EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Cidades pequenas na Itália: ranking das melhores para morar

A Itália tem um lugar para todos, então se você deseja se tornar um cidadão italiano, já pensou em considerar as cidades pequenas na Itália? A seguir nós te mostramos um ranking com as melhores para morar. Vem conhecer!

Se você está de mudança para a Itália, seja por estudos, trabalho ou aposentadoria, então precisa saber que o país da bota é muito mais do que Roma, Milão, Pisa ou Turim. As cidades pequenas na Itália também são lugares encantadores e com um mundo de possibilidades para aqueles que querem ter uma residência fixa. 

 

Ocorre que tornar-se um cidadão italiano vai muito além de simplesmente apreciar uma gastronomia, admirar obras artes ou ser apaixonado por seus diversos patrimônios históricos, artísticos e culturais. Em 2018, o Fórum Econômico Mundial em Davos elegeu a Itália como o 22° melhor país de todo o mundo para morar, graças à sua qualidade de vida. E são justamente as cidades pequenas na Itália que podem te oferecer todas as oportunidades que você procura.

 

Sim, nós sabemos que escolher a cidade onde será seu novo lar é com certeza uma tarefa muito difícil. Mas, para facilitar as coisas para você, a seguir nós elaboramos um ranking com as melhores cidades pequenas na Itália para morar. Pronto para decidir onde está sua futura moradia?

 

Cidades pequenas na Itália: ranking das melhores para morar

1- Aosta

A pequena capital da região de Valle d’Aosta é considerada por muitos como a melhor cidade para morar na Itália. O local tem em média 35 mil habitantes.

 

A localidade faz fronteira com a Suíça e com a França, ou seja, recebe grandes influências destes países. Justamente por esse motivo toda a região é bilíngue, tendo o italiano e o francês como línguas oficiais.

 

A região é considerada completamente autônoma, tanto por sua excelente administração quanto pelos bons recursos financeiros da sua população. Sua principal atividade é o turismo, já que fica localizada quase nos Alpes e é cortada pelo Rio Dora com suas águas cristalinas e verdes, logo é muito bonita. 

 

Para aqueles que planejam morar por lá, a boa notícia é que o local é extremamente limpo, tem bons serviços de transporte público, segurança e educação.

 

Sua principal vantagem é o custo de vida, que, quando comparado a outras cidades, é intermediário. O aluguel de um apartamento com um quarto, por exemplo, custa em torno de 450 euros.

 

 

2- Bolzano

Sua região também é considerada autônoma, o Trentino Alto-Agide, entre os Alpes Italianos e as Montanhas Dolomitas. Dessa forma, morar em Bolzano é quase como morar na Suíça ou então na Áustria, devido à proximidade entre os locais. E é justamente esse fato que faz com que a maior parte de sua população tenha o alemão como primeira língua.

 

Se você deseja se estabelecer por lá, uma informação relevante é que essa é uma das cidades mais ricas e desenvolvidas de toda a Itália – graças às atividades de comércio e da indústria – ou seja, o local não vive apenas do turismo.

 

Seus 107 mil habitantes contam, portanto, com uma excelente infraestrutura. Ela está entre as cidades pequenas na Itália, mas é organizada, limpa e oferece excelentes serviços públicos, aumentando o nível da qualidade de vida significativamente por ali. Assim sendo, já é de se imaginar que o custo de vida é elevado. O aluguel de um apartamento simples com um quarto pode chegar a 900 euros. Entretanto, tenha em mente que se o custo de vida é mais alto, os salários também são melhores.

 

 

3- Cagliari

Se você busca um local animado, mas tranquilo, que ofereça não só todo o conforto, como também o movimento de uma cidade grande, mas além de tudo isso, se você for um amante da natureza, bem como das praias, então deve considerar viver na Sardenha. 

 

A capital regional tem como principal foco o turismo, porém há outros perfis, tais como os autônomos e freelancers, que escolheram Cagliari como morada. 

 

Com 160 mil habitantes, ela é considerada a 26º melhor cidade de todo o país. Mas engana-se quem pensa que, por esse motivo, seu custo de vida é elevado. Muito pelo contrário! É possível encontrar apartamentos com dois quartos em sua região central por 500 euros. Nas regiões mais distantes, imóveis com um quarto custam até 300 euros.

 

Leia também:
Quais são as cidades mais caras da Itália para morar?

 

4- Parma

Aqui está uma daquelas cidades pequenas na Itália que é bastante rica e próspera se comparada a outras da Itália. Ela é considerada inclusive uma das cidades mais importantes para a economia do norte italiano.

 

Localizada na região da Emília-Romagna, ela é conhecida como a capital gastronômica da Itália, muito pelo famoso Parmigiano Reggiano e Prosciutto di Parma. Então, se você for não só um amante da gastronomia, mas também de história, igrejas e cultura, vale conhecer e considerar esse local!

 

Além de tudo isso, a cidade é pequena, linda, muito bem conservada, tem qualidade de vida, vários eventos culturais e para quem deseja estudar há uma faculdade bastante famosa: a Universidade de Parma, uma das universidades mais antigas do mundo, fundada no século XI. Justamente esse último motivo faz com que a vida na cidade seja um pouco mais agitada que outras típicas cidades pequenas na Itália.

  

 

5- Pescocostanzo

Por diversas vezes, além de ser uma das cidades pequenas na Itália, ela já foi considerada uma das mais bonitas do país. Também pudera, sua organização e beleza são realmente surpreendentes! Além disso é um belo exemplo de preservação da arquitetura como construções Renascentistas e também Barrocas.

 

Essa comuna italiana da região dos Abruzzo, província de Áquila, tem cerca de 1.210 habitantes. O povoado teve início no século X e fica no território do Parque Nacional Majella.  A cidade faz parte da comunidade montanhosa Alto Sangro e Altopiano delle Cinquemiglia.

 

 

6- Siena

Por si só, a Toscana já é linda, mas Siena consegue ser uma das mais bonitas cidades da região. Mesmo com uma pequena população, 55 mil habitantes, a cidade medieval é uma das mais conhecidas e visitadas de toda a Itália.

 

Outro ponto positivo para quem decide viver ali é o transporte público. Relativamente perto de Florença, a 80km, ela conta com transporte urbano e interurbano. Ou seja, é fácil chegar em Siena, seja de trem, ônibus ou até mesmo de carro.

 

Já com relação à vida cultural, Siena foi eleita uma das melhores cidades da Itália para morar, devido ao grande número de livrarias, shows e cinemas.

 

Além disso, Siena é sede de duas importantes universidades: a Universidade de Siena, fundada em 1240 e considerada uma das mais antigas da Europa, e a Universidade para Estrangeiros de Siena, de 1917. Juntas, as duas universidades têm quase 20 mil alunos, gerando uma economia local importante para a cidade.

 

Um dos pontos negativos é que por ser considerada uma cidade universitária, o preço médio do aluguel é um pouquinho alto. Um apartamento de 100 m², por exemplo, custa em média 1.140€ em zona semicentral (próxima ao centro histórico). 

 

cidades pequenas na Itália Siena

 

7- Trento

Mais uma cidade do Trentino Alto-Adige que merece destaque! Acontece que o local já foi considerado diversas vezes como uma das melhores cidades pequenas na Itália para se morar. Pois bem, motivos não faltam: excelente administração, extensos recursos financeiros, infraestrutura muito desenvolvida, boas escolas públicas, bem como hospitais e transporte.

 

Nessa localidade a qualidade de vida é muito alta, porém o custo para morar ali também. Um apartamento com um quarto pode ter seu aluguel na faixa de 600 euros.

 

cidades pequenas na Itália Trento


8- Udine


Essa é uma cidade que tem uma beleza que chama a atenção! A região do Friul-Veneza Júlia, província homônima, tem cerca de 96 mil habitantes e está a apenas 50 km da Áustria e a 20 km de distância da Eslovênia.

 

cidades pequenas na Itália

 

Nós te apresentamos as cidades pequenas na Itália que são consideradas as melhores para morar. E você, já começou a fazer um planejamento? Conta aqui para a gente, nos comentários, qual delas você está considerando com uma de suas opções. E se precisar de auxílio com relação à conquista da cidadania italiana, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. 

 

Com informações de: ilsole24ore.com; etiasvisa.com.br/; idealista.it; ansabrasil.com.br; youtube.com; claudia.abril.com.br; viajandoparaitalia.com.br; romapravoce.com.

Leia nosso blog