EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são as 10 cidades pequenas mais românticas da Itália (Parte I)

Se você está em busca do cenário para fazer a viagem perfeita com seu amor, nós te damos dez!!! Conheça as cidades pequenas mais românticas da Itália.

Esse é um artigo especial, dividido em duas partes, sobre as cidades pequenas mais românticas da Itália para aqueles que desejam realizar um casamento intimista, desfrutar de uma lua de mel em meio a cenários paradisíacos ou simplesmente aproveitar as férias ao lado de quem se ama, pois nós acreditamos que todos os casais merecem, ao menos uma vez na vida, visitar o país da bota!

 

As cidades pequenas mais românticas da Itália têm atrativos para todos os tipos de casais e todas merecem ser conhecidas: praia, montanha, vales, alpes, restaurantes de alto nível, hotéis incríveis, castelos, centros históricos, arquitetura rústica, construções medievais e muito mais! 

 

Bom, não é à toa que recentemente a Itália foi citada como um dos lugares mais apaixonantes do mundo pela revista de prestígio Culture Trip. Então nossa primeira dica é planejamento, pois as distâncias na Itália não são tão grandes, ou seja, dá para fazer um passeio por várias das cidades pequenas mais românticas da Itália em uma mesma viagem. Pronto para se programar para viver experiências únicas em casal? Vamos lá!

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Toscana 

Sem sombra de dúvidas, a Toscana é uma das regiões mais visitadas da Itália e grande parte dos turistas são casais. Essas visitações são relacionadas aos itinerários sugestivos, paisagens maravilhosas e roteiros românticos inesquecíveis, porém cada cidade possui características únicas e são encantadoras de formas diferentes.

 

1- Bagno Vignoni

A pequena comuna é uma das mais famosas do Val D’Orcia, fazendo parte da cidade de San Quirico d’Orcia, na província de Siena.

 

Suas origens são muito antigas, pois foi construída na época medieval e isso é justamente um dos fatos que a faz perfeita para um passeio romântico, pois parece cenário de um filme!

 

Entretanto, sua fama se dá ao fato de ter sido construída a 303 metros acima do nível do mar em torno de uma fonte termal natural de origem vulcânica, com formato retangular, chamado de “Piazza delle Fonti”. Essa piscina não é aberta ao público, mas no entorno da cidade os complexos hoteleiros oferecem banhos termais gratuitos.

 

 

2- Lucignano

Entre Siena e Arezzo está localizada essa pequena vila. Chegar ali é fácil, são 47 km de Siena, pela E-78 e a 88 km de Florença, pela A-1.

 

Ali no topo de uma colina só a vista para a área de Val di Chiana já é algo belíssimo, especialmente nos dias ensolarados e de céu azul. Entretanto, o mais surpreendente é o urbanismo medieval até hoje intacto com ruas elípticas, vielas intramuros e anéis concêntricos, tudo isso faz com que você pense que está em um lindo labirinto.

 

Mas, a parte romântica do passeio fica por conta da Árvore da Vida, também conhecida como a Árvore do Amor ou Árvore de Ouro. Um verdadeiro tesouro, uma vez que é feita de joias como corais e cristais. Ela levou mais de 120 anos para ser completada e conta com impressionantes 2,60 de altura. Essa obra-prima pode ser apreciada no Museo Comunale di Lucignano, na sala IV. Esse relicário realizado entre os séculos 14 e 15 foi construído com significados religiosos, mas com o passar do tempo, as pessoas começaram a acreditar que a tal árvore fazia o amor durar, por isso a tradição de casais apaixonados ou recém-casados irem até a árvore para pedir proteção, um amor duradouro e feliz. Dessa forma, agora ela guarda muitas promessas de amor dos casais apaixonados.

 

 

3- Lucca
Chegar em uma das cidades pequenas mais românticas da Itália é fácil, o aeroporto mais próximo é o de Florença e, partindo de carro da mesma cidade, são 78 km. E antes de mais nada, uma dica importante: se for durante o inverno, verifique as condições de neve e chuvas, pois os passeios são feitos a céu aberto. 

 

O local não é muito turístico, então é perfeito para os casais que buscam aquele climinha mais intimista! Há muitas palavras para definir a cidade: histórica, medieval, pitoresca, intensa, encantadora, inspiradora e romântica. 

 

A arquitetura local é uma das mais requintadas de toda a Toscana e destaca a verdadeira essência italiana, por isso, ao fazer um passeio por ali parecerá que você voltou no tempo. São 16 muralhas preservadas e baluartes ao redor da cidade velha cheia de igrejas, praças e torres! Ainda nesse sentido, dar uma voltinha completa em torno do muro de Lucca, que tem mais ou menos 4 quilômetros de extensão e 12 metros de altura, seja de mãos dadas com seu amor ou até de bicicleta, é quase que obrigatório!

 

Além disso, o destino se destaca por ter grande valor para quem gosta de arte, música e de comer uma boa pasta e degustar deliciosos produtos locais.

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Calábria

No sul da Itália, no mapa ela é a “ponta” da bota.

 

4- Tropea

Para começar, a vila é incrível porque foi erguida no alto de um paredão rochoso e tem ainda mais charme com seu mar azul de águas cristalinas e areia branquinha. Dessa forma a cidade está dividida em duas partes: a parte de cima, chamada de Superiore, onde fica o centro histórico da cidade, enquanto isso, na parte inferior você vai encontrar a Marina.

 

Já o romantismo fica por conta das lindas vistas do pôr do sol que podem ser acompanhadas de uma das pontes ou dos terraços à beira-mar ou ainda convidar seu amor para fazer um passeio de barco.

 

Outro motivo para ser uma das cidades pequenas mais românticas da Itália se dá ao fato de que foi eleita, em 2021, como o mais lindo vilarejo do país, num concurso feito pela emissora italiana Rai em conjunto com a Associação das Aldeias Mais Linda da Itália.

 

 

Cidades pequenas mais românticas da Itália na Púglia

Essa região é ainda pouco explorada por turistas de países não europeus e geograficamente é conhecida como o salto da Itália.

 

5- Otranto

Esse oásis da natureza foi uma ponte entre o Ocidente e o Oriente Médio e fica a 200km de Bari, capital da região de Puglia, ou seja, cerca de 2 horas de carro até lá.

 

A cidade, província de Lecce, fica bem no calcanhar da bota da Itália e é uma mistura perfeita entre cultura, cidade histórica e praias de águas cristalinas. Colonizada pelos gregos, a cidade lembra muito a arquitetura grega. O centro histórico é todo murado, fortificado, e fica aos pés do Castello Aragonese. E por falar nisso, a vista mais bonita do porto é da parte de cima do Aragonese.

 

Se você busca romance nessa que é considerada uma das cidades pequenas mais românticas da Itália, experimente fazer como os moradores locais e se sentar nas calçadas ou nos banquinhos e ficar observando o estilo italiano ou ainda fazer um passeio no lago Alimini.

 

 

Nossa, essa lista está demais, não é mesmo? E ainda não acabou, na semana que vem tem mais! Não perca o nosso próximo post e confira quais são as outras cidades pequenas mais românticas da Itália. 

Com informações de: ansabrasil.com.br; guiaviajarmelhor.com.br; istoe.com.br; aresdomundo.com; viajoteca.com; passeiosnatoscana.com; brasilnaitalia.net; mondayfeelings.com; viagemeturismo.abril.com.br; viajandoparaitalia.com.br; viajarpelomundo.com; post-italy.com; youmustgo.com.br.

Leia nosso blog