EnglishItalianPortugueseSpanish

share

As cidades europeias são Bike-Friendly?

Se você é um adepto do transporte mais ecológico do mundo e pensa em um dia ir para a Europa, então, com certeza, deve estar se perguntando se as cidades europeias são Bike-Friendly. É o que a gente te responde a seguir. Vem conferir!

Saber se as cidades europeias são Bike-Friendly é um dos principais questionamentos feitos por aqueles que utilizam o transporte mais ecológico do mundo e que estão com uma viagem internacional marcada.

 

Dessa forma, aqui já podemos te adiantar que sim, as cidades europeias são Bike-Friendly, pois de forma geral essa é uma inquietação de grande relevância para as cidades do mundo que estão preocupadas com o planeta e que desejam ser cada dia mais sustentáveis.

 

Para quem ama pedalar, o cenário ideal envolve percursos metropolitanos com ciclovias extensas e em excelente estado de preservação, infraestrutura para ciclistas, serviços de compartilhamento de bicicletas e por que não uma vista incrível das melhores paisagens que só Velho Continente pode oferecer?

 

Como afirmar que as cidades europeias são Bike-Friendly?

 

Mas o que de fato é preciso ter e considerar para que possamos afirmar que as cidades europeias são Bike-Friendly? As características de um local como esse envolvem:

– Longa malha de ciclovias;

– Tráfego ordenado;

– Ruas tranquilas;

– Arquitetura urbana que favorece o deslocamento a pé;

– Infraestruturas de estacionamento adequadas e acessíveis. 

– Transporte público bem conectado com ciclovias;

– Sistema de “bike sharing”, ou seja, viabilidade para a alta utilização de bikes compartilhadas que seja acessível, prática e que cubra a cidade inteira.

 

Em resumo, uma cidade bike-friendly deve prover a melhor estrutura para quem pedala e fazer com que todos os tópicos citados acima funcionem em sintonia. Dessa forma, a cidade se tornará mais diversificada, com pessoas caminhando e pedalando e o governo terá uma população mais saudável que reduzirá os gastos públicos com saúde.

 

E não somos nós que criamos esse tópico não. Esse levantamento faz parte de um índice da Copenhagenize Design Company, uma empresa dinamarquesa com sede em Copenhague, Bruxelas e Montreal que faz um estudo super respeitado sobre o uso da bicicleta e o quanto uma cidade pode ser considerada Bike-Friendly.

 

Índice da Copenhagenize Design Company

 

O trabalho compreende analisar diversos fatores compilados em forma de pontos percentuais e os resultados são divulgados a cada dois anos, através de um ranking com as 20 cidades mais amigas das bicicletas em todo o mundo.

 

Além disso, eles atuam em conjunto com governos para orientar sobre como eles podem conquistar espaços urbanos mais aptos para ciclistas, propondo soluções de planejamento, urbanismo e comunicação.

 

Dessa forma são coletados dados de mais de 600 cidades, que tenham a partir de 600 mil habitantes, em todos os continentes. Na sequência do trabalho, apenas as cidades que tenham uma cota modal de bicicletas acima de 2% são colocadas na próxima rodada. De acordo com a companhia, chegaram a essa etapa 115 cidades que receberam pontuação entre zero e quatro em 13 itens.

 

Os parâmetros compreendem, entre outros pontos, a infraestrutura urbana para bicicletas, os indicadores de segurança, e até mesmo o equilíbrio de gêneros entres os usuários do modal.

 

Em 2019, a empresa passou a usar também um sistema de bônus. Cidades que empreenderam grandes esforços ou alcançaram resultados expressivos para se tornarem Bike-Friendly são recompensadas.

 

 

Cidades europeias são Bike-Friendly – Ranking das cidades europeias mais amigas das bicicletas em todo o mundo

Uma prova de que as cidades europeias são Bike-Friendly está no fato de que das 15 cidades listadas no índice apenas a 12ª posição, Bogotá na Colômbia, não faz parte do continente europeu.

 

Pronto para confirmar que as cidades europeias são Bike-Friendly e escolher o seu próximo destino?

 

1 – Copenhague, Dinamarca

Com 90,2% de pontos, a capital dinamarquesa ocupa a primeira posição entre as cidades europeias que são Bike-Friendly. Também pudera, nos últimos dez anos, mais de 134 milhões de euros foram investidos em infraestrutura para bicicletas em Copenhague. Atualmente, a magrela é o principal meio de transporte para mais da metade da população – sejam pessoas comuns ou funcionários do estado – e mais, seja para levar as crianças para escola ou até para sair à noite em algum barzinho. A cidade é tão perfeita para os amantes da bicicleta que frequentemente são inauguradas ciclovias elevadas, pontes para pedestres e bikes e tempo dos semáforos e projeções de fluxo com base no veículo ecológico.

 

 

2 – Amsterdã, Holanda

A cidade foi vice-campeã no ranking, com 89,3%. Por lá há ruas adaptadas para o tráfego sobre duas rodas com ciclovias, corredores compartilhados, postos de aluguel e de guarda, trânsito calmo, ótimas estruturas para estacionar as bikes e até sinais especiais. E mais: o uso de carros é desencorajado com altos preços de estacionamento! Dados apontam que 60% das viagens urbanas acontecem de bicicleta. Em 2005, por exemplo, eles disponibilizaram um mapa da cidade especial para ciclistas.

 

 

3 – Utrecht, Holanda

A quarta maior cidade da Holanda conquistou a medalha de bronze no ranking. Um bom exemplo da razão que ela ocupa essa posição está no fato de que ela possui o maior estacionamento de bicicletas a céu aberto do mundo, com 12.500 vagas. Ah, e as primeiras 24 horas do estacionamento são gratuitas. E não para por aí, pois a prefeitura já trabalha para construir outras milhares! E se você for até Utrecht fique atento à sinalização, pois ela é dedicada aos ciclistas, o “Flo” é um sistema que detecta a velocidade de cada ciclista e indica se ele deve aumentar ou diminuir o ritmo para pegar o próximo semáforo verde. Muito legal, né?!

 

4 – Antuérpia, Bélgica

Na segunda maior cidade do país-sede da União Europeia, o sistema de aluguel de bicicletas é extremamente eficiente, a ponto de ser considerado o melhor transporte público da cidade. Além disso, há ainda amplos estacionamentos ao redor da cidade e da estação de trem local.

 

 

5 – Estrasburgo, França

O relevo plano da cidade é simplesmente perfeito para passear com a sua magrela.  Talvez uma das coisas mais legais de lá é que as bikes são incorporadas aos roteiros turísticos locais. Nos últimos anos foram construídos 536 km de pistas e, atualmente, as bicicletas respondem por 15% dos deslocamentos diários no centro da cidade e a 8% na área metropolitana. 

 

 

6 – Bordeaux, França

Na cidade do vinho, o cicloturismo é forte: são 200 quilômetros de ciclovias que permitem que você siga a rota do vinho. Além disso, ela está entre as cidades europeias que são Bike-Friendly, pois conta com um eficiente sistema de compartilhamento de bikes. Ainda de acordo com a Copenhagenize, a cidade tem investido de forma brilhante em ciclovias e ciclofaixas.

 

 

7 – Oslo, Noruega

A capital da Noruega conta com uma extensa e bem sinalizada malha de ciclovias intercaladas com outros modais de transporte público. É possível conhecer praticamente toda cidade pedalando em segurança.

 

 

8 – Paris, França

Ela não é só a cidade do amor, mas também um dos melhores destinos com sistemas de bike sharing do mundo, provando que as cidades europeias são Bike-Friendly. O compartilhamento de bicicletas local é chamado Velib, está ativo desde 2007 e atualmente oferece mais de 20.000 veículos em cerca de 1.800 estações-racks.

 

 

9 – Viena, Áustria

Lá, as magrelas são amparadas por lei e seu uso é incentivado pelo Governo. A capital austríaca oferece mais de 1.200 km de ciclovias, compartilhamento público de bicicletas, faixas preferenciais para ciclistas e transporte de bicicleta permitido pelo metrô.

 

 

10 – Helsinki, Finlândia

Cidades europeias são Bike-Friendly e Helsinki oferece passeios por lugares incríveis, como o arborizado Parque Central, ou seguindo as margens do rio Vantaa. A cidade vem tomando uma série de medidas para subir cada vez mais alto no ranking das cidades Bike-Friendly. Uma delas é a preferência que as bicicletas têm em relação aos carros em cruzamentos. Além disso, a qualidade de suas vias também é um diferencial. A recém-construída ciclovia de Baana é considerada uma das mais belas da Europa.

 

 

11 – Bremen, Alemanha

O local implantou vias compartilhadas entre os modais urbanos e bikes, e determinou zonas livres de carros. Atualmente, 25% dos deslocamentos na cidade são feitos em bicicletas.

 

 

13 – Barcelona, Espanha

Essa é mais uma das cidades europeias que são Bike-Friendly por contar com várias ciclovias que rodeiam toda a área metropolitana da cidade, chamada de “anel verde”, uma ampla rede de aluguel de bikes e mais de 3 mil vagas de estacionamento para bicicletas nas ruas e garagens subterrâneas.

 

 

14 – Liubliana, Eslovênia

A maior cidade da Eslovênia está entre as cidades europeias que são Bike-Friendly, pois o modal tem 12% de participação nos deslocamentos da população, que dispõe de mais de 200 km de ciclovias. Nesse sentido há fortes movimentos políticos trabalhando para que Ljubljana se estabeleça como um grande exemplo mundial sobre as duas rodas, tanto é que as infraestruturas amigáveis ​​para bicicletas estão em constante crescimento. Outro motivo de orgulho da capital eslovena é o eficiente sistema de aluguel de bicicletas.

 

 

15 – Berlim, Alemanha

Para começar, a topografia local é vantajosa para quem ama andar de bicicleta. A cidade é totalmente equipada com ciclovias, estacionamentos em todo lugar, aluguel de bikes, e pontos de conexão com outros modais urbanos que lembram outros locais como Amsterdã e Copenhague. Ah, e quem quiser pedalar aqui contará com um sistema incrível de semáforos equipados com sinal luminoso para ciclistas. Alguns dados estimam que haja mais de 400.000 ciclistas urbanos todos os dias por 160 quilômetros de ciclovias espalhadas pela cidade! 

 

 

Agora que você já sabe quais são os melhores destinos para quem é amigo das magrelas, conta para a gente nos comentários em quais dessas cidades europeias que são Bike-Friendly você ficou com vontade de dar umas pedaladas

 

Com informações de: revistabicicleta.com/exame.com; blog.entretrilhas.com.br; fortraveladvicelovers.com; conexaoplaneta.com.br; guiadasemana.com.br; momondo.com.br.

 

Leia nosso blog