EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como comprovar a vacinação para viagem ao exterior?

As fronteiras começaram a reabrir de forma gradual para os turistas. Os brasileiros que estiverem com as doses em dia já podem desembarcar em alguns países. Mas como comprovar a vacinação para viagem? É o que a gente te conta a seguir, vem ler!

Com o avanço da vacinação, pelo menos 20 países, como Portugal, Espanha, Alemanha e França, são apenas alguns exemplos daqueles que vêm afrouxando as restrições em suas fronteiras e assim autorizando que turistas brasileiros voltem a frequentar o país. Isso de forma gradual, contanto que já estejam imunizados completamente contra a Covid-19, com as vacinas em dia. Mas como comprovar a vacinação para viagem?  

Apesar de cada país poder decidir quais são as vacinas autorizadas e de que forma os turistas poderão comprovar a imunização contra o coronavírus, o Brasil adotou uma medida para aqueles que estão com dúvidas sobre como comprovar a vacinação para viagem. Entretanto, até esse momento não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da vacina de COVID-19. O Ministério afirma que, ainda que não exista uma “normativa internacional publicada”, porém alguns países aceitam este documento como comprovante de vacinação.

Para aqueles que ainda tiverem dúvidas, vale lembrar que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém uma lista atualizada com as restrições de viagens para brasileiros no exterior, que incluem também informações sobre a vacinação. Ainda nesse sentido, é possível esclarecer questões eventuais sobre a vacinação com os consulados e embaixadas dos países estrangeiros.

Assim sendo, se você vai viajar para o exterior pode consultar a lista rápida de países que exigem o certificado no site do Governo do Brasil. Também é importante lembrar que, se o seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar. Recomendações e exigências de saúde mais detalhadas estão disponíveis na aba “Exigências de Viagem”.

 

 

Mas como comprovar a vacinação para viagem? 

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é o documento que comprova a vacinação contra doenças. 

Entretanto, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é válido para a Covid-19. Como citamos acima, segundo a agência, ainda não há determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para emissão do Certificado Internacional de Vacina para a Covid-19.

Todos os brasileiros vacinados podem imprimir o Certificado Nacional de Vacinação para a Covid-19. É simples, pois o documento, disponível pelo aplicativo do SUS, o chamado “Conecte SUS”, é gratuito e não tem prazo de validade -. você só precisa tirá-lo uma vez na vida.

O certificado tem todos os dados do vacinado, as doses das vacinas com seus respectivos lotes e um QR Code para confirmar a autenticidade do documento.

Mas fique atento, pois o certificado de vacina da Covid-19 pode levar até 10 dias para ser disponibilizado após a aplicação da segunda dose do imunizante, porém ele quase sempre já está disponível logo após a aplicação. 

 

 

Leia também:
Portugal abre fronteiras para turistas do Brasil

Como obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia? 

– Para emitir esse certificado, basta baixar o app do Conecte SUS ou acessar a versão web do sistema. 

– Faça o login usando o seu CPF.

– No Conecte SUS, clique no ícone da vacina

– Clique em “Carteira de Vacinação Digital”

– Aperte em cima das doses administradas

– Siga para o detalhamento das doses administradas

– Por fim clique em ‘Certificado de Vacinação’

– Lembrando que se você deseja em português, na parte superior é só clicar na bandeira do Brasil, mas se prefere em outras línguas é só escolher a bandeira dos EUA para inglês ou a bandeira da Espanha para espanhol. 

Prontinho! Com todos esses passos, você já sabe como comprovar a vacinação para viagem e terá o seu comprovante de vacina contra a Covid-19 em PDF, ou seja, pronto para impressão. 

 

 

Como comprovar a vacinação para viagem em cada um dos países? 

No caso da Espanha, o passageiro deve apresentar um certificado de vacinação em espanhol, além de preencher um formulário no site do governo espanhol.

Enquanto isso, na França, além do comprovante nacional de vacinação, o turista precisa apresentar uma declaração onde afirma não estar doente. O documento está disponível no site do Ministério das Relações Exteriores francês.

Agora que você já sabe como comprovar a vacinação para viagem, conta aqui para a gente nos comentários se está se sentindo mais seguro para realizar viagens internacionais. 

 

Com informações de: conectesus-paciente.saude.gov.br; gov.br; google.com.

Leia nosso blog