EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que abre e o que fecha durante o Ferragosto na Itália

Um dos feriados italianos mais importantes vai começar: o Ferragosto! Então, caso você esteja por lá ou planeje um dia estar lá nesse mês, é interessante saber o que estará aberto e o que fecha. Vem descobrir!

Por estar localizada no hemisfério norte, na Itália as estações do ano serão sempre inversas àquelas que estamos vivendo no Brasil. Ou seja, no meio do ano eles estão em pleno auge do verão. Então, se a gente tem as férias de julho, por lá esses também desfrutam desse merecido descanso, mas em agosto, daí o nome Ferragosto “repouso de agosto”. 

Entretanto, se essa data com um quê de renovação é celebrada em 15 de agosto, há quem opte por comemorar durante o mês todinho ao lado da família, seja relaxando, celebrando ou se divertindo. É o que eles chamam de scampagnata, ou seja, um dia na praia, um piquenique nos parques, a visita a um hotel-fazenda ou até uma viagem para as montanhas. E é aí que, caso você esteja na Itália, ou mesmo aqui, mas organizando o seu processo de cidadania, reunindo documentos, por exemplo, surge a importância de saber o que abre e o que fecha neste período de Ferragosto.

 

Mas o que abre e o que fecha no Ferragosto?

Primeiramente é preciso saber que não existe uma regra para determinar o que fecha e o que fica aberto, uma vez que a decisão é livre! O ideal é planejar uma rota com antecedência e fazer uma pesquisa nos estabelecimentos nos quais pretende passar.

Como o principal destino dos italianos no Ferragosto são as praias – há até uma lenda que diz que aqueles que tomarem um banho de mar nesse dia terão muita saúde e sorte durante todo o ano –  essa é a época perfeita para aqueles que estão em busca dos empregos de verão, pois praticamente todos os comércios ficam abertos nas cidades litorâneas.

Então, se você estiver planejando sua viagem nesse período, e não for para a praia, tenha uma coisa em mente: as cidades do interior tendem ser mais impactadas pelo Ferragosto do que as grandes metrópoles. Ou seja, o comércio das cidades menores fica totalmente parado, e com os centros urbanos não é muito diferente. 

Entretanto, o período de fechamento dos estabelecimentos locais costuma variar, alguns deles durante toda a semana e outros durante todo o mês. Mas, uma coisa é fato, no dia 15 praticamente todos os restaurantes e as lojas italianas ficam fechadas. De qualquer forma, ainda há esperanças, pois os centros das principais cidades turísticas do país ainda são bem movimentados.

Leia também:
O que é Ferragosto e como se festeja? Vem saber tudo

Atualmente, há a oferta de shopping centers e muitas cidades oferecem os serviços 24 horas, especialmente supermercados e farmácias. Ainda assim, mesmo nos bairros mais residenciais há uma determinação para o Ferragosto onde esses serviços essenciais funcionem de acordo com o contingente de habitantes. Assim sendo, os funcionários se revezam entre turnos do dia e da noite.  

Ainda nesse sentido, há boas notícias para os visitantes, uma vez que os pontos turísticos funcionam normalmente, os museus nacionais, por exemplo, são abertos gratuitamente no dia 15 de agosto. Ou seja, a vida para os turistas é praticamente normal, pois você vai sim encontrar onde comer, dormir e lembrancinhas para comprar. Ah, além disso, em cidades como Roma, há uma infinidade de atrações ao ar livre que vão desde cinemas até mini festivais de música.

A única exceção entre os passeios turísticos, dos quais você terá que reprogramar a visitação, pois estarão fechados, são aqueles que abrigam monumentos religiosos tais como o Museu Vaticano. Porém, aqui a nossa dica é adaptar a programação para visitar as igrejas italianas, afinal, nessa data, praticamente todas elas estarão abertas celebrando missas.

E você, se você não estiver em uma das metrópoles turísticas, que tal se programar e viajar para curtir a queima de fogos, luaus e banhos de mar noturno que só o Ferragosto oferece? Nós apostamos que você vai gostar!

Com informações de: italiana.blog.br; odiariodeumaitalobrasileira.com; romapravoce.com; passeiosnatoscana.com; viajandoparaitalia.com.br

Leia nosso blog