EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como é o clima na Itália: o que você precisa saber sobre as estações

Que tal ficar por dentro de como é o clima na Itália e todas as belezas de cada estação do ano? Vem com a gente!

Aproveitando o clima de mudança de estação, já que na semana passada, aqui no Hemisfério Sul, mais precisamente no dia 23 de setembro, iniciamos a primavera e lá no Hemisfério Norte o outono chegou! Pois é, por aqui o desabrochar das flores e o colorido característico da estação e lá na Itália o início do clima mais ameno. Pensando nisso, hoje nós vamos falar um pouco sobre como é o clima na Itália e as características de suas estações

Pode até parecer bobagem, mas para quem pensa em conseguir a sua cidadania italiana e morar fora é muito importante saber como é o clima da região e como isso impacta na vida das pessoas. Por isso, no post de hoje você fica sabendo mais sobre como é o clima na Itália.

Como é o clima na Itália

Por se localizar no Hemisfério Norte, na Itália as estações do ano serão sempre inversas das que estamos vivendo aqui no Brasil. Por exemplo, quando aqui for verão, lá será pleno inverno e quando a primavera chegar por lá, em meados de março, aqui estaremos nos preparando para o outono. 

Como no Brasil, em que cada região tem uma temperatura característica, como no Sul o clima é mais ameno e no Norte e Nordeste normalmente faz um calorão danado, a Itália também tem um clima variável em função da sua geografia diversa.

Por se localizar em uma península, e estar cercada pelo mar, na Itália é possível presenciar todo tipo de paisagem, de Alpes e montanhas a praias paradisíacas e tudo isso a apenas alguns quilômetros de distância. Por isso, para quem viaja para lá e faz um tour por diversas regiões, é possível usar gorro e cachecol em um dia e biquíni e óculos de sol no dia seguinte.

clima na italia estacoes

Clima na Itália: por dentro das estações do ano

A seguir, você confere as principais características de cada estação do ano na Itália:

La bella Primavera

A primavera na Itália inicia em março e vai até maio. É considerada uma das melhores estações do ano por se tratar de um clima mais ameno, com temperaturas não tá elevadas, em que normalmente as altas não ultrapassam os 28°C e as baixas ficam no mínimo em 10°C.  Neste período os dias também costumam ser ensolarados, com uma paisagem bem florida e dias longos. 

clima na italia primavera
Região da Toscana na primavera

As cidades que têm uma vida social mais agitada, como a capital Roma, Florença e Veneza, além da região de Toscana são ótimas opções para curtir na primavera. 

 

Leia também:
Como é viver em Gênova, na Itália

 

Verão Al mare

O famoso verão europeu tem como característica suas altas temperaturas, com termômetros que chegam a 35°C ou mais e praias lotadas de moradores e turistas que querem curtir ao máximo o sol escaldante. 

Para quem viaja a turismo deve preparar o bolso, já que normalmente a alta temporada, que vai de junho a agosto, também significa preços mais elevados, seja de passeios, comida e hospedagem.  

 clima na italia verao
Praia de Monterosso

As regiões de Lingúria, Nápoles e suas ilhas, como Capri, Sicília e Sardenha são os destinos prediletos de quem adora estar al mare e curtir um sol.

As belezas do Outono 

Estação marcada pelos dias mais curtos e a as temperaturas mais amenas, mas não menos agradáveis. É nesta época também que é possível curtir um dos espetáculos da natureza, quando algumas árvores mudam a tonalidade de suas folhas e o que se vê é uma tela de pintura com uma mistura de cores que vão do amarelo, laranja e passam pelo vermelho. 

Castelo de Tirol no outono

O período do outono na Itália, que vai de setembro a novembro é considerado baixa estação para quem vai comprar passagens, inclusive com várias ofertas. Vale a pena dar uma olhada!

O Inverno e seu charme

Ah, o inverno… Há quem ame de paixão e há muitos que não gostem tanto assim. O clima na Itália nesta estação, que tem início em dezembro e vai até março, tem de tudo um pouco: pode ir de nevoeiros, geadas e até mesmo neve.

No inverno, o clima na Itália, principalmente na região Norte é mais rigoroso, com temperaturas que oscilam entre 2°C a -14°C, variando de acordo com a região. Uma das atividades prediletas de quem decide visitar o país nesta época é esquiar, além claro de curtir paisagens exuberantes. 

Piazzale Michelangelo em Florença

Os melhores destinos para quem quer curtir o inverno na Itália são as cidades de Turim, Bolonha e Milão.

Ah, que delícia ficar por dentro como é o clima na Itália, não é mesmo? A gente consegue até se imaginar em Veneza, curtindo uma primavera linda e colorida, pegando uma prainha em Capri no verão, ou curtindo o charme do outono com suas folhas coloridas e para fechar com chave de ouro, um dia de esqui na região de Trentino. Ah, nada mal, não é mesmo?

E você, tem alguma dica imperdível de lugares para curtir as estações do ano na Itália? Conte para gente nos comentários! 

Leia nosso blog