EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são as 10 cidades pequenas mais românticas da Itália (Parte II)

Se você está em busca do cenário para fazer a viagem perfeita com seu amor, nós te damos dez!!! Conheça as cidades pequenas mais românticas da Itália.

Conforme prometido, no post de hoje você continua uma viagem deliciosa pelas cinco últimas cidades pequenas mais românticas da Itália, para concluir a nossa lista de 10 lugares para lá de românticos na terra da bota. Vamos conferir?

 

6- Alberobello

No coração do Valle d’Itria tem um lugar encantador considerado um dos patrimônios da Unesco desde 1996. Ela é destino ideal para quem procura um passeio simples, mas cheio de encantos.

 

Essa é uma das cidades pequenas mais românticas da Itália pelo seu estilo único, beleza rústica e ancestral devido ao formato de suas casinhas. A “Terra dei Trulli” são construções datadas do século 15, no formato de cone pintadas de branco. Muitos tetos foram decorados com símbolos solares, religiosos, folclóricos e até astrológicos. Estima-se que nos tetos dos trulli existam mais de 200 símbolos diferentes.

 

A lenda diz que os habitantes construíram suas casas para evitarem as altas taxas de moradia impostas por um antigo rei espanhol que dominava a região. Com o teto feito de pedras encaixadas e em formato cônico, era fácil para os moradores retirarem as pedras quando o funcionário do governo viesse cobrar o imposto. Simples: sem teto não existe casa. Assim eles evitavam o pagamento e quando o cobrador fosse embora, bastava remontar o teto.  Interessante, não é mesmo?

 

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Lombardia – Lago Di Como

No Norte da Itália, na região mais rica do país, está situado esse destino hipnotizante, bem pertinho da fronteira com a Suíça.

 

Esse é o 3º maior lago da Itália com 146 km2, 416 metros e faz o formato da letra Y.

O lugar é um refúgio de luxo e destino VIP que atrai, inclusive, muitos artistas devido aos palácios, hotéis, igrejinhas, casas coloridas, spas, restaurantes e parques. 

 

7- Lecco

É panoramicamente a mais bela cidade no Lago Como, onde Adda deixa o rio Lario, formando o Lago Garlate, e há em torno um grupo de montanhas rochosas

 

Escolhemos a cidade justamente por ser conhecida mundialmente como a cidade do livro “Os Noivos”, o romance histórico italiano de Alessandro Manzoni que tem sido chamado de o romance mais famoso e lido na língua italiana. Inspirador né?! O mais legal é que é possível fazer um itinerário pelos lugares ligados a esta obra literária.

 

Ah, e se vocês forem um casal aventureiro aproveitem para praticar esportes aquáticos, como kitesurf, windsurf ou vela. 

 

Mas a dica é ir durante a primavera ou verão, pois no inverno, a neblina ou a neve podem esconder a beleza local.

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Basilicata

Na região Sul da Itália é uma das menos conhecidas da Bota.

 

8- Matera

Prepare-se, pois essa é uma das cidades pequenas mais românticas da Itália mais diferentes de tudo o que você pode imaginar, permitindo aos apaixonados cenários românticos enigmáticos e encantadores.

 

Esculpida na pedra, a cidade é uma das mais antigas e lindas de toda a Itália. Justamente por isso também ganha o nome de “Cidade Subterrânea”. Não é à toa que já foi cenário de muitos filmes e também tem o fato de ter sido eleita a Capital da Cultura Europeia em 2019 e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993. 

 

A cidade baixa tem um lado rústico e cavernoso, uma vez que foi construída na borda de um desfiladeiro rochoso ainda na pré-história. Já a cidade alta é mais central e mais movimentada. O fato de parecer ter parado no tempo e intocada ao longo dos séculos, com igrejas rupestres e museus, é perfeito para fazer passeios a pé de mãos dadas.

 

Para chegar lá fique atento, pois a região de Basilicata que não tem aeroporto. O mais próximo fica em Bari, na Puglia, a 66 quilômetros.

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Basilicata na Ligúria – Cinque Terre

A beleza das cinco aldeias, Parque Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO, situadas na costa do Mar Mediterrâneo, é simplesmente indescritível. As casas e ruas com suas cores vívidas contagiam e é destino ideal para quem quer fazer caminhadas e observar a natureza. 

 

É possível chegar lá pelos aeroportos de Gênova, Pisa, Roma, Florença e Nice, e também há uma conexão ferroviária entre La Spezia e Levanto que para em cada uma das aldeias.

 

9- Riomaggiore

Essa é uma das cidades pequenas mais românticas da Itália que faz parte da via dell’Amore, roteiro procurado por casais do mundo todo que é perfeita para ser feita a pé e proporciona um cenário paradisíaco.

 

A primeira aldeia que as pessoas veem, com suas casinhas coloridas de duas portas construídas verticalmente devido às encostas íngremes, tem notícias e registros que datam de 1251. No local você irá passear com seu amor por ruelas, tirar fotos do visual incrível e ainda poderá dividir o famoso cone com frutos do mar fritos.

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Umbria

Localizada no coração da Itália, cada cidade possui suas particularidades: história, tradições, natureza, vilas medievais, sítios arqueológicos, lugares espirituais e enogastronomia.

 

10- Orvieto
Construída no topo de um paredão de rochedos de mais de 300 metros de altura, essa é outra das cidades pequenas mais românticas da Itália onde parece que você se transportou para a época medieval. Ela está bem preservada, não é lotada e abriga algumas atrações especiais com inúmeras construções históricas.

 

O local foi a capital dos Etruscos nos séculos VI e VII a.C., depois se transformou num centro romano, tornando-se um burgo e em 1354 foi anexada ao território papal. Um dos melhores passeios é a vista lá do alto da colina de tirar o fôlego. 

 

As opções de restaurantes nessa região são bem grandes então é possível desfrutar de uma típica refeição do século 16. Falando em gastronomia, aproveite para passear pelos vinhedos e adegas. A dica é degustar com seu amor o excelente vinho branco que eles produzem ali e que é chamado Orvieto.

 

 

Conheça outras cidades pequenas mais românticas da Itália

Você não se contentou só com as 10 cidades pequenas mais românticas da Itália? Então aqui abaixo estão outros lugares tão encantadores quanto os que citamos acima! Confira!!!

 

Taormina 

Ravello

Modena

Positano

Perúgia 

Sorrento

Vernazza

Taranto

Aci Trezza

Sauris

Chianti

San Gimignano 

Montalcino

Montepulciano

Pienza

 

 

Conta para a gente, qual dessas 10 cidades pequenas mais românticas da Itália chamou a sua atenção? E se fosse fazer um roteiro perfeito para casar-se de forma intimista ou ainda fazer a lua de mel ou quem sabe tirar férias com a sua amada, como seria? 

 

Com informações de: ansabrasil.com.br; guiaviajarmelhor.com.br; istoe.com.br; aresdomundo.com; viajoteca.com; passeiosnatoscana.com; brasilnaitalia.net; mondayfeelings.com; viagemeturismo.abril.com.br; viajandoparaitalia.com.br; viajarpelomundo.com; post-italy.com; youmustgo.com.br.

Leia nosso blog