EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Nacionalidade Portuguesa: custo ou investimento?

Se você almeja novos horizontes, então certamente alguém já deve ter sugerido a ideia de de repente obter a nacionalidade portuguesa e assim mudar de vida. Mas aí vem a pergunta: nacionalidade portuguesa, custo ou investimento?

A nacionalidade portuguesa é um direito de muitos brasileiros justamente pelo fato de termos sido uma colonização de Portugal, seja esse vínculo por um direito de sangue ou até mesmo por casamento. 

Assim sendo, no Brasil, milhões de pessoas optam por ter Portugal como segunda casa. Só para que você possa ter uma ideia, em 2020, os brasileiros ocuparam o topo da lista entre a nacionalidade que mais obteve autorizações de nacionalidade portuguesa fornecidas pelo governo. Uma pesquisa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apontou que, dos 117,5 mil novos títulos de residência emitidos no ano passado, 41,99 mil foram destinados a brasileiros. Esses dados são um sinal de que mesmo em meio à crise gerada pela pandemia, muitos brasileiros continuam optando por viver em Portugal.

Mas, por que dupla cidadania é considerada um investimento?

Para começar precisamos falar de tudo aquilo que faz com que Portugal seja um destino tão amado pelos turistas: a cultura, belezas naturais, gastronomia, monumentos históricos e clima mediterrâneo. Mas nós sabemos que as vantagens vão muito além disso, não é mesmo?!

Antes de mais nada, a “pátria mãe” do Brasil é considerada um investimento para aqueles que buscam qualidade de vida no que se refere a qualidade do sistema de saúde, da educação, segurança, um custo de vida relativamente baixo, boas oportunidades de emprego, incentivo ao empreendimento, bem como por aqueles que desejam aproveitar a aposentadoria ou criar os filhos em um local mais tranquilo.

Outra coisa legal que a gente pode te contar é que há um estudo desenvolvido pela InterNations, maior rede mundial de pessoas que vivem e trabalham no exterior, na qual elaborou uma listinha com os 10 países mais amigáveis do mundo para residentes estrangeiros. 

Funcionava assim, eram avaliados 43 diferentes aspectos agrupados em seis tópicos: qualidade de vida, facilidade de adaptação, trabalho, vida familiar, finanças pessoais e índice de custo de vida. Para que um país fosse avaliado, era necessária uma amostra de, pelo menos, 75 expatriados. 

Consegue adivinhar quem ocupou o primeiro lugar? Sim, Portugal! Quatro em cada cinco expatriados (79%) descrevem o povo português como acolhedor, e 29% afirmam que seus círculos sociais são compostos por cidadãos locais. Já 94% dizem haver atitude amigável em relação aos expatriados, enquanto 58% exaltam a facilidade em fazer amigos e, por fim, 47% dos expatriados estão propensos a viver no país para sempre.  

Quer mais investimento da nacionalidade portuguesa do que ter os mesmos direitos e deveres dos habitantes? Você pode, por exemplo, obter passaporte português, utilizar o sistema de saúde, trabalhar, votar, estudar e até morar permanentemente no local. Outra boa notícia é que ambos países cooperam em questões políticas, sociais e culturais.

Outro tópico interessante no fator investimento é o fato de que, através da nacionalidade portuguesa, você poderá ter acesso às novas oportunidades da Europa. O que ocorre é que entre os muitos atrativos está o fato do país ser membro da União Europeia, ou seja, você terá livre circulação nos outros 27 países da UE. Nos muitos benefícios ainda está o visto consular em 170 países, incluindo Estados Unidos da América.

Quando falamos em carreira, é bom saber que o local tem sido bem visto por aqueles que atuam principalmente no segmento tecnológico e por ser um centro promissor para startups. Você sabia que há inclusive pesquisas que comprovam esses fatos? A Startup Europe Partnership descobriu que as startups de Portugal estão crescendo duas vezes mais rápido que a média europeia. Enquanto um levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) falou que o país é impulsionado pela inovação.

Já para os empreendedores que desejam conquistar a dupla cidadania para abrir uma empresa, nós temos boas notícias. Eles estão sempre em busca de investidores para impulsionar a economia. Então, de forma geral, abrir uma empresa em Portugal não possui etapas burocráticas, uma vez que há facilitadores para os novos negócios. Ainda segundo a Eurostat, Portugal é o segundo país da União Europeia com a taxa de nascimento de novas empresas mais elevada (15.75%). Somado a todas essas informações está o fato de que abrir uma pequena empresa em Portugal é um processo muito simples e pode ser feito inicialmente aqui mesmo no Brasil pela internet. 

Leia também:
[Fique por dentro] Quais as vantagens da cidadania portuguesa?
Mitos e verdades sobre a cidadania portuguesa

nacionalidade portuguesa reunião

Além disso, muitos dos que estão em busca da nacionalidade portuguesa optam pelo país por não ter barreira linguística com o Brasil (apesar de algumas pequenas diferenças).

Finalizando essa parte, o que há de melhor do que o investimento na educação? Acontece que há uma grande procura pelo nosso país irmão justamente por aqueles que desejam estudar, uma vez que o país tem excelentes universidades e outra porque aceita o nosso ENEM.

Demais, não é mesmo? 

nacionalidade portuguesa

Motivos para a nacionalidade portuguesa ser um custo

Bom, se você for uma pessoa que gosta de ver as coisas pelo lado negativo, podemos dizer que o custo da nacionalidade portuguesa está no fato de que fazer a solicitação pode ser um processo muito burocrático, além de não haver taxas de urgência e nem reembolsos.

Para começar, pode haver uma certa demora para conquistar a nacionalidade portuguesa. Justamente pela exclusividade de cada caso não é possível dar um prazo completo para os trâmites. Entretanto, geralmente, o processo de solicitação é de quatro a seis meses. Enquanto isso, para os menores de 18 anos, como com os filhos, por exemplo, o tempo pode ser de dois a três meses.

Mas, sobretudo, para que o seu pedido de nacionalidade portuguesa seja aceito são necessários uma série de documentos padrões exigidos e, assim sendo, há grandes chances de ter que procurá-los lá em Portugal. Na sequência é preciso levar em conta que nosso país é signatário da Convenção de Haia, assim sendo, todos os documentos brasileiros só terão valor em Portugal se estiverem na “apostila” (reconhecimento internacional). 

Para finalizar essa parte dos custos, vamos falar dos valores propriamente ditos que estarão na própria solicitação da cidadania portuguesa, nas taxas das documentações, possíveis viagens até Portugal, a tradução e o apostilamento dos documentos. 

Bom, e já sabe, em toda essa parte burocrática, busca de documentos, organização e tudo mais já sabe que pode sempre contar com a Aquila Oxford, não é mesmo?

Mas e aí? A nacionalidade portuguesa é um custo ou investimento?

Os portugueses são muito bem-vindos ao redor do mundo, afinal, Portugal é uma importante potência econômica da Europa. Por isso, conseguir a nacionalidade portuguesa, embora exija tempo e dinheiro, é muito valioso para você que deseja contar com maiores oportunidades, que vão muito além da entrada facilitada em outros países, mas, a oportunidade de morar em um país com segurança, saúde pública e condições de ensino invejáveis. O que torna a busca pela nacionalidade portuguesa ainda mais recompensadora. 

E aí, pronto para conquistar a sua dupla cidadania e abrir possibilidades incríveis para a sua vida? E já sabe que se precisar de ajuda, pode sempre contar com a Aquila Oxford. É só entrar em contato via Whatsapp, será um prazer ajudar na conquista do seu sonho!

 

Com informações de: istoedinheiro.com.br; consuladoportugalsp.org.br; jusbrasil.com.br; cidadaniatuttoaposto.com.br; atlantichub.com; gazetadopovo.com.br; coreyinvestidor.blogspot.com.

Leia nosso blog