EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Onde estudar gastronomia na Itália

Estudar gastronomia na Itália é o sonho da maioria das pessoas que desejam se tornar chefs. Justamente por esse motivo, a seguir nós te mostramos as melhores escolas do país.

Se você acredita que cozinhar é algo que deve ser levado a sério, então talvez esteja pesquisando quais são as melhores escolas de gastronomia do mundo. Ainda nesse sentido, que tal apostar na prática e estudar gastronomia na Itália?

Acontece que justamente quando pensamos nas artes gastronômicas, a Itália logo vem à mente. Afinal, aqueles que possuem o sonho de estudar gastronomia na Itália já sabem que a culinária italiana é repleta de cultura, rica em tradição, criatividade e diversidade. Tudo isso somado ao fato de que o país é berço de personalidades importantes para a história da profissionalização da cozinha e conta com chefs ilustres de renome internacional.

Dessa forma, o país oferece uma ampla gama de cursos para atender diversas funções ligadas à cozinha que vão desde cursos de qualificação básica, diversos aperfeiçoamentos e até Masters especializados. Dessa forma, os preços variam de acordo com a instituição e o curso escolhido. Outra informação bacana é que muitos deles oferecem até mesmo aulas em inglês.

Nas aulas ministradas para aqueles que vão estudar gastronomia na Itália estão desde ensinamentos básicos sobre a história da culinária, execução de técnicas, réplica dos pratos mais famosos do mundo, criação de receitas originais e até mesmo oportunidades de estágio aos alunos.

Como cresceu o número de pessoas interessadas em estudar gastronomia na Itália, muitas delas ainda têm dúvida se, de fato, vale a pena investir em um curso, afinal, esse é um investimento que requer um bom planejamento, não é mesmo? Abaixo a gente te conta tudo sobre as aulas e os cursos. Confira!

 

 

Onde estudar gastronomia na Itália e suas abordagens à arte culinária

Confira abaixo a lista completa dos melhores cursos e instituições para quem quer estudar gastronomia na Itália.

 

ALMA La Scuola Internazionale di Cucina Italiana

Uma das escolas de culinária italiana mais famosas do mundo está localizada em Parma, especificamente dentro da Reggia di Colorno, um monumento altamente representativo da região. Só para se ter uma ideia, a ALMA foi fundada pelo município em colaboração com o maior chef italiano de todos os tempos, Gualtiero Marchesi, que também foi seu primeiro reitor.

Atualmente, a escola conta com um corpo docente internacional de prestígio e parcerias que ajudam a posicionar seus alunos no mercado de trabalho. Como resultado, existem agora ex-alunos que se formaram e se tornaram muito famosos, como o Chef Rubio, um dos chefs mais celebrados da Itália. Além de cursos que abrangem todas as áreas da gastronomia, há também programas voltados para bartending, formação de sommelier, administração e serviço de restaurante.

 

 

Leia também:
Bolsa de estudos na Itália: como conseguir

Apicius International School of Hospitality

Localizada em Florença, ela foi fundada em 1997 e faz parte da Universidade de Artes de Florença (FUA), sendo a primeira escola internacional de hospitalidade da Itália. Atualmente seu segmento é voltado para culinária, vinho e hospitalidade. 

Sendo uma das instituições mais respeitadas mundialmente, como uma líder em educação acadêmica e profissional, o local segue uma estrutura acadêmica de palestras, oficinas e seminários em seus três locais distribuídos pela cidade. Eles oferecem dois diplomas de bacharelado de quatro anos, um em Hospitalidade e outro em Estudos de Alimentos e Vinhos. Também são oferecidos programas profissionais de 1 a 2 anos com certificado que combinam aprendizado experimental em sala de aula com experiência prática na comunidade local.

Outras informações importantes é que a Apicius possui instalações de última geração, que incluem os laboratórios de aprendizado Ganzo, Dimora e Sorgiva, que vinculam os alunos à comunidade local para que eles obtenham experiência em hospitalidade, catering e administração. A escola também tem sua própria pastelaria, a Fedora, que mostra o trabalho dos alunos.

 

 

Food Genius Academy (FGA)

Se você optar por estudar gastronomia na Itália, especificamente em Milão, é importante destacar que esta é uma das escolas de culinária mais celebradas e respeitadas do país. As instalações são realmente impressionantes!

Com 750m² de área, possuem laboratórios totalmente equipados com equipamentos e utensílios de cozinha industrial de primeira linha. Oferecem cursos e workshops para amadores, profissionais e até fotógrafos que desejam se especializar em fotografia de alimentos.

A academia possui um corpo docente conceituado composto por jornalistas, chefs e outros excelentes profissionais. No entanto, um dos programas mais procurados é o “Bacharelado em Artes Culinárias e Gestão de Serviços de Alimentação”. que treina Gerentes de Cozinha e Consultores de Alimentos.

 

Italian Culinary Institute

Outra oportunidade para quem deseja estudar gastronomia na Itália está na Calábria, uma vez que o instituto oferece cursos culinários práticos dinâmicos e jantares finos, bem no coração do Mediterrâneo. Outra informação bacana é que cada programa do ICI sempre inclui acomodações, materiais de curso, todas as refeições, excursões culturais, traslados de aeroporto e, claro, o treinamento!

 

estudar gastronomia na Itália italian

 

Maccaroni Chef Academy

Localizada em Cosenza, essa academia é voltada à gastronomia regional, especialmente da culinária calabresa, e por isso o curso valoriza ingredientes locais e pequenos produtores. Por lá os cursos são diferenciados entre os rápidos, abrangentes, específicos, para profissionais e para amadores.

Entre as filosofias do local está: “a comida nutre o corpo, mas também a mente”. Além disso, se você deseja estudar gastronomia na Itália, saiba que eles possuem uma proposta mais humanizada e acreditam que é preciso conhecer a origem dos ingredientes, bem como que eles precisam ser ‘entendidos’ antes de serem consumidos.

 

estudar gastronomia na Itália turma

 

Scuola di Arte Culinaria Cordon Bleu 

É importante notar que esta escola não é afiliada ao Le Cordon Bleu, com sede em Paris. Localizada em Florença, Itália, esta escola de culinária está instalada em um palácio do século XVI e tem a distinção de ser a escola de culinária ativa mais antiga da Toscana. Possui uma forte reputação internacional e é liderada por Cristina Blasi e Gabriella Mari desde 1985.

A escola segue um laboratório de pesquisa chamado C.A.R.L.A. (Culinary AR.t LA.b), que visa preencher a lacuna entre a ciência e a prática culinária. Seu foco está na combinação de técnicas tradicionais e modernas.

Como resultado, os alunos não apenas aprendem sobre as tradições e a história culinária do país, mas também descobrem muitos desenvolvimentos interessantes no mundo da gastronomia durante as aulas.

 

estudar gastronomia na Itália cb

 

Universidade de Ciências Gastronômicas

No campus em Pollenzo está uma das mais renomadas universidades de gastronomia da Itália. 

São diversos cursos tradicionais, bem como alguns voltados para amadores, que ensinam segredos, história, técnicas e muito mais da gastronomia. Além disso, o quadro pedagógico conta com nomes famosos como o reitor, Andrea Pieroni, Nicola Perullo e Michele Antonio Fino. Então para você que deseja estudar gastronomia na Itália, essa é outra excelente oportunidade. 

 

estudar gastronomia na Itália

 

Conta aqui para a gente nos comentários, você já sabe onde vai estudar gastronomia na Itália? Lembre-se que fazer um bom curso, além de abrir muitas portas, trará experiência internacional e a chance de aprender uma nova língua.

 

Com informações de: viajandoparaitalia.com.br; universidadedointercambio.com; gazetadopovo.com.br; embarquenaviagem.com; achefemcasa.com.br.

 

Leia nosso blog