EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são os principais vistos de negócios para os EUA

Se você é um empreendedor e está começando a fazer negociações em solo americano saiba que ao viajar para o país necessitará dos vistos de negócios para os Estados Unidos. A seguir, você descobre qual é e como funciona essa modalidade.

Todos os não imigrantes, ou seja, pessoas que desejam viajar ao país americano em caráter temporário, incluindo turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio necessitam de vistos. Esse é o caso, por exemplo, dos vistos de negócios para os Estados Unidos.

 

Dessa maneira, o visto de categoria B, sendo B1 (negócios)/B2 (turismo) um dos mais conhecidos e solicitados vistos de negócios para os Estados Unidos, bem como de turismo. O visto que por muitos anos foi emitido separadamente agora é conjunto. 

 

Os vistos de negócios para os Estados Unidos são temporários, ou seja, não concedem direito à moradia, assim como não permite que uma pessoa tenha um emprego onde trabalhe de forma remunerada ou estude em tempo integral nos EUA. 

 

Nesse sentido, também precisamos falar sobre a validade máxima de um visto B1/B2 que, geralmente, é de 10 anos, entretanto ela dependerá de cada caso e é o agente consular a pessoa responsável por decidir o tempo de validade do documento terá. Enquanto isso, o tempo máximo de permanência nos EUA é de 6 meses. 

 

Também vale lembrar que a violação do tempo permitido é considerada uma infração grave e pode resultar em uma série de penalidades ao infrator como, por exemplo, o cancelamento do visto, a deportação e a inelegibilidade permanente para entrar no país. 

 

 

Para que os vistos de negócios para os Estados Unidos são indicados?

Antes de mais nada, eles são indicados principalmente para aquelas pessoas que desejam participar de:
– Seminários; 

– Workshops; 

– Visitas técnicas;

– Conferências;
– Outras atividades exclusivamente comerciais;

– Turismo (B2);

– Férias (B2);
– Tratamento médico (B2);

– Atletas amadores e profissionais que estiverem competindo por uma premiação em dinheiro.

Além de situações específicas onde é necessário o acompanhamento dos empregadores tais como:
– Babás;

– Funcionários domésticos.  

 

 

Como solicitar os vistos de negócios para os Estados Unidos

A qualificação para essa modalidade de visto é sempre individual. A partir de 18 anos de idade, o solicitante deve comprovar que possui os requisitos necessários para a aprovação.

 

O processo de solicitação do visto de negócios para os Estados Unidos é bem burocrático, sendo assim, é preciso ter muita atenção em cada passo.

 

Como funciona o processo de solicitação dos vistos de negócios para os Estados Unidos

Primeiramente, os solicitantes precisam realizar os procedimentos online, que são o cadastro no site oficial do Consulado Americano e a entrada no visto B1/B2 preenchendo o formulário DS-160, onde também decidirá se vai retirar seu documento no Consulado Americano ou se vai receber em sua residência, pagar o boleto com a taxa de solicitação e fazer o agendamento do dia e horário no site do Consulado Americano. 

 

Além disso, lembre-se da importância de fornecer dados totalmente verdadeiros ao preencher o formulário de solicitação, pois oficiais consulares costumam fazer verificações das informações.  

 

Na sequência será preciso comparecer em um centro de atendimento ao solicitante (CASV) e se essa for a primeira solicitação será necessário coletar dados biométricos como digitais e fotos. Aí então você deverá passar por uma entrevista com um oficial consular americano, seja em uma Embaixada ou Consulado dos EUA. 

 

Essa etapa mencionada acima é necessária para afirmarem que o solicitante não pretende permanecer nos Estados Unidos após o tempo permitido, bem como que não tem intenções de exercer atividades que não condizem com as autorizadas pelas regras do visto de negócios para os Estados Unidos B1/B2.

 

 

Quais os documentos necessários para os modelos de vistos de negócios para os Estados Unidos?

– Passaporte válido;

– Foto colorida 5x5cm;

– Página de confirmação e instruções do agendamento impressa;

– Comprovação de pagamento da taxa consular $160 USD;

– Documentos de comprovação de laços financeiros, familiares e sociais.

 

Ao comparecer a uma entrevista consular presencial, documentos adicionais podem ser solicitados para determinar se você se qualifica para um visto. Essa comprovação pode ser feita através de laços financeiros, familiares e sociais com a intenção de explicar o porquê o trabalhador irá retornar ao país de origem após viagem aos EUA. Entre os documentos utilizados para a demonstração podem estar:
– Impostos de renda;

– Carteira de trabalho;

– Contratos sociais,

– Certidões de imóveis, carros ou empresas;

– Extratos bancários ou de investimentos.

 

Além disso, por se tratar de um caso de vistos de negócios para os Estados Unidos, também é necessário apresentar uma carta timbrada oficialmente da empresa empregadora ou daquela que estiver se responsabilizando pela viagem. No documento também é preciso incluir uma explicação sobre o motivo da viagem profissional.

 

 

Conheça outros modelos de trabalho que também requerem vistos específicos

Au pair; Summer Work and Travel J-1
Diplomata ou oficiais de governos estrangeiros e seus familiares imediatos;
seus empregados domésticos
A-1
A-2
A-3
Estrangeiros com habilidades extraordinárias em Ciências, Artes, Educação, Negócios e Atletismo;
sua equipe de suporte: seus dependentes
O-1
O-2
O-3
Funções especializadas em áreas que requerem conhecimento especializado;
seus dependentes
H-1B
H-4
Trabalhadores agricultores temporários H-2A
Trabalhadores temporários realizando serviços ou funções temporárias ou sazonais H-2B
Atletas de alta performance, artistas e profissionais do entretenimento;

seus dependentes

P-1

P-3

P-4

Funcionário de uma organização internacional designada

seus empregados domésticos

G-1

G-4

G-5

Trabalhador religioso;

seus dependentes

R-1

R-2

Comerciante/investidor E
Funcionário de mídias, jornalista I

 

 

Agora você já sabe como funcionam os vistos de negócios para os Estados Unidos e em quais atividades profissionais ele se enquadra, continue ligado no nosso blog que este é só o início dos diversos conteúdos voltados a vistos para os Estados Unidos!

 

Com informações de: br.usembassy.gov; oxfordusa.com; viagemeturismo.abril.com.br; comotirarovistoamericano.com.br; agimmigration.law.

 

Leia nosso blog