EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Top 10: Portugal entre os melhores países para mulheres trabalharem

Ainda que o mundo esteja mudando e que as mulheres estejam alcançando o seu espaço, infelizmente, há distinções. Entretanto, alguns países contribuem para um bom cenário. É o caso de Portugal, que está entre os melhores países para mulheres trabalharem. Quer saber mais sobre o estudo? Vem conferir o post!

O simples fato de ser mulher no mercado de trabalho ainda é algo muito difícil, uma vez que elas se deparam com salários mais baixos, barreiras para ocupar grandes cargos, exaustão, cobrança, acúmulo de funções, carga mental invisível, violência doméstica e de gênero, tripla jornada e falta de compreensão da realidade. 

E engana-se quem pensa que esse cenário é diferente quando falamos em termos mundiais. Entretanto, em algumas localidades isso começa a ser diferente. É o caso de Portugal, que está entre os melhores países para mulheres trabalharem, segundo dois estudos recentes. 

Portugal está entre os melhores países para mulheres trabalharem – Smart Survey

De acordo com um estudo realizado por uma empresa britânica de sondagens, Smart Survey, e divulgado no dia 17 de abril de 2021, Portugal está entre os melhores países para mulheres trabalharem, ocupando a sexta posição. Para elaborar a lista, a pesquisa utilizou dados da OCDE e do Banco Mundial.

Quais os critérios analisados pelo estudo?

A análise feita pela Smart Survey levou em conta tópicos como:
– A diferença salarial entre homens e mulheres;
– O peso das mulheres na força de trabalho;
– A duração das licenças parentais;
– O custo para uma mulher abrir e registar um negócio.
– A lista aponta países com 30,1 semanas de licença parental (há quem tenha zero, como os EUA, e no extremo oposto estão as 161 semanas na Finlândia);
– Há ainda países com um custo médio de 1,9% do produto nacional bruto para uma mulher registrar a empresa (0,1% no Reino Unido e 15,2% no México);
– Na lista também estão países com média de 6,5 dias para uma mulher iniciar um negócio (0,5 na Nova Zelândia e 37 na Polónia).

Portugal está entre os melhores países para mulheres trabalharem, uma vez que é o melhor classificado na presença feminina nas forças de trabalho. Desta forma, a nível da força de trabalho, Portugal destaca-se com uma proporção de 49,13%, a mais elevada entre os 27 países analisados.

O lado negativo está no fato de não ser um dos melhores quando o assunto é a diferença salarial entre homens e mulheres. No caso português, a diferença salarial é de 9,59% (ou seja, as mulheres recebem menos 9,59% que os homens), sendo a Colômbia a que tem menos distinção (4%) e a Coreia do Sul a maior (32,48%).

Conheça o ranking e as posições

A lista conta com 27 países e os países nórdicos ocupam as primeiras posições. Além deles, a Europa domina praticamente todos os top lugares da análise.

1º Noruega
2º Dinamarca
3º Finlândia
4º Nova Zelândia
5º Suécia
6º Portugal

A Noruega lidera o ranking e é seguida da Dinamarca e Finlândia, na sequência a Suécia ficou como a quinta melhor classificada, mas foi superada pela Nova Zelândia. Portugal está entre os melhores países para mulheres trabalharem logo após, na sexta posição, acima de França, Canadá, Grécia e Eslováquia.

Enquanto isso, no fim da tabela, o México é o país mais mal classificado, seguido da Coreia do Sul, Polônia, Colômbia e ainda Japão. Itália, Israel, Áustria, Chile e EUA. Estes dez países fecham a lista com as piores notas.

Leia também:
Como conseguir emprego na Europa
Maternidade na Europa, saiba tudo

Portugal entre os melhores países para mulheres trabalharem – Glass Ceiling Index

Enquanto isso, segundo o Glass Ceiling Index para 2021, elaborado pela revista norte-americana The Economist, o ranking contou com 29 países e em sétimo lugar está Portugal entre os melhores países para mulheres trabalharem.

Quais os critérios analisados pelo estudo?

Os dados analisados foram:
– Educação;
– Emprego;
– Salário;
– Encargos com crianças;
– Direitos de maternidade e paternidade;
– Representação em cargos de topo.

Conheça o ranking e as posições

1º Suécia;
2º Islândia;
3º Finlândia;
4º Noruega;
5º França;
6º Dinamarca;
7º Portugal;
8º Bélgica;
9º Nova Zelândia;
10º Polônia

Segundo a publicação, “os países nórdicos são particularmente bons a ajudar as mulheres a concluírem a faculdade, garantir um emprego, dar acesso a posições de topo nas empresas e beneficiar de sistemas de licença e de horários de trabalho flexíveis”.

Já os EUA, que estão agora em 18.º, conseguiram melhorar quatro posições em comparação com o ano anterior. Embora a proporção de mulheres em cargos de gestão e nos conselhos de administração esteja acima da média, mantém-se abaixo da média registrada na OCDE. Em último lugar está a Coreia do Sul (29.º), pelo nono ano consecutivo, próxima do Japão e da Turquia. Isto porque, refere a revista, nos países asiáticos ainda se espera que as mulheres tenham de escolher entre ter uma família ou uma carreira.

E o que você achou do fato de Portugal estar entre os melhores países para mulheres trabalharem? Você já esperava que o país ocupasse uma boa posição? Conta aqui para a gente nos comentários. E não se esqueça, se você tem uma mulher na sua equipe de trabalho busque formas justas de reequilibrar a balança!

Com informações de: expresso.pt; publico.pt; idealista.pt; jornaldenegocios.pt; hrportugal.sapo.pt; rtp.pt

Leia nosso blog