EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como os portugueses celebram a Páscoa?

Os portugueses celebram a Páscoa de Norte a Sul de maneira única. Confira as principais tradições e costumes!

 

Acredite se quiser, mas os portugueses celebram a Páscoa com tradições e costumes que se mantêm intactos até hoje, afinal essa é uma das datas mais queridas para a população. No país europeu, há um sentido religioso muito mais profundo do que no Brasil.

 

Um bom motivo que faz com que os portugueses celebrem a Páscoa de maneira tão entusiasmada se deve ao fato de o país lusitano estar entre os mais religiosos da Europa, ocupando a 9.ª posição da lista em 2018. Agora, a porcentagem daqueles que se dizem católicos por lá supera 90% da população.

 

Ainda nesse sentido, no país lusitano o simbolismo original da data permanece e se sobrepõe aos apelos comerciais. Nos supermercados há poucas áreas reservadas aos produtos de Páscoa como os ovos e coelhinhos. Na verdade, eles dão lugares a amêndoas brancas ou coloridas com cobertura de açúcar, chocolate ou canela.

 

Procissões, atividades lúdicas, missas, jejum, trocas de presentes e mesa farta são só algumas das coisas que você encontrará em nosso país irmão. Quer saber tudo sobre as comidas típicas e como os portugueses celebram a Páscoa de maneira diferente entre as regiões do país? Então confira:

 

 

Com que pratos os portugueses celebram a Páscoa?

Em Portugal é comum que os católicos iniciem um jejum na Quarta-feira de Cinzas e que dura 40 dias. Nesse período evitam o consumo de carne à sexta-feira. O jejum só é quebrado no Domingo de Páscoa, quando eles celebram a ressurreição e aproveitam para se reunir com a família e demonstrar fartura na mesa com pratos doces e salgados.

 

Ah, você sabia que diferentemente do Brasil, no lugar do bacalhau, o Domingo de Páscoa em Portugal é celebrado com carne vermelha? Pois é!

 

Na Páscoa portuguesa, os chocolates geralmente são oferecidos às crianças. Já os adultos acabam fazendo pratos típicos e doces para confraternizar. O cardápio dos portugueses que celebram a Páscoa pode variar de acordo com cada região, mas a lista de iguarias é muito saborosa: cabrito, leitão, chanfana, bacalhau, folares, pão de ló, bolos fintos, empanadilhas, queijadas, broas, bolos de azeite, amêndoas e, claro, os ovos de chocolate.

 

FOLAR

O Folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal com formato grande e arredondado. Ele é confeccionado com uma base de água, sal, ovos, farinha de trigo e recheado de diversas formas. Seu significado está ligado à amizade e à reconciliação, sendo um forte símbolo do espírito da Páscoa para os portugueses. 

 

Ele pode ser encontrado de diversas formas:

– Pão da Páscoa: uma massa doce e seca, com um leve toque de canela e erva doce, enfeitado com ovos cozidos ainda na casca.
– Olhão: camadas de massa intercaladas com manteiga, canela e açúcar amarelo que, no forno, resultam numa calda tipo caramelo

– De carne: uma massa única que parece uma mistura de pão e brioche, generosamente recheada com vitela, frango, porco, coelho, salpicão e presunto.

 

 

CABRITO OU BORREGO (o carneiro com menos de 1 ano)

Assado lentamente em forno a lenha, depois de estar há vários dias marinando em vinho e alho. É servido com batata assada e arroz.

 

AMÊNDOAS

Seu significado está vinculado ao mesmo dos ovos de Páscoa: da renovação e da fertilidade. Elas são um clássico e no Minho havia uma tradição em que jovens mulheres ofereciam ovos aos rapazes, esperando que eles lhes oferecessem amêndoas. 

 

Alguns locais do país, como Alcobaça ou Torre de Moncorvo, ainda há a fabricação artesanal das amêndoas de Páscoa. Elas são enroladas à mão em uma calda de açúcar durante uma semana e o resultado é uma verdadeira obra de arte rendada. 

 

 

Como os portugueses celebram a Páscoa de acordo com a região?

BRAGA

Todos os anos, durante a Semana Santa, os portugueses celebram a Páscoa na cidade realizando algumas de suas maiores cerimônias e recebem milhares de visitantes.

 

Por lá, a Páscoa é comemorada de diferentes maneiras, mas uma coisa é certa, a cidade fica repleta de incenso, altares, flores, luzes e faixas roxas. Talvez os eventos mais famosos sejam:
– A Procissão da Burrinha, onde a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burrinha;

– Procissão de Transladação da Imagem do Senhor dos Passos;

– Domingo de Ramos com missa, bênção e procissão de ramos;

– Procissão do Senhor “Ecce Homo” ou dos “Fogaréus” em que se personifica os penitentes e evoca o julgamento de Cristo; 

– Compasso Pascal.

 

 

ÓBIDOS

Na Páscoa, a vila volta a ser palco de tudo que remete a história e religiosidade do país e apresenta um dos melhores programas para a Semana Santa para quem está em terras lusitanas e deseja saber como os portugueses celebram a Páscoa

 

As atividades locais são:

– Procissão Penitencial da Ordem Terceira de S. Francisco: conhecida também como a procissão da rapaziada, nela desfilam vários andores decorados com flores;

– Procissão do Senhor Jesus dos Passos: cortejo com a figura tradicional do “gafaú”, que caminha descalça, com a cabeça envolvida por um pano e transporta um instrumento musical, conhecido por “serpentão”. Esta figura representa o carrasco, que caminha à frente da procissão que acompanha o condenado anunciando à multidão que a aproximação do mesmo está para muito breve.

– Procissão do Enterro do Senhor: a multidão percorre a cidade apenas com as luzes dos archotes que ficam nas mãos dos mais jovens, colocados em pontos estratégicos do percurso.

 

 

LISBOA E PORTO

Nas principais cidades do país, os portugueses celebram a Páscoa com atividades mais divertidas e direcionadas especialmente às crianças como, por exemplo, as caças aos ovos, a visita do coelho e as oficinas da Páscoa.

 

ALENTEJO

Os portugueses celebram a Páscoa especialmente no Castelo de Vide e em suas ruas íngremes. 

 

O grande destaque vai para:
– Bênção dos Cordeiros: simboliza o momento em que os judeus saíram do Egito e mataram cordeiros untado as portas das casas com o seu sangue, para que assim não matassem os primogénitos dos hebreus. Na cidade há ainda outros componentes cristãos como forma de realçar ambas as culturas.

– Chocalhadas: durante a noite, centenas de pessoas juntam-se no Lageado com chocalhos de várias formas e criam um ruído característico e envolvente que serve de “oração” durante o Cortejo de Aleluia.

– Festa das Flores.

 

 

OUTRAS ALDEIAS

Nesses locais, em especial, é tradição entre os portugueses que celebram a Páscoa oferecer uma prenda aos afilhados. As crianças recebem amêndoas ou ovos de chocolate e, por outro lado, elas devem oferecer aos padrinhos um ramo de oliveira ou de violetas no Domingo de Ramos.

 

Além disso, eles recebem o Compasso para benzer suas casas e famílias e para beijar a Cruz, que simboliza amor ao semelhante. Há ainda aldeias nas quais a Páscoa é celebrada com procissões, vigílias noturnas e representações.

 

 

O que você achou de como os portugueses celebram a Páscoa? Participou de alguma outra tradição ou costume diferente? Então conta para a gente aqui nos comentários.

 

Com informações de: semanasantaobidos.pt; cultuga.com.br; natgeo.pt; tasteoflisboa.com; metropoles.com.

 

Leia nosso blog