas italianas para ceia de Natal? Confira deliciosas opções de pratos e surpreenda seus convidados com uma verdadeira explosão de sabores!
Delicie-se: 4 receitas italianas para ceia de Natal
Se fossemos enumerar todas as deliciosas receitas italianas para a ceia de Natal, essa seria uma tarefa sem fim, visto a variedade de pratos italianos que podem ser servidos na ceia de Natal. Abaixo, você confere opções de receitas para servir de entrada, prato principal e sobremesa.
Entrada de bruschetta Romana
Ingredientes
– 1 pão italiano filão;
– 3 bandejas de tomate pêra;
– 100 g de aliche;
– 2 dentes de alho;
– 100 g de parmesão ralado;
– 1 xícara de folhas de manjericão;
– Azeite a gosto;
– Sal a gosto;
Modo de fazer
Aqueça o forno a 200˚C por 20 minutos. Corte o pão italiano em rodelas, esfregue o dente de alho. Leve o pão ao forno por 5 minutos para ficar levemente crocante. Corte os tomates ao meio, tempere com sal, azeite e folhas de manjericão.
Coloque os tomates temperados por cima da fatia de pão, com uma lasca de aliche, e um pouco de parmesão. Leve ao forno de 4 a 5 minutos e sirva ainda quente.
Servida a entrada, vamos aos pratos principais que vão abrilhantar a ceia. E para começar, claro que a lasanha não poderia ficar de fora da nossa lista de receitas italianas para ceia de Natal! Dá só uma olhada nessa delícia!
Receita de Lasanha Mamma Mia
A lasagna é um dos destaques na ceia de Natal dos italianos, servida em diversos sabores e sempre faz muito sucesso na mesa das famílias italianas.
Ingredientes
– 1kg de tomate;
– 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
– Salsa e cebolinha;
– 1 cebola;
– Sal e pimenta (a gosto);
– 1/2kg de patinho moído;
– 200g de queijo muçarela;
– 200g de presunto;
– 2 dentes de alho;
– Vinagre;
– 1 folha de louro;
– Queijo parmesão ralado;
– 1 pacote de massa caseira para lasanha.
Modo de fazer
Recheio
Comece temperando a carne moída com um pouco de sal e pimenta, dois dentes de alho, vinagre e uma folha de louro. Refogue a carne e reserve.
Molho
Em um liquidificador, junte os tomates crus cortados sem semente, a cebola, a salsa e a cebolinha e complete com água para bater. Despeje o molho batido em uma panela, acrescente a carne refogada e cozinhe por aproximadamente uma hora, até ficar consistente.
Massa
Pré-cozinhe a massa de lasanha por cerca de cinco a dez minutos, mexendo nos dois primeiros minutos para não grudar. Escorra e reserve para a montagem.
Montagem da lasanha
Em uma travessa, monte as camadas da lasanha na seguinte ordem: molho, massa, queijo e presunto e continue alternando. Salpique o queijo parmesão por cima e asse no forno por 30 minutos no fogo médio. Huuum, pensa nessa delícia!?
Leia também:
[TOP 10] Os melhores doces italianos para você experimenta
7 comidas típicas da Itália que você precisa experimentar
E agora vamos a outro prato que também é uma das estrelas da ceia dos italianos no Natal: o bacalhau. Por lá, na noite do dia 24 de dezembro, a maioria dos italianos não come carne, mas sim peixe, e as carnes são servidas geralmente no almoço de Natal. Abaixo, você confere uma deliciosa receita de bacalhau à Vicentina, receita símbolo da cidade de Vicenza, na região do Vêneto.
Baccalà alla Vicentina ou Bacalhau à Vicentina
Ingredientes
– 1 Kg de bacalhau seco;
– 1 litro de de azeite extra-virgem;
– 3 a 4 anchovas;
– 1/2 litro de leite fresco;
– 200 g de farinha de trigo ( se precisar de mais use );
– 50 g de queijo tipo grana ralado;
– 1/2 Kg de cebola;
– salsa picada;
– pimenta-do-reino à gosto;
– Sal à gosto.
Modo de fazer
– Bata bem o bacalhau e coloque inteiro de molho em água fria, que deve ser trocada de 4 em 4 horas durante 2 a 3 dias. Feito o processo de dessalgue, retire a pele do bacalhau e abra no sentido do comprimento para retirar as espinhas. Feito isso, corte em pedaços quadrados do mesmo tamanho.
– Pique a cebola em cubos pequenos e refogue em uma frigideira com 1 copo de azeite.
– Acrescente as anchovas dessalgadas, desossadas e picadas em pedaços. Mexa e refogue por alguns minutos, desligue o fogo e adicione a salsa.
– Umedeça os pedaços de bacalhau com um pouco do refogado e passe na farinha.
– Em uma panela, coloque uma camada do refogado e acima coloque outra camada de bacalhau enfarinhado. Cubra as postas com outra camada do refogado.
– Junte o leite, o queijo, o sal e a pimenta. Adicione o restante do azeite até cobrir bem os pedaços de bacalhau.
– Leve o bacalhau ao fogo bem baixo e deixar cozinhar por 4 1/2 horas rodando a panela levemente de vez em quando. Não mexa a panela com colher ou qualquer outro utensílio.
– Está pronto! Sirva acompanhado de uma boa polenta de corte ou um pouco mais mole.
E para finalizar a nossa lista de receitas italianas para a ceia de Natal, é claro que um docinho não poderia faltar, não é mesmo?
Receita de Pandoro
O Pandoro é a representação do Natal em um bolo doce e fofinho. Normalmente, a preparação do Pandoro é muito longa e complexa, mas hoje também é possível encontrar receitas mais simples e práticas de preparar, como a receita abaixo.
Ingredientes
– 200g de manteiga na temperatura ambiente
– 4 gemas
– 1 1/4 de xícara (chá) de açúcar
– 1 pitada de sal
– Suco de 1/2 limão
– 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
– 2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha peneirada
– Raspas de um limão e uma laranja
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 4 claras
Modo de fazer
Bata na batedeira a manteiga com as gemas até a mistura ficar cremosa. Acrescente o açúcar e mexa por mais cinco minutos. Logo depois, acrescente a pitada de sal e o suco de limão. Bata apenas para incorporá-los.
Acrescente, aos poucos, a farinha e o açúcar de baunilha. Junte as raspas de limão, de laranja e o fermento. Bata as claras e misture delicadamente à massa. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Depois de assado, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Huuuuuum, impossível resistir à tantas delícias da bella Itália, não é mesmo? E você, já escolheu as receitas italianas para servir na ceia de Natal? Conte para gente nos comentários, queremos saber qual será o menu desta noite feliz!
Com imagens e informações: gnt.com.br; g1.globo.com.br; Pinterest