EnglishItalianPortugueseSpanish

share

10 países mais seguros do mundo: confira o ranking

Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas decidem se mudar é a segurança. E é justamente por isso que preparamos uma lista com os países mais seguros do mundo. Vem descobrir quais são!

Você já imaginou andar tranquilamente pelas ruas, independentemente do horário? Não precisar colocar grades nas janelas por causa dos assaltos? E mais, visitar locais e cidades turísticas e não ter medo de atentados terroristas? Ou então fazer uma parada no caixa eletrônico e não ter medo de sair com o dinheiro no bolso? Pois é, acontece que todas essas coisas, além de serem consideradas sinônimos de bem-estar e qualidade de vida, podem ser encontradas nos países mais seguros do mundo.

 

Ficou curioso para saber como é feita a avaliação e quais são os países mais seguros do mundo? Então acompanhe o artigo que preparamos abaixo. 

 

Países mais seguros do mundo segundo o Índice de Paz Global, do Instituto para Economia e Paz

 

Todos os anos, o Instituto para Economia e Paz (IEP) – também conhecido como Global Peace Index (GPI) – realiza um levantamento chamado Índice de Paz Global, onde aponta quais são os países mais seguros do mundo. 

 

No relatório, 163 países foram classificados com notas de 1 a 5, sendo 1 para os mais pacíficos e 5 para os menos pacíficos. A metodologia do estudo cobre 99,7% da população mundial e toma como referência 23 indicadores qualitativos e quantitativos que cobrem três áreas principais:

– Conflito contínuo;

– Segurança e proteção;

– Militarização.

 

Dessa forma, em 2020, o ranking conseguiu constatar que atualmente o mundo está menos pacífico do que há um ano, em 2019, quando foi realizado o penúltimo levantamento. E mais: “os conflitos e crises que surgiram na última década começaram a diminuir, mas foram substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza por conta da pandemia Covid-19.”

 

Nesse sentido, infelizmente, pelo 10° ano seguido o mundo apresentou alta nos índices de violência.

 

Enquanto isso, em uma análise geral, comparada a todos os anos anteriores, desde 2008, pode-se perceber que a diferença de segurança entre os países mais e menos seguros continua a crescer. Ou seja, os 25 países menos pacíficos pioraram seu quadro em 12,9%, enquanto que os 25 mais seguros melhoraram 2,1%.

 

Em uma projeção para o ano de 2050, estima-se que a mudança climática crie até 86 milhões de migrantes adicionais na África Subsaariana, 40 milhões no Sul da Ásia e 17 milhões na América Latina.

 

Assim sendo, as dez primeiras posições de países mais seguros do mundo permanecem praticamente inalteradas desde 2019. Entretanto, todas registraram uma piora durante o último período de pesquisa devido ao impacto econômico da Covid-19, que deve continuar a influenciar diretamente na instabilidade política, nas relações internacionais, nos conflitos, nos direitos civis e na violência – o que gera retrocesso nos anos de desenvolvimento socioeconômico.

 

 

Conheça agora o ranking dos países mais seguros do mundo

 

1ª Islândia: GPI DE 1.100. O mesmo país ocupou o primeiro lugar como a região mais segura nos últimos 12 anos. Com taxas de homicídio e de carceragem per capita baixas e poucos eventos ligados aos terrorismo.

 

2ª Nova Zelândia: GPI DE 1.253. Com pouco conflito interno ou violência, a Nova Zelândia ficou em segundo lugar.

 

3ª Dinamarca: GPI DE 1.256. Os residentes da Dinamarca se consideram felizes e seguros. A Dinamarca já foi considerada o país mais feliz do mundo e conta com uma população de 5,8 milhões.

 

 

4ª Portugal: GPI DE 1.267 devido à sua segurança. A polícia portuguesa é muito elogiada e, inclusive, sua pontuação GPI nesse aspecto é maior do que a dos 3 países acima.

 

5ª Eslovênia: GPI 1.315 – a criminalidade é muito baixa e os homicídios vêm caindo no país a cada ano. Eram 24 assassinatos por ano no começo da década passada. Atualmente, o número baixou para 17. Isso faz com que a Eslovênia tenha uma taxa de homicídios de 0,85 para cada 100 mil habitantes. Por esses motivos, a Eslovênia saltou da 11ª posição em 2020 para a 5ª em 2021. O país da Europa Central tem pouco mais de 100 anos de idade e conta com cerca de 2 milhões de habitantes. Seu IDH também é considerado altíssimo, com 0,917 de pontuação. 

 

 

6ª Áustria: a Áustria obteve uma pontuação de 1,275, com cenário político eleitoral pacífico e baixa importação de armas.

 

 

7ª Suíça: o país pontuou 1,366 no ranking pelo baixo índice de criminalidade. 

 

8ª Irlanda: GPI 1.326

 

 

9ª República Tcheca: o país marcou 1,337 pelo baixo valor gasto na militarização e no índice de criminalidade. Caiu uma posição em relação ao ano anterior.

 

10ª Canadá: o país pontuou 1,298 com cidades como Montreal com classificação alta nos três indicadores.

 

 

Entre os países que apareceram na lista em 2020, mas não pontuaram entre os 10 mais em 2021 estão Singapura (que antes ocupava a sétima posição) e Japão (que ficou em nono lugar no ano passado) que agora ocupa a 12ª posição. 

 

Ranking dos países mais seguros do mundo – Conheça outras posições

Conheça a posição de outros países que também aparecem na lista do levantamento:


16º Austrália

17º Alemanha

21º Holanda

31º Espanha

32º Itália

33º Reino Unido

121ª EUA: eles continuam ocupando a mesma posição da lista de 2019;

128ª Brasil: o país agora ocupa três posições abaixo do ranking de 2019. O Brasil teve a nota 2,413 devido à baixa taxa de segurança e proteção da população, aliadas ao alto custo econômico da violência no país.

163ª Afeganistão

 

 

Agora que você já conhece o ranking dos países mais seguros do mundo, conta aqui para a gente, nos comentários, em qual desses dez locais você gostaria de viver.

 

Com informações de: forbes.com.br; traduzca.com; falauniversidades.com.br; osul.com.br; rotadeferias.com.br; intercultural.com.br.

 

Leia nosso blog