EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Hábitos dos portugueses: mitos e verdades

Nós temos certeza de que você está curioso para saber um pouquinho mais sobre as muitas diferenças culturais entre Portugal e Brasil. É por isso que a seguir nós te mostramos quais hábitos dos portugueses são mitos e quais são verdades.

Você já deve ter ouvido falar muita coisa sobre os hábitos dos portugueses, e ficou imaginando, mas será que tudo isso é mesmo realidade? E o que será que é mentira? No post de hoje, nós te contamos quais delas são meros mitos e quais são as verdades. Prontos para descobrir tudo sobre esse povo? Vamos lá!

Hábitos dos portugueses: mitos e verdades

Abaixo, você confere o que é verdade e o que é mito quando o assunto são os hábitos dos portugueses.

Portugueses não viajam muito, pois por ser um país pequeno não há muito o que conhecer

MITO! Que Portugal é muito menor do que o Brasil, isso é fato! Mas muito pelo contrário, os portugueses gostam muito de viajar pelo seu próprio país, pois há muito o que conhecer. São tantas as cidades, vilas e aldeias que mesmo rodando muitos km talvez você não conheça nem metade das atrações desse maravilhoso país. Além disso, em todo lugar há belíssimas atrações naturais e até feirinhas no Centro.

Eles levam ecobags nos supermercados

VERDADE. Entre os hábitos dos portugueses está o de levar sacolas de material reciclado para as compras. É que por lá eles levam a reciclagem muito a sério e as sacolinhas plásticas podem custar, mais ou menos, 1,20 euros.

Em um restaurante português é o funcionário quem “comanda”

VERDADE! Essas são algumas regras de etiqueta. Para começar é um hábito dos portugueses não se sentar à mesa sem antes ser recepcionado por alguém à porta. Ainda nesse sentido, não é comum chamar os garçons, nem por apelidos, nem com a mão levantada, nem nada! Mas como ser atendido? Bom, será o próprio garçom quem decidirá qual é o momento de ir até a sua mesa.

Em Portugal eles usam as expressões “raios” e “ora pois”

MITO. Apostamos que você já viu alguém tentando imitar um português, de forma bem caricata, onde falava “raios” e “ora pois”. Acontece que a expressão “raios” já foi até usada na época dos anos 70 e 80, mas agora não tanto, caindo quase em desuso. Enquanto isso desconhecemos o “ora pois”, afinal eles só utilizam a palavra “pois”, como em qualquer outro lugar.  

Recolher o cocô de cachorro durante os passeios na rua não é um hábito

VERDADE. As cidades, de forma geral, são bem limpas. Acontece que, infelizmente, essa não é uma prática muito comum dos donos de bichinhos.

Fumar é um hábito dos portugueses

VERDADE! Infelizmente, você pode se surpreender com a quantidade de fumantes que existe em Portugal. De acordo com a OMS, em 2018, 1 em cada 5 portugueses (20%) acima dos 15 anos fumava. E ainda estava abaixo da média europeia, que era de 28%.

Eles só escutam fado

MITO!!! No Brasil, você só ouve samba? Pois bem, o mesmo acontece em Portugal. Portugueses ouvem todo gênero de música, inclusive estrangeiras como as brasileiras e as americanas. Entretanto, é claro que eles escutam o fado, e não teria porque não, afinal, além de ser um gênero lindo é um patrimônio mundial! Ah, inclusive o país é bem conhecido por ter uma grande quantidade de festivais de música durante todo o ano. 

Famosa cantora de fado, Carminho

Em Portugal eles preferem falar ao telefone a usar o WhatsApp

VERDADE! Talvez seja um hábito brasileiro utilizar o aplicativo para tudo, como para trabalhar, por exemplo. Porém, lá fora, eles não possuem esse costume. Para assuntos corriqueiros eles continuam usando a boa e velha ligação. Já entre os apps preferidos está o Telegram.

Os portugueses só comem bacalhau

MITO. A gastronomia portuguesa é, sem sombra de dúvidas, riquíssima e espetacular! Agora, quando falamos de proteínas, bom, sim, eles realmente comem muito bacalhau, afinal há muitas maneiras de fazê-lo e todas elas são super deliciosas. Mas saiba que há uma infinidade de outros frutos do mar que são muito consumidos e, talvez, a carne que eles mais consomem seja o porco.

Eles não têm problema nenhum em dizer não

VERDADE!!! Não é um hábito dos portugueses dizer sim quando na verdade queria dizer um não. Por lá, eles não sentem a necessidade de agradar a qualquer custo, então a negativa não é mal vista, ou seja, fique tranquilo e não se sinta pressionado. 

A única coisa que eles bebem é vinho

MITO. Que eles bebem muito vinho, isso é verdade, especialmente o branco. E tem mais é que beber mesmo, uma vez que eles estão entre os vinhos mais premiados do mundo! Mas, é claro que essa não é a única bebida consumida em Portugal. Entre os hábitos dos portugueses também se destacam as cervejas, que fazem muito sucesso por lá. Vale ainda reforçar que a qualidade é tão boa que eles são muito patriotas com suas marcas, apesar de não haver tanta diversidade como aqui no Brasil.

Os portugueses tomam muita sopa

VERDADE. Com certeza, você já deve ter ouvido sobre o caldo verde, por exemplo, que é uma das sopas mais consumidas em Portugal. Por lá, elas são servidas como uma entrada do almoço ou jantar tanto no inverno, como no verão.

É um hábito dos portugueses utilizar muito ovo em suas receitas

VERDADE, especialmente nos doces. Entre os mais comuns da culinária portuguesa destacam-se o pastel de Belém e o pastel de Santa Clara. Ainda entre as sobremesas mais apreciadas está o pudim abade de Priscos, um pudim típico de Braga.

Deliciosos pastéis de Belém

E aí, curtiu saber mais sobre os hábitos dos portugueses e  o que são mitos e verdades? Ah, é muito bacana saber um pouco mais sobre a cultura e o modo de viver das pessoas que vivem em outro país, não é mesmo? E conta para a gente, o que achou dos hábitos portugas? Queremos saber!

 

Com informações de: 
metropoles.com; viagem.estadao.com.br; youtube.com/; viagemeturismo.abril.com.br/; checkin.blogfolha.uol.com.br; saber-curiosidades.blogspot.com.

Leia nosso blog