EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como trabalhar com educação infantil na Itália?

O país da bota tem um dos melhores e mais famosos métodos pedagógicos. Por isso, se você sonha em trabalhar com educação infantil na Itália, confira algumas informações importantes.

Grande parte dos brasileiros que tentam o reconhecimento da cidadania italiana sonham em morar e trabalhar no país da bota. Mas, se o seu sonho é ainda mais específico e você deseja trabalhar com educação infantil na Itália, fique tranquilo, pois preparamos este post para esclarecer as suas dúvidas.

 Uma coisa é fato: os italianos amam crianças! Dessa maneira, para eles a infância é um dos períodos mais importantes da vida. Esse povo compreende perfeitamente que as crianças devem ser apenas crianças, precisando apenas de carinho, educação e disciplina. Para eles, isso já é algo totalmente cultural. Talvez sejam justamente esses fatos que fazem com que o país tenha tantos conceitos de pedagogia exemplares e seja o destino perfeito para quem sonha em trabalhar com educação infantil na Itália.

Assim sendo, nós entendemos perfeitamente o fato de um professor almejar trabalhar com educação infantil na Itália, afinal, esse é um dos países mais famosos por sua educação infantil de excelente qualidade (independentemente do nível escolar) e pelo fato de prezar, mais do que tudo, pelo bem estar das crianças. 

O assunto é levado tão sério por lá que tanto o ensino privado é ótimo quanto o público, isso se não for até melhor! Outra boa notícia é que no geral as pessoas – sejam elas professoras, ajudantes ou crianças – são sempre muito simpáticos, solícitos e prontos a ajudar, principalmente com alguém que vem de fora. Legal né?! 

Ainda nesse sentido, se você pretende trabalhar com educação infantil na Itália ou ser uma “Maestra”, como as professoras de Educação Infantil são chamadas por lá, abaixo a gente traz mais algumas informações importantes. Confere:

 

 

Como validar o diploma de professor brasileiro na Itália?

Primeiramente saiba que se você fez uma graduação no Brasil e quer exercer sua profissão na Itália, é preciso saber se essa é uma profissão regulamentada por lei ou não. No caso da pedagogia e do magistério, essas são profissões regulamentadas, cuja autoridade italiana responsável é o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa. 

Assim sendo, como nem todos os títulos de estudos estrangeiros são automaticamente reconhecidos na Itália, é preciso verificar se há a necessidade fazer a equivalência dos estudos brasileiros com os italianos. Se houver, você terá que seguir dois passos: a Declaração de Valor in Loco e a Equivalência de Estudos na Itália.

Além disso, para trabalhar com educação infantil na Itália é preciso que o órgão italiano responsável faça o reconhecimento e legalização dos títulos profissionais. Ainda nesse sentido, você também precisará solicitar uma “Declaração de Valor” ao Consulado Italiano. Após esses trâmites e com todos os documentos em mãos, será necessário o reconhecimento no cartório. Para finalizar, você precisará levá-los ao Ministério das Relações Exteriores da sua região. 

Uma dica: aqui no Brasil informe-se diretamente com o Consulado italiano da sua região, pois tanto os requisitos para pedir a equivalência de estudo, como o reconhecimento da profissão, podem sofrer variações de acordo com a localidade. Lembre-se também que já na Itália será preciso entregar os documentos apostilados para que eles tenham valor legal.

 

Leia também:
Sistema educacional na Itália: saiba como funciona

 

O que mais você precisa saber se deseja trabalhar com educação infantil na Itália?

As melhores cidades para trabalhar com educação infantil na Itália são: Roma, Milão, Bari, Trieste e Nápoles.

O relatório Education at a Glance 2015, divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), forneceu dados importantes sobre a educação dos países membros e de alguns dos seus parceiros. Entre as informações está o salário anual dos professores de educação infantil da rede pública de ensino italiano: 33.379 dólares.

 

O impacto da experiência no salário:

Experiente: + 27%

Meio de carreira: + 11%

Nível de entrada: – 17%

 

Benefícios dos funcionários:

Plano de pensão: Sim

Plano de saúde: Sim

Cursos de formação (Interno e externo): Geralmente Sim

Plano de carreira de um empregado: Sim

 

Requisitos típicos de trabalho:

Nível de educação: Diploma universitário

Certificação: Exigida

Alfabetização digital: Necessário

Período de estágio: Geralmente não

Língua oficial: italiano

Conhecimento de uma língua estrangeira: Necessário

Carteira de motorista: Não é necessário

Experiência de trabalho: Efeito sobre o salário – Médio

 

 

Antes de trabalhar com educação infantil na Itália, você sabe a diferença entre as escolas italianas?

Para começar, saiba que as escolas comunale ou statale, as públicas, são aquelas completamente mantidas pelo governo do município (comune) ou da região. Enquanto isso, a escola paritária são as particulares que ainda recebem verba do governo. Por fim, as escolas chamadas privato são aquelas conhecidas por nós brasileiros como particulares/privadas.

 

Com quais séries da educação infantil você pode trabalhar?

Antes de mais nada saiba que na Itália só há a obrigatoriedade dos estudos na escola a partir dos 6 anos de idade. Então, antes desse período, há a divisão de dois tipos de escola.

* O “asilo nido” é mais conhecido por nós como berçário. Um lugar onde os bebês são acolhidos, cuidados, alimentados e fazem soneca. Os pais que precisam trabalhar geralmente recorrem a ele, entretanto, as vagas públicas são bem disputadas. 

Nele há a divisão de três turmas:

– 3 meses a 1 ano;

– 1 a 2 anos;

– 2 a 3 anos.

* Há ainda a “scuola della infanzia”, voltada para socializar as crianças, e que atende crianças dos 3 aos 6 anos, ou seja, a pré-escola destinada para aqueles que não precisam mais dos cuidados necessários até os 3 anos. Aqui, geralmente, as crianças são divididas por idade, mas há ainda turmas com todas as faixas etárias.trabalhar com educação infantil na Itália escola

 

Você sabia?

A Itália é o berço de muitos métodos pedagógicos. Um deles é a famosa pedagogia montessoriana de ensino, de Maria Montessori. É comum que mesmo as escolas de educação infantil italianas que não se declaram montessorianas utilizem esses princípios.

Além deste, há o método pedagógico de educação infantil Reggio Emilia, já comum também no Brasil, que é vindo de uma cidade localizada ao norte da Itália, com cerca de 170 mil habitantes. O pedagogo e educador Loris Malaguzzi estava certo de que o processo pedagógico deveria ter como centro o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças. 

Aí então, quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, os cidadãos sentiram a necessidade de reconstruir o tecido social, cultural e político da comunidade e materializaram tudo isso com escolas para crianças pequenas. O modelo deu tão certo que acabou sendo municipalizado e hoje engloba 40% das escolas da cidade, sendo composta de 13 creches e 21 pré-escolas. Nesse meio tempo, esse método foi reconhecido como o melhor do mundo em 1991. 

 

trabalhar com educação infantil na Itália

 

E aí, vai perder essa oportunidade ou está pronto para ir atrás do seu sonho e tentar trabalhar com educação infantil na Itália? Conta para a gente nos comentários! 

 

Com informações de: tuaitalia.com; emais.estadao.com.br; jobandsalaryabroad.com; exame.com; egali.com.br; educacaointegral.org.br; youtube.com; gazetadopovo.com.br/; desafiosdaeducacao.grupoa.com.br; repositorio.unesp.br

Leia nosso blog