EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Halloween em Portugal: saiba como os portugueses celebram este evento horripilante

Neste domingo, 31 de agosto, boa parte do mundo celebra o Halloween. E como será o Halloween em Portugal? Espia só como os portugueses celebram essa data assustadora!

Nesta semana, domingo, dia 31 de agosto, boa parte do mundo celebra o Halloween. Em Portugal, não poderia ser diferente e essa festa horripilante, importada dos Estados Unidos, vem ganhando adeptos a cada ano. 

Ficou curioso para saber como os portugueses celebram essa comemoração assustadora? Então dá uma olhadinha no post de hoje para você ficar por dentro de como é o Halloween em Portugal. 

Você sabe qual a origem do Halloween?

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma festa muito popular em diversos países, especialmente nos Estados Unidos. Mas você sabe de onde surgiu essa tradição? Há algumas teorias sobre a origem do Halloween, e uma delas sugere que a festa é uma versão moderna do Samhain, o ano novo celta que marcava o fim do período de colheita e o início do inverno.

Durante o Samhain, os celtas acreditavam que os espíritos visitavam seus familiares e que assombrações poderiam surgir para amaldiçoar os animais e as colheitas. Por isso, a decoração com caveiras, monstros e outros símbolos tinha como objetivo afastar os maus espíritos.

Outra teoria é que, do dia 31 de outubro a 2 de novembro, os mortos voltavam a povoar a terra e se transformavam em fantasmas. As pessoas se vestiam de assombrações para passarem despercebidas nas ruas, e assim surgiu o costume de se fantasiar.

Trick or treat ou gostosuras e travessuras

Ainda, segundo teorias, em dado momento, a Igreja Católica tentou se apropriar do Samhain e criou no dia 1º de novembro o Dia de todos os Santos. É daí que vem a palavra Halloween, uma abreviação de All Hallow’s Eve, véspera do Dia dos Santos, em inglês. No feriado católico, famílias preparavam bolos e doces e crianças pobres passavam de porta em porta pedindo comida e em troca prometiam rezar pelos espíritos. E foi aí que surgiu a brincadeira trick or treat, que significa gostosuras ou travessuras em português.

 

 

Leia também:
Vem saber como é celebrado o Halloween nos Estados Unidos

Halloween em Portugal

Embora o Halloween não seja uma festa tipicamente portuguesa, os portugueses têm suas próprias maneiras de comemorar a data. As crianças saem para perguntar de porta em porta “doces ou travessuras”, enquanto algumas lojas fazem uma decoração especial e vendem fantasias. Além disso, jovens aproveitam para se divertir em bares e boates com fantasias de arrepiar.

Na região de Montalegre, é possível encontrar algumas comemorações especiais nesta data. A noite dos fachos é comemorada em Vilar de Perdizes, onde a brincadeira é roubar palha um do outro e subir nos montes e gritar bem alto para espantar os espíritos, bruxas e demônios. Já a Festa da Cabra e do Canhoto, em Bragança, tem uma forte influência celta e acende uma fogueira para celebrar o dia 31 de outubro. A aldeia de Cidões recria um ritual da Noite das Bruxas, inspirado nas festas antigas. Buuuuuuuuuu!!!!

 

Confira mais algumas festas do Halloween em Portugal

Abaixo, listamos algumas regiões que têm as suas tradições ou realizam eventos especiais nesta data.

– Vilar de Perdizes (Montalegre) – Comemora-se a noite dos fachos, onde a brincadeira é roubar palha um do outro e subir nos montes e gritar bem alto para espantar os espíritos, bruxas e demônios. 

– Festa da Cabra e do Canhoto (Bragança) – Esta festa tem uma forte influência Celta e tem como costume acender uma fogueira para celebrar o dia 31 de outubro. A aldeia de Cidões recria um ritual da Noite das Bruxas, inspirado nas festas antigas;

– Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa) – Nesta data é possível fazer uma visita noturna ao jardim, regada a muitas brincadeiras e decoração assustadora. Há também um concurso de abóboras, um passeio de terror e um concurso de máscaras. Demais, não é mesmo?

 

Halloween em Portugal paisagem

 

– Bolinhos e Bolinhós (Coimbra) – As crianças vão às ruas fantasiadas e com uma lanterna de abóbora para bater de porta em porta e cantar uma música tradicional chamada “Bolinhos e Bolinhós” em troca de dinheiro, bolos ou doces. 

– Caspiadas (Açores) – É uma tradição em que as crianças batem nas portas das casas e ganham bolos com formato de cabeça de caveira – as caspiadas.

 

Halloween em Portugal

 

– Pão por Deus (Todo o país) – No dia 1 de novembro, o dia de todos os santos, as crianças saem às ruas para pedir o Pão por Deus de porta em porta, recitando versos de uma canção. Em troca, elas recebem broas, frutos secos e também, mais recentemente, guloseimas.

Ah, bacana saber como é celebrado o Halloween em Portugal, não é mesmo? Mesmo não sendo uma festa tipicamente portuguesa, sempre é tempo de se divertir e aproveitar! 

 

Leia nosso blog