EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Você tem um bichinho de estimação no Brasil e quer viajar com o pet para a Itália? Então esse post é para você!

Se você vai reconhecer a cidadania ou simplesmente viajar a passeio por um determinado período saiba que é possível sim viajar com o pet para a Itália. Mas, a seguir falaremos especificamente sobre cães e gatos. Para isso, basta cumprir as exigências do país, bem como da companhia aérea.

 

Todo esse passo a passo para viajar com o pet para a Itália é relativamente fácil, porém é um pouquinho demorado. É preciso, antes de mais nada, ter em mente que todos os procedimentos precisam ser feitos com, no mínimo, 5 meses de antecedência. 

 

Agora, uma boa notícia: de forma geral você não terá que desembolsar muito dinheiro. Todo o custo para emitir a documentação é de, aproximadamente, R$1.500, uma vez que o valor pode variar de acordo com cada cidade.

 

Para conseguir viajar com pet para a Itália, basicamente você terá que fazer dois processos. São eles:

– Convencer a companhia aérea a viajar com animal;

– Convencer a emigração Europeia a deixar seu animal entrar no continente.

 

Mas então o que é preciso para isso?

De forma geral, você precisa provar que seu animal está saudável e que não apresenta risco para a população do país de destino. Ou seja, basicamente a dificuldade irá variar, principalmente, de acordo com a raça do seu cachorro/gato.

 

Quais os procedimentos para viajar com o pet para a Itália?

Primeiramente precisamos que você fique atento, pois a ordem é muito importante. Lembre-se que se os passos forem diferentes, a Europa não aceitará que você entre com seu animal de estimação! Vamos aos passos:

 

– O animal deve ter mais de três meses de vida;

– Estar bem de saúde e com a vacinação em dia;

– Ter um microchip subcutâneo:

Chegamos em uma das partes mais importantes, pois uma das primeiras coisas a serem feitas é a implantação de um microchip subcutâneo onde estão todas as informações do animal. E pode ficar tranquilo, uma vez que o processo de inserção é simples e rápido, isso é, o pet não sofrerá. Após inserir, você receberá o certificado e dados do chip, dessa forma a conferência é muito mais fácil. Lembre-se que a inserção deve ser feita por um veterinário apto seguindo os padrões normativos ISO 11784 e ISO 11785;

 

– O segundo passo é o exame sorológico com a vacina antirrábica que apresenta resultados favoráveis:

Como mencionamos acima, é necessário que a vacina seja aplicada apenas após o microchip. A aplicação do microchip e da vacina antirrábica pode ser feita no mesmo dia, desde que o chip seja aplicado primeiro. O procedimento funciona da seguinte forma, 30 dias após a vacina, você fará a coleta de sangue com o exame de sorologia, para isso o animal deve estar em jejum. Além disso, ele deve ser feito no mínimo 90 dias antes da viagem. Essa solicitação é feita para um veterinário, que deve coletar uma amostra de sangue para exame de sorologia para raiva e enviar para um laboratório credenciado pela União Europeia (EU) para análise. O resultado da sorologia deverá ser igual ou superior a 0,5 UI/ml de anticorpos. Se o resultado for abaixo, é necessário realizar um novo exame ou até mesmo outra vacina.

 

 

Leia também:
Melhores aplicativos no celular para quem vai viajar para Europa

 

– Atestado de Saúde

 Assim que o resultado da sorologia estiver pronto, você deverá solicitar ao médico veterinário, inscrito no CRMV-UF, a emissão do atestado de saúde no modelo do Ministério da Agricultura (MAPA) e emitido no máximo 7 dias antes da viagem.

 

– Certificado Veterinário Internacional (CVI – antigo CZI):

Esse é um Certificado Veterinário Internacional que deve ser emitido em, no máximo, 10 dias antes de você viajar com o pet para a Itália. Para a solicitação do CVI, você deve agendar um horário com o Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O agendamento deve ser feito com antecedência de 30 dias e no dia deve ser apresentado os seguintes documentos (original e cópia):

* Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia, preenchido e assinado;

* Atestado de Saúde;

* Carteira de Vacinação;

* Documento de comprovação da aplicação do microchip;

* Sorologia antirrábica. 

 

Conheça abaixo os laboratórios brasileiros onde são aceitos pela EU o exame sorológico com a vacina antirrábica:

– Instituto Pasteur

Endereço: Avenida Paulista, 393, Cerqueira César

São Paulo – SP

CEP: 01311-000

Telefone: (11) 3145-3145

E-mail: pasteur@pasteur.saude.sp.gov.br

 

– Instituto de Tecnologia do Paraná

Endereço: Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775

CEP: 81350-010

Curitiba – PR

Telefone: (41) 3316-3000 / (41) 2104-3000

 

– TECSA Laboratórios

Endereço: Avenida do Contorno, 6226, Bairro Funcionários

CEP: 30110-042

Belo Horizonte – MG

Telefone: (31) 3281-0500

E-mail: assessoriavet@tecsa.com.br

 

– Núcleo de Pesquisas em Raiva (Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas)

Endereço: Av. Universidade de São Paulo Prof. Lineu Prestes, 1374, sala 225

CEP: 05508-000

São Paulo – SP

Telefone: (11) 99158 – 8311
E-mail: nprusp@gmail.com

 

 

Mas e as exigências das companhias aéreas para viajar com pet para a Itália? Descubra aqui quais são as mais comuns!

Antes de mais nada, saiba que cada companhia aérea possui suas exigências específicas sobre viajar com o pet para Itália. Assim sendo, você poderá ver as informações específicas nos seus sites ou ainda telefonar para o SAC e falar com a empresa responsável por fazer a sua viagem. 

 

Mas vamos às regras mais comuns:

– Permissão para transportar cães e gatos com mais de 06/15 semanas de vida (tudo depende da companhia aérea);

– Existem duas formas de viajar com pet: na cabine ou no porão. Geralmente, o peso máximo que é permitido pelas companhias aéreas para animais transportados na cabine deve ser 8 kg ou menos. Portanto, se o peso do seu pet for maior ele precisará viajar no porão do avião.

 

Ah, outra coisa muito importante para perguntar para a companhia aérea é sobre a caixa de transporte, uma vez que cada empresa tem suas próprias exigências sobre elas. Ainda nesse sentido, outra coisa para verificar é se ela está incluída no custo da taxa de transporte e se o peso dela é somado aos kg do animal.

 

 

Vai viajar com o pet para a Itália sendo braquicefálicos, então fique atento!

As raças braquicefálicas, que também são conhecidas como as raças de carinha achatada, tais como pug, buldogue, boxer, pequinês, shih tsu e os gatos persas, podem ter problemas sérios de respiração em altitudes elevadas. Devido a esses problemas, existe o risco de morte para esses animais em viagens de avião. Sabendo disso, algumas companhias podem barrá-los no embarque. Assim sendo, converse bastante com o veterinário antes da viagem para certificar-se da segurança do voo para o seu animal, bem como faça o contato com a companhia aérea.

 

 

Como proceder ao chegar na Itália?

Deu tudo certo para viajar com o pet para Itália e você chegou ao país de destino. Agora, você deve procurar a Anagrafe Animali d’Affezione para fazer o registro do seu animal de estimação na Itália. O custo para esse processo é de 8 euros. Esse procedimento é obrigatório de acordo com a legislação italiana (lei n. 281 de 1991). Se não fizer o registro, você ficará sujeito a penalização com uma multa de 200 euros. É aqui nesse setor onde eles farão o cadastro do seu pet com o número do chip, seus dados, endereço e situação de saúde.

 

Ainda nesse sentido, vale lembrar que você precisará ter sempre em mãos os seguintes documentos: o CVI, a carteira de vacinação, o certificado do chip e o atestado de saúde do pet, já que desembarcando na Itália você precisará apresentá-los.

 

 

E aí, ficou mais claro como viajar com o pet para a Itália? Dá um pouquinho de trabalho, mas nada que o seu melhor amigo e companheiro não mereça! Se tiver mais alguma dúvida conte para gente nos comentários, queremos saber!

 

Com informações de: youtube.com; melhoresdestinos.com.br; fraternidadeitaliana.com.

 

Leia nosso blog