EnglishItalianPortugueseSpanish

share

[Fique por dentro] Como vivem as crianças em Portugal?

Se você está de mudança com a família para terras lusitanas já deve ter se perguntado sobre como vivem as crianças em Portugal. É por isso que preparamos este post para você. Vem ler!

Uma das coisas que mais pesam na hora de fazer uma mudança, para quem tem filhos, é a adaptação dos pequenos. Então, se você está cogitando viver em terras lusitanas, deve querer saber tudo sobre como vivem as crianças em Portugal. Pois saiba que, de forma geral, devido a todos os recursos, elas levam uma vida muito simples, prática e contam com atrativos e eventos. Mas é muito mais do que isso…

Quando pensamos sobre como vivem as crianças em Portugal percebemos que esse não é um país apenas com paisagens bonitas, mas que funciona perfeitamente para aqueles que têm filhos devido ao bom sistema dos serviços públicos como a educação, saúde e segurança. 

Outro ponto superpositivo para o país é que eles realmente estão preocupados com a infância, desejam proteger e valorizar suas crianças. E uma das formas que encontraram para isso foi com a implantação de leis muito severas quando o assunto é maus tratos às crianças.

 

como vivem as crianças em Portugal

 

Como vivem as crianças em Portugal em algumas cidades

Segundo dados da Unicef e Pordata, na mesma pesquisa citada acima, os 5 municípios com mais crianças e jovens são: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Cascais e Loures. Entretanto, ao analisar a população residente podemos destacar Ribeira Grande, Lagoa, Açores, Câmara de Lobos, Mafra e Alcochete. Ainda nesse sentido, os 5 municípios com menos crianças e jovens são: Corvo, Alcoutim, Lajes das Flores, Vila Velha de Ródão e Barrancos. Mas, face à população residente, são Vila Velha de Ródão, Oleiros, Almeida, Penamacor e Alcoutim.

Quer saber como é a vida em algumas das grandes cidades?

Braga
Por lá há excelentes espaços com opções ao ar livre. São ciclovias, pistas de skate, paredes de escalada, brinquedos e muito mais.   

 

Lisboa
Essa também é uma cidade onde as pessoas valorizam os espaços abertos. Então há áreas verdes, praças, atividades culturais e gratuitas para as crianças como teatro, dança e música.

 

Porto
A segunda maior cidade do país tem uma vida cultural intensa e permite que as crianças tenham acesso a tudo.

 

 

Leia também:
Sistema educacional em Portugal: saiba como funciona

Como é o sistema de saúde para as crianças?

Considerado de altíssima qualidade, basta ter o NIF para se inscrever no sistema nacional de saúde, que funciona em coparticipação com taxas aproximadas de 5 euros. Se a pessoa não estiver inscrita, será cobrado um valor de cerca de 15 euros. Além disso, os planos privados existem no esquema de coparticipação, mas com valores muito menores que no Brasil e mesmo assim não são muito utilizados.

Além disso, Portugal tem uma política para a saúde infantil que atua na prevenção. Isso funciona marcando consultas quando as crianças atingem determinadas idades para a realização de checkups. E aos 7 anos, as crianças recebem um cheque dentista para acompanhamento da saúde bucal, na época de troca da dentição.

 

como vivem as crianças em Portugal saúde

 

Como é a segurança?

Falando em segurança, no trânsito a maioria dos motoristas respeitam as faixas de pedestres. Então é comum ver as crianças caminharem sozinhas nas calçadas sem dar as mãos aos pais. Já nos espaços públicos, a segurança também é um ponto forte. Os parques e praças são bem cuidados e oferecem atrações para todas as idades.

 

Como é a educação para os pequenos em Portugal?

Todas as aulas começam em setembro e vão até o início de julho. Há escolas e creches particulares, mas é mais comum frequentar escolas públicas. 

As escolas públicas portuguesas são mais rígidas, contam com um ensino de qualidade, são organizadas e possuem atividades para o desenvolvimento pessoal e profissional das crianças e adolescentes, estimulando a autonomia e os professores exigem resultado dos alunos.

 Nas escolas as vagas são distribuídas de acordo com a região onde vive a família. É preciso que as crianças tenham um NIF (Número de Identificação Fiscal, espécie de CPF português) e para aqueles que desejam a transferência é preciso o histórico escolar e as grades de disciplinas cursadas pelos filhos. Além disso, há uma taxa de participação, que varia conforme a renda de cada um, e as creches e pré-escolas são integrais, das 9h às 16h, período que pode se estender até 18h ou 19h. 

 

como vivem as crianças em Portugal escola

 

Pontos negativos de Portugal para as crianças?

Agora, ao destacarmos os pontos negativos sobre como vivem as crianças em Portugal, é preciso dizer que o inverno mais rigoroso, especialmente quando comparado a um país tropical como Brasil, pode ser um dos motivos para uma adaptação um pouquinho mais complicada. 

Além disso, a socialização também pode estar entre as desvantagens, uma vez que Portugal é conhecido por sua população mais fechada em comparação aos brasileiros. Então pode ser que os laços de amizades demorem mais para acontecer. Há ainda uma pesquisa da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial do país que, em 2018, mostrou que ser um imigrante brasileiro é o terceiro fator de discriminação mais frequente em Portugal.

 

como vivem as crianças em Portugal brincando

 

O que mostram as pesquisas

Em 2019, a Unicef associada a Pordata divulgou alguns dados importantes sobre como vivem as crianças em Portugal. Neste ano nasceram 86.579 bebês em Portugal. Desde 1980, Portugal perdeu mais de 40 % deste grupo etário.

Ainda de acordo com a pesquisa, ao todo são 1,7 milhões de crianças menores de 18 anos, cerca de 16,8% de toda a população do país. Destas, 7.046 não vivem com as suas famílias – 97% delas vivem em instituições e 3% com famílias de acolhimento. Além disso, 46 crianças não acompanhadas pediram proteção internacional em Portugal e 2.164 crianças estrangeiras com menos de 15 anos adquiriram nacionalidade portuguesa.

 

Outros relatórios de pesquisas

Nesse sentido, sobre como vivem as crianças em Portugal, outra pesquisa de um relatório da Save the Children, uma organização não governamental, aponta que entre os 192 consultados, Portugal está no Top 10 dos melhores países do mundo para uma criança crescer, ocupando a sexta posição do ranking, e a frente da Irlanda, Itália Alemanha e França. 

Um estudo coordenado pelo think tank Policy Studies Institute (PSI), em colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana, analisou 16 países sobre a liberdade das crianças e Portugal aparece em 14º lugar. Assim foi possível concluir que as crianças portuguesas possuem menos liberdade que as de outros países europeus. A pesquisa aponta que parte disso se dá aos fatos dos pais portugueses terem um único filho e, por esse motivo, serem superprotetores. Já com o fato das crianças brincarem na rua sozinhas, 50% dos pais inquiridos têm esta preocupação. Com relação ao espaço urbano, o estudo concluiu que os prédios mais antigos não contam com espaços livres comuns, tais como pátios ou jardins que poderiam estimular atividades comuns na infância. Para finalizar, quando as crianças foram entrevistadas, o estudo mostrou que entre os seus receios está o de falar com estranhos, se perderem ou serem vítimas de bullying.

 

Meninos não podem brincar de boneca? — A Seguir Niterói

 

Agora que você já sabe como vivem as crianças em Portugal conta aqui para a gente, nos comentários, se você está pronto para fazer a mudança com a sua família! E já sabe, se precisar de auxílio para conquistar a sua cidadania europeia e facilitar ainda mais a sua nova vida, entre em contato com a nossa equipe de especialistas via  WhatsApp!

 

Com informações de: ionline.sapo.pt; bebe.abril.com.br; moraremportugal.com; sabado.pt; nacionalidadeportuguesa.com.br.

 

Leia nosso blog