EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são as 12 cidades mais baratas de Portugal para morar? (Parte I)

As cidades mais baratas de Portugal são perfeitas para os brasileiros que estão em busca da cidadania portuguesa e buscam uma nova localidade para chamar de lar. Quer saber quais são? Então confira o post que preparamos!

Com os pedidos de cidadania portuguesa feitos por brasileiros crescendo em ritmo acelerado, um dos primeiros pontos para quem quer morar fora leva em consideração, é o custo de vida no local escolhido e por isso a principal pesquisa é pelas cidades mais baratas de Portugal. 

 

O país lusitano, que possui 18 distritos (o equivalente aos nossos estados) e 308 cidades, oferece inúmeras opções de cidades mais baratas de Portugal, especialmente nas médias e pequenas localidades. 

 

Mas, antes de iniciar a sua pesquisa lembre-se de um conselho que sempre deixamos por aqui: ao se afastar das grandes cidades e locais turísticos, onde o custo de vida é mais alto e os preços chegam a dobrar, especialmente os dos aluguéis, você já conseguirá economizar bastante. 

 

E, nesse sentido, há ainda outro ponto positivo entre as cidades mais baratas de Portugal, pois a noção de distância e trânsito em Portugal é muito diferente do Brasil, justamente por ser um país menor, então mesmo morando mais afastado, em poucas horas você já conseguirá estar nos grandes centros urbanos. 

 

A seguir você conhece a nossa lista de cidades mais baratas de Portugal com base em cidades médias, com população menor a 100 mil habitantes, mas maior que 35 mil. Mas fique tranquilo, pois elas não deixam nada a desejar e oferecem infraestrutura e serviços, com hospitais, comércios, transporte, lazer, entre outros.

 

Cidade de Castelo Branco       

 

Descubra quais são as cidades mais baratas de Portugal

 

1º Bragança

No distrito de mesmo nome está a primeira das cidades mais baratas de Portugal, situada na região norte de Portugal. 

 

Com cerca de 35 mil habitantes, o local é repleto de belas paisagens compostas pelo Parque Natural de Montesinho, na região do nordeste transmontano. Além disso, a cidade oferece boa estrutura de saúde e lazer, com museus, jardins, teatro, todo o tipo de comércio, segurança e qualidade de vida. 

 

O principal destaque de Bragança é o preço da renda, o mais barato entre as cidades pesquisadas. Há ainda o fato de ser uma cidade bastante estudantil, o que torna o aluguel de quartos muito baratos. Entretanto, o ponto negativo é que apesar dos custos baixos, o salário na cidade é um dos menores do país, o líquido mensal é de 600 euros. Porém, você pode encontrar boas oportunidades de emprego durante a colheita da cereja, na área comercial e vendas.

 

Algumas informações úteis:

Aluguel T1 no Centro: 200 euros
Supermercado: 150 a 200 euros
Transporte: 24 euros

 

Cidade de Bragança

 

2º Castelo Branco

Bem próxima à fronteira com a Espanha, na região central de Portugal, está outra das cidades mais baratas de Portugal que tem ligação direta com Lisboa a 2h30 por trem.

 

Por lá você encontrará jardins barrocos, belas paisagens, rica cultura e centro medieval com muita história e cultura.

 

A infraestrutura local é excelente para se viver bem, como hospitais, comércio e serviços. Com cerca de 56 mil habitantes, ela se tornou uma opção muito comum para brasileiros que buscam moradia no país lusitano. Nos últimos anos, estima-se que cerca de 25% da população expatriada de Castelo Branco seja composta por brasileiros.

 

O salário médio mensal local não é dos mais atrativos, ficando próximo ao salário-mínimo português, mas há boas possibilidades de conseguir empregos em grandes fábricas.

 

Algumas informações úteis:

Aluguel T1 no Centro: 275 euros
Supermercado: 150 a 200 euros
Transporte: 25 euros

 

Cidade de Castelo Branco

 

3º Caldas da Rainha

Reconhecida pela UNESCO, em 2019, como a cidade criativa do Artesanato e Artes Populares, o local, no oeste do país lusitano, consegue deixar quem chega ali muito à vontade! A região também é muito conhecida pelas termas medicinais.

 

A 2h30 de carro de Porto, Caldas da Rainha está entre as cidades mais baratas de Portugal, pois o custo de vida não é alto, há boa infraestrutura, escolas de qualidade, segurança e tranquilidade e, ainda, a possibilidade de fazer tudo a pé! Outro ponto muito positivo é que a região oeste do país é conhecida por fornecer os maiores incentivos aos empreendedores locais. Falando nisso, há ofertas de emprego no turismo, especialmente no termal e no segmento de retalho.

 

Algumas informações úteis:

Aluguel T1 no Centro: 270 euros
Supermercado: 150 a 200 euros
Transporte: 22 euros

 

Cidade de Caldas da Rainha

 

4º Vila Real

No norte de Portugal essa ainda não é uma cidade muito procurada por quem deseja fazer turismo ou morar em grandes cidades, mas ela merece destaque por ser o local para entrada dos montes – especialmente como ponto de partida ideal para a rota do Vinho do Porto e o vale do Douro -, ter um agradável centro histórico, muitos espaços verdes, educação de qualidade e bom acesso à saúde.

 

Além de ser uma das cidades mais baratas de Portugal é uma cidade jovem – com atividades pensadas para eles, dinâmica e segura, com uma forte tradição acadêmica e uma vida cultural diversificada.

Apesar da oferta de emprego não ser tão grande assim, nesse local uma das principais atividades econômicas é a extração de granito. 

 

Algumas informações úteis:

Aluguel T1 no Centro: 283 euros
Supermercado: 150 a 200 euros
Transporte: 22 euros

 

Cidade de Vila Real

 

5º Covilhã

Covilhã é a principal porta de acesso à Serra da Estrela. A “Cidade Montanha de Portugal” – por estar localizada a 18 km do ponto mais alto de Portugal Continental – e dos desportos de neve é também considerada uma cosmopolita cidade universitária, pois conta com a Universidade da Beira Interior (UBI), sendo uma das cidades mais baratas de Portugal, especialmente para quem deseja estudar.

 

Muito bem localizada, a cidade de 51.800 habitantes, fica a exatamente 2h30 de distância, tanto do Porto, quanto de Lisboa.

 

A indústria forte é a de lã, mas o local possui áreas industriais e rurais, também com foco na atividade agrícola voltada para a produção de azeite, frutas e vinho.

 

Algumas informações úteis:

Aluguel T1 no Centro: 250 a 350 euros

Aluguel T2 no Centro: 350 a 550 euros

Aluguel T3 no Centro: 500 a 750 euros

 

Cidade de Covilhã

 

6º Leiria

No centro de Portugal, entre as cidades mais baratas de Portugal está essa que de acordo com um estudo nacional realizado pela empresa Bloom Consulting foi considerada a terceira melhor cidade do centro de Portugal para se viver.

 

O local fica muito próximo a famosas termas medicinais e belas praias, além de ter muita beleza natural e monumentos arquitetônicos.

 

Mesmo contando com um bom transporte público é comum que os moradores locais utilizem as ciclovias como meio de locomoção. 

 

Para finalizar, registrando taxas de desemprego abaixo da média nacional, o melhor local para conseguir um emprego é nas muitas indústrias.

 

Algumas informações úteis:

Aluguel T2: 360 euros 

E aí, está gostando da nossa seleção das cidades mais baratas de Portugal? E isso é só o começo, hein, na próxima semana tem mais!

 

Cidade da Leiria

 

Com informações de: aquilacompany.com.br; supercasa.pt; eurobrokers.pt; engelvoelkers.com; islasantarem.pt; vivernocentrodeportugal.com; jafezasmalas.com; aspasseadeiras.com.br; youtube.com; melhoresdestinos.com.br.

 

Leia nosso blog