EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros?

Morar em outro país é o que almejam muitas pessoas, mas você saberia dizer quais são as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros? Confira o post de hoje e fique por dentro.

Atualmente é grande o número de pessoas que se manifestam sobre o sonho de morar fora e, por isso, iniciam processos em busca de suas origens, pois desejam obter a dupla cidadania. Dessa forma, quais serão as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros?

 

De acordo com os últimos dados do Ministério das Relações Exteriores, há 4,2 milhões de cidadãos do Brasil vivendo em outros países. Ou seja, 2% dos brasileiros não moram mais no país onde nasceram. Ainda segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, se pudessem, 47% dos jovens entre 15 e 29 anos, deixariam o país.

 

Se formos ainda mais fundo na busca por informações das cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros, é possível descobrir com informações do Colégio Notarial do Brasil que os cartórios emitiram 693 mil documentos para quem deseja estudar fora ou tirar a dupla cidadania em 2021. No mesmo período de 2020, haviam emitidos 299,5 mil documentos – ou seja, o número dobrou de um ano para o outro.

 

De forma geral, todas as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros conferem os mesmos direitos e deveres de um cidadão do país estrangeiro como, por exemplo, morar, trabalhar ou viajar sem a necessidade do visto.

 

É por isso que a seguir vamos falar sobre as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros nos últimos anos, mas fique atento, pois cada nação possui regras diferentes e específicas. Confira!

 

Entre as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros estão as europeias

 

Primeiramente é preciso lembrar que o Brasil foi colonizado pelos portugueses. Na sequência houve duas guerras mundiais onde muitos europeus, de diversos países, procuraram um recomeço em terras tupiniquins.

 

Segundo um levantamento da Eurostat, entre 2002 e 2017, mais de 170 mil brasileiros obtiveram cidadania europeia. Somente no último ano de estudo, 2017, foram 22.503 o número de cidadãos brasileiros que obtiveram cidadania de algum país europeu. Assim sendo essa é uma prova de que entre as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros estão as europeias.

 

Não há muitas novidades na lista europeia das cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros, mas apostamos que você está curioso para saber quais são. Descubra abaixo:

 

 

Portugal

O país assume o topo da lista uma vez que entre 2002 e 2017, 54.497 cidadãos brasileiros obtiveram a cidadania portuguesa. Podemos dizer que entre os principais motivos para essa busca estão a facilidade da língua, a ligação histórica e as mudanças na lei de nacionalidade dos últimos anos.

 

Nesse sentido, netos de portugueses, estar casado ou estar numa união estável por mais de três anos com um português, filhos de estrangeiros nascidos em Portugal, residentes há mais de cinco anos, judeus sefarditas e investidores podem entrar com a solicitação de cidadania.

 

Santuário de Fátima

 

Itália

Foram 30.294 concessões para a cidadania italiana entre 2002 e 2017. O número de cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros é alto devido a ligação histórica e pelo fato de o país não ter um limite de gerações para solicitar a cidadania.

 

A maior parte das cidadanias italianas solicitadas por brasileiros são através de descendência, mas, além disso, pessoas casadas com cidadãos italianos e aqueles que moram em território italiano por pelo menos 10 anos de forma legal podem solicitar a cidadania.

 

 

Espanha

A cidadania espanhola foi solicitada por 26.606 cidadãos entre 2002 e 2017. A crise econômica no Brasil e a ligação histórica com o país europeu estão entre os maiores motivos para tantos pedidos.

 

De acordo com o Consulado Geral da Espanha, aqueles que possuem direito à cidadania espanhola são os filhos e netos de pais espanhóis. Existem ainda outras exceções tais como os casos de adoção.

 

Basílica da Sagrada Família

 

Alemanha

Uma das cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros é a alemã, que foi concedida para 13.328 brasileiros entre 2002 e 2017. Os principais solicitantes da cidadania alemã são familiares de cidadãos alemães que foram para o Brasil durante e depois da Segunda Guerra Mundial. 

 

Portão de Brandenburgo

 

Reino Unido

As novas cidadanias no período de 2002 a 2017 alcançaram o incrível número de 12.130 brasileiros;

 

Stonehenge

 

França

Entre as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros também está o país francês. Aqui, 8.875 cidadãos do Brasil obtiveram a cidadania francesa entre 2002 e 2017.

 

 

Suíça

O número de brasileiros que solicitaram a cidadania Suíça foi 7.853 no período de 2002 a 2017.

 

Catedral de São Pierre

 

Cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros em outros continentes

Japão

Na Ásia, a liderança entre as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros é do Japão. Hoje, um dos passaportes mais almejados do mundo é o japonês. Ele está entre os seis mais poderosos e garante passe livre para EUA, Canadá, Austrália e China.

 

A Lei de Nacionalidade Japonesa determina que o cidadão decida entre a nacionalidade japonesa ou estrangeira antes de completar 20 anos, com exceção das pessoas que nasceram antes de 1985, quando ainda era permitida a Dupla Nacionalidade no Japão.

 

De acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, existem 1,5 milhão de cidadãos brasileiros com antepassados japoneses.

 

Monte Fuji

 

Agora que você já sabe quais são as cidadanias mais solicitadas pelos brasileiros, conta para a gente em qual deles é seu sonho fixar residência e onde você deseja obter a dupla cidadania.

 

Com informações de: gazetadopovo.com.br; infomoney.com.br; anoregsp.org.br; conexaoeuropa.com.br; eurodicas.com.br.

Leia nosso blog