EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Legado Italiano: documentário da Netflix para assistir no fim de semana

Você é um apaixonada pela história dos imigrantes italianos? Então temos uma boa notícia, Legado Italiano, documentário que já está disponível na plataforma de streaming Netflix. Vem saber mais!

Não sabe o que fazer no fim de semana? Nós temos uma dica muito legal para todos os descendentes de italianos e para aqueles que se interessam muito pela cultura italiana: Legado Italiano, um documentário

Legado Italiano é um documentário em longa-metragem, de 84 minutos, da plataforma de streaming Netflix, carregado de nostalgia boa, que estreou no Brasil em 12 de Novembro de 2020. Ele aborda uma importante parte de nossa história, apresentando um entrelaçado de entrevistas muitos relevantes realizadas na região Serra Gaúcha – RS, no Brasil, e algumas cidades do Projeto Gemellaggio, além de abordar os pontos em comum entre elas no passado, presente e os vislumbres para o futuro.

Legado Italiano é um documentário sociocultural brasileiro que tem o intuito de te fazer voltar ao Norte da Itália, no final do século XIX, e junto a ele fazer uma travessia pelo oceano até chegar na América, mais especificamente ao seu destino final, o Brasil.
 

Como uma forma de homenagear os 145 anos do fluxo migratório italiano para a Serra Gaúcha, o documentário Legado Italiano mostra como a história dessas famílias começou, como novas vidas foram construídas, a nova realidade que encontraram e tudo o que se passou durante esse tempo.

No documentário, a participação de descendentes de imigrantes e especialistas em diferentes áreas do conhecimento contribuem para o enriquecimento da película com relatos carregados de emoção a respeito daquele que é considerado um dos maiores fluxos migratórios da história.

Além disso, ele traz belas paisagens gaúchas e italianas, com um perfil mais voltado ao turismo. Só para que você possa ter uma ideia, a herança cultural, econômica e social deixada pelos italianos no Sul do Brasil é enorme. Podemos encontrar essa influência seja na gastronomia, na música, na vitivinicultura, na indústria metalúrgica, na arquitetura, na religiosidade e até no dialeto Talian. 

Leia também:
5 filmes italianos para assistir na Netflix
Confira 7 melhores filmes italianos para aprender a língua

Orgulho de ver o Rio Grande do Sul nas telinhas

As gravações, onde foram ouvidas 94 pessoas, foram feitas em 20 cidades, entre elas Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Vila Flores e São Sebastião do Caí. Além disso, ela conta com filmagens feitas no Norte da Itália como Vêneto, Trentino e Ligúria.

Cidade de Caxias do Sul

Legado Italiano, uma produção nacional

Sendo construído cuidadosamente e delicadamente pela diretora Marcia Monteiro, o documentário Legado Italiano tem produção e produção executiva de André Carreira, direção de fotografia e Elton Menezes e Dandy Marchetti e montagem de Pedro Vinícius. A trilha sonora original assinada por Mú Carvalho, com violoncelo de Jaques Morelenbaum, bem como produção da Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções. Já a distribuição foi feita pela Lança Filmes. Além disso, a produção também contou com o apoio da prefeitura municipal de Garibaldi, por meio da Garibaldi Film Commission e da Secretaria Municipal de Turismo. 

Sobre a diretora – Marcia Monteiro

Com formação em Comunicação Social-Jornalismo, estudou roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (Cuba), atuou no mercado audiovisual como produtora de arte em novelas TV Globo e na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), além de atuar no mercado publicitário. Legado Italiano documentário é sua estreia como diretora.

Em entrevista coletiva, a diretora Marcia Monteiro contou: “Durante a minha pesquisa para o filme, percebi que, para sobreviverem e progredirem, os imigrantes tiveram que contar uns com os outros, e o filme também foi realizado na base do mutirão, através da contribuição de várias pessoas e entidades e empresas que acreditaram nessa história. São quatro anos dedicados a esse projeto que agora vai chegar ao público. Estudando, conhecendo pessoas e histórias, trago comigo um fator que me marcou muito: constatei que a solidariedade entre os que chegavam da Itália foi fundamental. Mesmo vindo de lugares diferentes, falando dialetos diferentes, quando a sobrevivência dependia da união de todos, surge o que considero a grande força dessa região e dessa história: o mutirão”.

“A imigração é, ainda hoje, uma realidade em várias partes do mundo. Em muitos lugares ela está acontecendo neste exato momento”, finalizou Marcia.

Diretora Marcia Monteiro

Interessou? Então está esperando o quê? Corre assistir este documentário incrível e vem aqui comentar o que achou!

Com informações de: netflix.com; globofilmes.globo.com; instagram.com; legadoitaliano.com.br; adorocinema.com; filmow.com; ansabrasil.com.br; portalbonvivant.com.br; campinas.com.br.

Leia nosso blog