EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que não tem no Brasil e você encontra em Portugal

Você se considera um especialista no país lusitano? Será que você consegue descobrir o que não tem no Brasil e você encontra em Portugal? Vem descobrir no post de hoje, vem!

Sabemos que ao chegar em um novo país você encontrará uma série de coisas muito diferentes com as quais já está acostumado. Entre elas podemos citar, assim por cima, a cultura, a educação, a gastronomia e, claro, os costumes. Dessa forma, nós elaboramos uma listinha, que você vai ver a seguir o que não tem no Brasil e você encontra em Portugal. Será que você já consegue adivinhar alguns dos tópicos?

O que não tem no Brasil e você encontra em Portugal?

Dá só uma olhada nas curiosidades que selecionamos para você ficar por dentro!

A votação não é obrigatória

Contrariamente ao Brasil, onde há uma multa para aqueles que não votam, em Portugal as pessoas são incentivadas a exercer a cidadania, mas não há a obrigatoriedade do voto apesar de todo cidadão ter sim um número de título de eleitor. 

Neve


Aqui pode até ser que você diga “ah, mas na serra do sul do Brasil eu também posso encontrar neve”, bom, mais ou menos, afinal ela não é algo comum em nosso país né?! E em Portugal temos boas notícias para os amantes do frio. Apesar de não nevar em todo o país, cai neve em grande parte do seu território, especialmente nas serras como a Serra da Estrela, que ficam branquinhas, branquinhas. Além disso, tem anos que cai muita neve, mesmo! E tem mais, acontece que a neve do país lusitano é muito mais espessa que aquela das serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sabe, por exemplo, aqueles natais típicos de filmes? Pois então, eles não têm no Brasil e você encontra em Portugal, pois o inverno costuma ser mais rigoroso nessa época e em algumas localidades as pessoas são completamente loucas por enfeites natalinos.

Estações do ano bem definidas


Antes de mais nada é preciso saber que a Europa está no Hemisfério Norte então por lá as estações do ano são contrárias às do Hemisfério Sul, onde está o Brasil.

Como mencionamos acima, diferentemente do nosso país tropical, o que não tem no Brasil e você encontra em Portugal são estações do ano bem definidas. 

Vamos usar como exemplo o Norte e o Nordeste brasileiro onde as estações, de modo geral, não costumam mudar muito, então, quase sempre, é muito calor. Enquanto isso, no Sul, quando está frio é realmente frio.

Já em Portugal, as estações são muito marcadas com suas características. O inverno, de novembro a abril, é bem rigoroso, costuma ser chuvoso, mas tem o bônus de ver a paisagem branquinha nos locais que nevam. Enquanto isso, no verão, a temperatura beira os 40 graus. Na primavera, as cidades e estradas são bem floridas e repletas de árvores frutíferas.

Carro popular a diesel

O que não tem no Brasil e você encontra em Portugal são carros 1.0 populares, de passeio, com motor movido a diesel. Nesse sentido, é lógico que você também encontrará outros modelos, tais como caminhonetes, 4×4 e caminhões. Hoje, quase 50% da frota europeia é movida por esse tipo de combustível. A diferença de preço entre o carro a gasolina e a diesel é de cerca de 10% no mesmo modelo. Entre as vantagens está o fato de ser muito mais econômico, ter uma durabilidade maior do motor, ter uma autonomia maior, o curso do combustível ser menor e, portanto, a necessidade mais demorada de passar por manutenção. 

Enquanto isso, aqui no Brasil, carros de passeio não podem ter motor a diesel. Apenas veículos com capacidade de transporte de pelo menos mil quilos são autorizados a utilizar esse tipo de combustível no país.

Ônibus

Usar o mínimo possível os serviços oferecidos por Uber e táxi e apostar nos transportes públicos portugueses pode ser uma ótima alternativa, uma vez que eles são práticos, funcionais, baratos, vão a quase todos os lugares dentro das cidades e contam até mesmo com serviço de Wi-fi. 

Os ônibus (ou autocarros, como são chamados em Portugal) são disponibilizados tanto por empresas públicas como privadas e isso irá depender da região na qual você está e do tipo de serviço. Existem diferentes tipos de serviços de ônibus: urbanos (dentro das cidades), interurbanos (entre cidades) e regionais (entre regiões).

Além disso, se há algo que não tem no Brasil e você encontra em Portugal é o fato dos ônibus passarem na paragem (como eles chamam por lá) na hora certa. Há inclusive totens que sinalizam quais os ônibus que passarão por ali e em qual horário. Ou seja, nada de atrasos! 

Trens

Aqui está outra coisa importantíssima que não tem no Brasil e você encontra em Portugal. Se no Brasil eles são subestimados para grandes viagens, uma vez que a malha ferroviária do país é mais voltada para o transporte de carga. Em Portugal, assim como em toda a Europa, há incríveis sistemas ferroviários, totalmente acessíveis e práticos. É possível, por exemplo, viajar para a maioria dos países comprando um único passe que permite que você embarque em qualquer trem, em 22 países, por um período de duas semanas.

Facilidade para viajar 

Enquanto aqui no Brasil é comum que muitos brasileiros não conhecem nem mesmo os estados vizinhos, quando falamos em turismo, morar em Portugal oferece a possibilidade de você conhecer diferentes países do Velho Continente sem ter que gastar muito.

Primeiramente que, como falamos nos tópicos anteriores, os meios de transporte, como os trens, ofertados em Portugal são de grande qualidade e sinônimo de economia. Depois há ainda outras possibilidades como, por exemplo, as passagens aéreas que dentro do continente costumam ter preços acessíveis em determinadas épocas. Além disso, se você é adepto de road trips, saiba que é possível viajar de carro de um país a outro sem precisar gastar muitas horas como seria feito no Brasil.

Autoatendimento

Se no Brasil essa possibilidade está começando a acontecer e pode ser vista quando vamos em alguns supermercados ou fastfoods, por exemplo, lá em Portugal essa é uma antiga realidade que é supernatural e funciona muito bem para a população. Os portugueses já estão completamente familiarizados com os serviços de autoatendimento em supermercados ao passar as compras e sozinhas, bem como pagar por elas e também em postos de gasolina com as bombas de combustível, cancela dos pedágios, lavagem de carro e em muitas outras atividades

Lixo reciclado

Segundo informações da Sociedade Ponto Verde, entidade criada em 1996, no ano de 2019 a reciclagem em Portugal subiu 11% referente ao período anterior. Foram mais de 175 mil toneladas de produtos que de alguma maneira foram processados e reutilizados.

Outro tópico que não tem no Brasil e você encontra em Portugal é o fato de que algumas cidades aplicam multas, de 75 a 1.000 euros, em pessoas que não separam o lixo de forma adequada, não o colocam corretamente ou em condições mínimas de higiene nos contentores, ou então que não recolhem o cocô dos seus animais de estimação. 

Na maioria das cidades portuguesas há contentores nas quadras. Uma espécie de caixa onde você deve colocar o lixo de acordo com o conteúdo. Atualmente existem mais de 43 mil contentores em Portugal. Eles são divididos em cores diferentes para facilitar a separação e a identificação de cada resíduo. Ou seja, há um lugar certo para colocar as garrafas plásticas, vidro, papelão, óleo de cozinha, roupas, baterias e resíduo natural. Diferentemente do Brasil, por lá não há o costume de pendurar o lixo nas grades do portão para que os lixeiros passem recolhendo.

Pastel de Belém

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os pastéis de Belém. O doce tipicamente português surgiu no início do século XIX e até hoje é considerado uma das principais sobremesas do país, uma vez que, em 2011 foi considerado uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal.

Acredita-se que o doce tenha sido criado pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos, localizado em Belém, atual bairro de Lisboa. Até hoje a receita original é preservada por um acordo de confidencialidade. Os atuais donos da marca hoje chamada de “Pastéis de Belém” não abrem filiais ou trabalham com franquias justamente para não compartilhar o segredo. 

Ou seja, o que não tem no Brasil e você encontra em Portugal é o verdadeiro Pastel de Belém, feito em Lisboa. Por aqui, nós só comemos o pastel de nata genérico. 

Escolas sem uniforme

O uniforme escolar sempre gera controvérsias, pois há aqueles que amam dizendo que trazem uma igualdade e os que odeiam, uma vez que não deixa transparecer a individualidade. A favor ou não, o fato é que em Portugal as crianças de escolas públicas não precisam usar uniformes, até porque não há uma tradição. Entretanto, isso está mudando, uma vez que colégios privados e IPSS começaram a adotá-lo. 

Nossa, tem muitas coisas diferentes, hein? Muito interessante saber o que podemos encontrar de diferente em Portugal, que não temos aqui no Brasil. A gente fica com ainda mais vontade de estar lá para conferir tudo de pertinho, não é mesmo?

Com informações de: youtube.com; doutormultas.com.br; portaldeportugal.com; massamadreblog.com.br; cmjornal.pt.

Leia nosso blog