EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Pandemia: posso viajar para a Europa agora? 

Se você está acompanhando as notícias já deve ter visto que alguns países começam a abrir suas fronteiras, permitindo a entrada de pessoas que estão viajando por um motivo que não seja essencial. Então você deve perguntar “posso viajar para a Europa agora?”. Vem descobrir! 

A pergunta que todos os viajantes estão fazendo é: posso viajar para a Europa agora? O motivo? É que nos últimos meses alguns países começaram a liberar a entrada de viajantes que saem do Brasil. 

 

Entretanto, até pouco tempo, os turistas brasileiros estavam sendo vetados da maioria dos países devido ao atraso no início da vacinação e ao alto número de casos positivos ainda presentes no país. Porém, se a sua dúvida é saber se pode viajar para a Europa agora, saiba que o Brasil ainda permanece na ‘lista vermelha’ de muitos países europeus como Inglaterra e Itália.

 

 

Mas eu posso viajar para a Europa agora em quais países?

Pelo menos 20 países do mundo todo já liberaram a passagem de turistas imunizados sem restrições. Enquanto 42 estão com restrições leves para a entrada de brasileiros, 28 restrições moderadas e 85 com restrições fortes.

 

Abaixo elaboramos uma lista para você saber para quais países europeus você já pode viajar. São eles:

Albânia

Alemanha

Bélgica

Croácia 

Espanha

Finlândia

França

Holanda

Irlanda

Islândia

Liechtenstein

Portugal

República Tcheca

Romênia

Sérvia

Suíça

Ucrânia

 

Leia também:
Qual o impacto da pandemia na economia de Portugal e a previsão para 2022

Posso viajar para a Europa agora? Quais as recomendações dos órgãos brasileiros?

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém uma lista atualizada com as restrições de viagens para brasileiros no exterior, onde inclusive constam informações sobre a vacinação.

 

Enquanto isso, o Itamaraty recomenda que antes de qualquer viagem, se confirmem as informações diretamente com os consulados e embaixadas dos países estrangeiros.

 

Além deles, a Anvisa reforça esses cuidados e chegou a afirmar em nota, que cada país ou bloco regional pode sim determinar as exigências para a entrada em seus respectivos territórios.

Mas se eu posso viajar para a Europa agora, quais documentos devo apresentar?

Cada país pode exigir algo diferente. Alguns pedem que os turistas brasileiros apresentem um comprovante de um teste de Covid-19 com resultado negativo.

 

Se eu for um cidadão da União Europeia, posso viajar para a Europa agora?

Para quem já for cidadão europeu há o certificado digital de vacinação contra a Covid-19 da União Europeia (UE), implementado desde 1º de julho, uma orientação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que foi adotado pelo bloco.

 

Nesse documento é possível comprovar a vacinação com um dos 4 imunizantes usados dentro da UE. As seguintes vacinas podem ser aceitas para entrar na Europa:

– Pfizer-BioNTech

– Moderna

– AstraZeneca

– Johnson&Johnson

 

Além disso, o documento mostra se houve alguma infecção recente ou qual foi o resultado do teste do tipo PCR. Ainda nesse sentido, também é preciso que ele tenha sido realizado nas 72 horas antes do embarque, enquanto que o teste antígeno precisa ter sido feito em, no máximo, 48 horas. 

 

Vale lembrar que na Europa o certificado também é válido em estabelecimentos como restaurantes e academias, por exemplo.

 

 

Posso viajar para a Europa agora se tomar a CoronaVac?

A vacina CoronaVac (também chamada de Sinovac) foi aprovada agora pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso emergencial. No entanto, ela não é aceita para viajar à Europa de acordo com o EMA. Atualmente, os brasileiros que foram vacinados com a CoronaVaC não estão isentos das restrições de testagem para Coronavírus e quarentena vigentes na Europa. Para esses turistas ainda é preciso atender aos requisitos referentes à testagem e auto isolamento no destino da viagem.

 

 

Você já sabe se pode viajar para a Europa agora, mas ainda ficou alguma dúvida? Pergunta para a gente aqui nos comentários!

 

Com informações de: etiaseu.com.br; cnnbrasil.com.br; g1.globo.com; melhoresdestinos.com.br.

Leia nosso blog