EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Transporte público em Portugal: guia completo para usar

A mobilidade urbana é algo para se levar em conta quando se é turista ou, principalmente, para quem deseja imigrar. Para que você possa se planejar, a seguir te contamos tudo sobre o transporte público em Portugal. Confira!

As terras lusitanas são uma das localidades mais desejadas para visitação entre os brasileiros que vão para Europa. Entretanto, ao planejar a viagem, podem surgir muitas dúvidas, incluindo a questão do deslocamento pela cidade “como será o transporte público em Portugal?”.

Para conhecer o país de Norte à Sul, por exemplo, você poderia fazer a viagem em um dia, uma vez que serão, por volta, de 710 km percorridos. Mas, seja qual for a cidade do seu destino, o transporte público em Portugal tem a vantagem de que muitas das cidades dispõem ao menos de serviços de autocarro (conhecidos por nós como ônibus). Acontece que os transportes portugueses são recentes e quase todas as suas autoestradas, ruas e outros meios também são.

Antes de mais nada, também já podemos adiantar que o transporte público em Portugal é muito eficiente e não há, por exemplo, necessidade de alugar carro para chegar nos pontos turísticos da cidade. Além da facilidade nos deslocamentos, eles contam com bom preço e organização.

 

Saiba mais sobre o transporte público em Portugal

A seguir, você descobre mais a respeito das alternativas oferecidas pelo transporte público em Portugal, especialmente os trens, metrôs e ônibus.

 

AUTOCARROS

Logo que pensamos em transporte público em Portugal, já nos vem à mente os ônibus. Pois bem, no país europeu ele é chamado de autocarro. 

Entretanto, esse é o meio de transporte menos escolhido tanto pelos turistas quanto pelos moradores locais. O motivo? O fato de ser um serviço público que depende muito do trânsito que há nas cidades.

As linhas de ônibus podem ser públicas e privadas, tudo dependerá da região e do serviço disponível: urbano (dentro das cidades), interurbano (entre cidades) ou regional (entre regiões).

Em Lisboa, o nome da empresa de ônibus e bondes é Carris e, justamente por esse motivo, o nome do passe é Metro/Carris. Apesar de não ser muito popular entre os turistas, a rede de ônibus funciona muito bem. Outra informação muito útil sobre a capital é que há 6 linhas responsáveis pela rede noturna de transporte que funcionam durante a madrugada, ou seja, quando o metrô e os bondes já estão fora de operação.

Você sabia que Portugal já conta com uma grande frota de autocarros elétricos? Os primeiros, da Carris, circulam diariamente na carreira 706, entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia. São autocarros 100% elétricos, com capacidade para 71 passageiros, equipados com baterias de última geração e dotados de um sistema de tração elétrica fiável e eficiente. Eles se destacam, principalmente, pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e redução significativa dos custos de energia e manutenção. A renovação da frota da Carris começou com a introdução de veículos a gás natural e avança agora para autocarros 100% elétricos.

Características dos autocarros elétricos:

– autonomia para 180 km;

– emissões zero CO2;

– baterias de última geração;

– mobilidade mais sustentável;

– menos ruído;

– menos manutenção;

– mais conforto a bordo.

 

 

CARREIRAS DE BAIRRO 

Em 2017, a Carris iniciou em Lisboa um projeto chamado Carreiras de Bairro. Ele nada mais é do que uma espécie de micro-ônibus que circula dentro dos bairros fazendo uma linha de proximidade às infraestruturas mais importante, tais como escolas, centros de saúde, mercados, farmácias, serviços e estações de metrô.

O objetivo é adequar a oferta de transporte público às zonas habitacionais, criando complementaridade à rede já operada pela Carris.

Para utilizar as Carreiras de Bairro basta ser portador de título ou passe válido na rede Carris, ou obter o passe “Carreiras de Bairro”, com o custo de 10€ ele é válido por 30 dias.

 

 

Leia também:
Conheça as vantagens e desvantagens de morar em Portugal

COMBOIOS

Mais conhecidos por nós como trens, os comboios portugueses são uma excelente opção, especialmente, para aqueles que desejam se deslocar de uma ponta a outra do país, uma vez que a malha ferroviária local é bastante extensa.

A responsável pelas linhas férreas no país é a Comboios de Portugal (CP), uma estatal do país. 

Antes de mais nada, o que você precisa saber é que há diferentes tipos de trens assim como as rotas, tarifas, velocidades e classe (conforto).

Cada passageiro pode transportar uma bagagem de qualquer tamanho ou peso, sem a necessidade de check-in para isso. Contudo, é comum os viajantes embarcarem com mais de uma e, na maioria das vezes, os funcionários não reclamam.

Os comboios oferecem dois tipos de serviço:
Longo curso;

– Médio curso.

* Vale lembrar que existem ligações entre eles, onde é possível que os passageiros façam ligações entre as rotas. 

 

Longo curso:

São as linhas interurbanas. Uma curiosidade é que nelas é possível encontrar até mesmo alguns serviços como cafeteria, classe preferencial e exibição de filmes.

 

* Alfa Pendular:

Esse é o serviço premium da CP, é também o mais confortável, veloz e possui menos paradas. Além disso, entre os serviços estão Wi-Fi, serviço de bordo, bar, canais de áudio/vídeo, fraldário, entre outros. Ele dispõe de duas classes, a Classe Turística e a Classe Conforto. Ela realiza os seguintes percursos:

– Lisboa Santa Apolónia – Porto Campanhã;

– Lisboa Santa Apolónia – Braga;

 – Lisboa Santa Apolónia- Guimarães;

– Porto-Campanhã – Faro.

 

* Intercidades:
Esse é o serviço rápido da CP e liga as principais cidades do país. A velocidade máxima deste serviço é de 200 km/h.

 

* Internacionais:
Além de oferecer serviços noturnos, também dispõe de camas e restaurante. Sua velocidade máxima é de 140 km/h.

– Sud Expresso: liga as estações de Lisboa-Santa Apolónia e Hendaye (via Beira Alta), com ligações aos TGVs de e para Paris. Circula acoplado ao Lusitânia entre Lisboa e Medina del Campo.

– Lusitânia: liga as estações de Lisboa-Santa Apolónia e Madrid-Chamartín (via Beira Alta). Circula acoplado ao Sud-Expresso entre Lisboa e Medina del Campo.

 

Médio Curso:

* InterRegional: 

A extensão dos seus percursos, do princípio ao fim, é alargada. Ou seja, ele percorre longos caminhos, fazendo múltiplas paragens. No entanto, sua exceção é ignorar certas estações secundárias, reduzindo assim o tempo de viagem. Estes serviços efetuam-se nas linhas do Norte, Minho, Douro, Oeste e no Ramal de Tomar.

 

*Regional

É o serviço mais básico da CP, cuja velocidade média e a comodidade é menor do que nos serviços de médio curso. Esses comboios costumam fazer percursos dentro de uma mesma região e efetuam paragem em todas as estações (com exceção das proximidades de Lisboa, Porto e Coimbra). 

São os únicos serviços de passageiros prestados na Linha do LesteLinha do Vouga e nos troços GuardaVilar Formoso da Linha da Beira AltaLagosTunes e FaroVila Real de Santo António da Linha do Algarve

Também são prestados nas linhas do NorteMinhoDouroBeira AltaBeira BaixaOesteAlentejo e Ramal de Tomar. São operados pela CP Regional. Nesta categoria está incluída a rede de Via Estreita, da qual atualmente só está em operação a Linha do Vouga e o Ramal de Aveiro que foi herdada da Companhia do Vouga, da Companhia do Norte e da Companhia Nacional

Ainda nesse sentido, para que você possa ter uma ideia da quantidade de pessoas que passam por ali, segundo dados da empresa Comboios de Portugal (CP), em 2017, eles transportaram 122 milhões de passageiros. Dessa forma, o número de clientes cresceu 7,1 milhões no ano anterior, ou seja, 6,3%. Além disso, foram registrados 250 milhões de euros em proveitos de tráfego, numa subida de 19,6 milhões de euros, ou seja, 8,5%. Além disso, dados de 2019, apontam para o transporte de cerca de 145 milhões de passageiros. Em janeiro de 2020 houve uma fusão entre as empresas CP e EMEF. 

Outra informação muito útil é que a Comboios de Portugal disponibiliza o SIM – Serviço Integrado de Mobilidade, centralizado através de uma linha telefónica – (+351) 707 210 746 (707 210 SIM) e encontra-se disponível 24 horas, todos os dias do ano, para informações bem como para prestação do serviço. Através deste serviço, o cliente com necessidades especiais poderá obter informações sobre a acessibilidade dos comboios e nas estações, o serviço de assistência no embarque, em viagem e no desembarque, entre outros serviços.

 

 

ELÉTRICOS

Chamados por nós de bondes, os elétricos são populares entre os turistas. Além disso, na capital, eles são utilizados para chegar em regiões não atendidas pelo metrô, como Alfama, Graça, Castelo, Chiado e Bairro Alto, por exemplo. Além deles, há um bonde mais novo que vai até Belém, um ponto positivo, uma vez que este local não tem estação de metrô.

Uma boa dica é que utilizando o cartão Viva Viagem a viagem sai pela metade do preço. 

 

 

METRÔ

Primeiramente saiba que apenas Lisboa e Porto possuem linhas de metrô.

O metrô está aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, no período das 06h30 à 01h00 (hora a que parte o último comboio das estações terminais de cada linha).

Em Lisboa, são 50 estações e quatro linhas organizadas por cores – verde, vermelha, amarela e azul.

Para utilizar o metrô é necessário ter um cartão eletrônico válido, isto é, carregado com título de transporte válido.

É preciso saber que existem dois tipos diferentes de títulos de transporte para andar no metro:

– Uso ocasional: para aqueles que não utilizam o metrô no dia a dia. São exemplos o bilhete viagem, bilhete diário ou zapping. 

– Uso frequente: indicado para clientes que utilizam o metrô regularmente. São exemplos os passes Navegante, intermodais e combinados.

Atualmente, o metrô dispõe de dois tipos de cartões:
– Viva viagem: um cartão eletrônico de aproximação individual, reutilizável, ou seja, permite o carregamento de títulos ocasionais. Esse modelo de cartão tem o custo de 0.50€ e pode ser utilizado durante um ano. Entretanto, ele permite apenas um carregamento por vez, nesse sentido, se você tiver comprado um passe diário enquanto esse passe não vencer, você não consegue carregar o cartão com outro tipo de bilhete, como um bilhete individual, por exemplo.;
– Lisboa viva: permite o carregamento de títulos frequentes e/ou zapping.

As crianças até aos 3 anos de idade podem utilizar o transporte gratuitamente, desde que devidamente acompanhadas por um adulto com título de transporte válido. As crianças dos 4 aos 12 anos de idade, desde que titulares do cartão Lisboa viva com perfil “criança” (o cartão tem inscrito a letra “C”), também têm o direito ao transporte gratuito no Metrô.

 

 

Agora que você já sabe que é muito fácil locomover-se pelo país, além de serem muitas as opções de transporte público em Portugal, conta aqui para a gente qual o primeiro passeio que você irá fazer/

 

Com informações de: carris.pt; lisboa.pt; metrolisboa.pt; cp.pt; observador.pt; precisoviajar.com; nacionalidadeportuguesa.com.br

Leia nosso blog