EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais são as cidades mais caras de Portugal para morar?

É fato que o mercado imobiliário desde 2019 vem sofrendo consequências, por isso, se você está decidido a se mudar para a Europa é preciso conhecer as cidades mais caras de Portugal. Saiba a seguir quais são elas!

Você está pensando em se mudar ou em curtir a aposentadoria em nosso país irmão, quando tudo isso passar? Então é melhor ter cuidado ao escolher a região, afinal algumas delas podem custar muito para o bolso, principalmente após o período que estamos vivendo. De 2019 para cá, os valores saltaram! Mas, o que faz dessas as cidades mais caras de Portugal? Entre os principais fatores destacam-se a moradia (compra ou aluguel), alimentação, vestuário e transporte.

Por falar em cidades mais caras de Portugal, uma pesquisa realizada pelo Idealista descobriu que Lisboa e Cascais são os municípios do país onde o preço por metro quadrado é o mais elevado. Na capital rondam os 4.701 euros por m², enquanto Cascais fica pelos 3.550 euros por m². 

O Porto fica em quinto lugar com 2.927 euros por m². Enquanto isso, analisando mais profundamente, se levar em conta o custo total de cada casa, a liderança passa a ser ocupada por Cascais, onde os imóveis mais caros do país rondam em média os 764.222 euros. 

Em segundo lugar fica Loulé, nos 565.495 euros e Lisboa aparece apenas em quarto lugar neste ranking, com 494.489 euros. Já se falarmos em arrendamento, Lisboa volta ao topo com 14,0 euros por m² ao mês. Cascais, Oeiras, Amadora e Loures, pertencentes ao distrito de Lisboa, estão ainda neste top dez. Com um valor de 10,8 euros por m², o Porto ocupa o quarto lugar da lista.

Assim sendo, de modo geral, as cidades mais caras de Portugal estão no sul português, na região do Algarve, enquanto as mais baratas ficam no interior, próximas à divisa com a Espanha. E para dar uma mãozinha, a seguir preparamos uma lista com as cidades mais caras de Portugal. Confira!

Quais são as cidades mais caras de Portugal para morar?

Confira abaixo a  lista com as cidades mais caras de Portugal que pode te ajudar a decidir onde seria o melhor destino para se instalar. 

1- Lisboa

Localizada no litoral sul, está a principal cidade do país. A capital de Portugal tem o preço do metro quadrado a partir de 3.205 euros, podendo alcançar a média de 4.701 euros! Vale lembrar que não há nenhum outro com valor superior a 4 mil euros. Ou seja, Lisboa é onde é mais caro comprar uma habitação familiar por metro quadrado. Já para o aluguel são cerca de 880 euros por um apartamento de um quarto no centro da cidade.

Entretanto, o que faz compensar, é o fato de que essa cidade histórica com mais de 20 séculos é um local referência em educação, abrigando as maiores universidades de Portugal. Ela também conta com hospitais de altíssima qualidade. Há ainda muitos espaços verdes e boas oportunidades de emprego.

Lá também está o maior polo turístico do país. Com uma rica vida cultural, ela é perfeita para quem busca diversão, centros de compras e noites badaladas. Além disso, lá está uma das melhores cenas gastronômicas mundiais, então, se você gosta de sair para comer, com 35 euros é possível pagar um jantar com entrada, prato principal e sobremesa para um casal. E se optar por não cozinhar no dia a dia, deverá gastar cerca de 8 euros em um restaurante simples.

2- Cascais

O destino preferido dos portugueses ricos e famosos é na verdade uma antiga vila de pescadores que conta com pequenas praias urbanas. Outros atrativos da cidade são os espaços museológicos com diversos itens típicos da história portuguesa. No verão, a Feira do Artesanato do Estoril é uma das atrações mais famosas com muito artesanato local, espetáculos de folclore e pratos típicos de marisco e peixe. Mas, se o seu desejo é sair para comer em um restaurante médio, junto a um acompanhante, a conta será cerca de 40 euros ou então, se estiver sozinho, pode ir a um restaurante simples e pagar 8 euros.

Entretanto, se você deseja comprar um imóvel na cidade terá que desembolsar em média 2.529 euros por metro quadrado. Mas, se você deseja viver de aluguel em um apartamento de um quarto no centro, o valor mensal aproximado será 1.040 euros.



3- Grândola 

Essa vila portuguesa de 14.826 habitantes, tem vários indícios que foi povoada por celtas na Idade do Bronze e da Pedra.

Entre planícies e sobreiros, tem natureza diversificada com reservas naturais, muitas praias – inclusive as maiores de Portugal, rio, fauna e flora incríveis.

Para morar nesse local descontraído, onde as pessoas trabalham duro e que tem crescido nas últimas décadas, sobretudo através do turismo ao longo da sua faixa costeira, o custo é de 3.188 euros por metro quadrado.

4- Oeiras

Aqui está a região com um dos melhores índices de qualidade de vida de Portugal, tanto é que no início do século XX, os médicos acreditavam que o ar e as águas da praia eram medicinais.

Esse local é famoso por gerar muitos empregos, principalmente para aqueles que possuem algum tipo de especialização. Sobretudo é uma boa cidade para quem possui um perfil empreendedor e deseja investir no seu negócio. Atualmente ele é sede das mais importantes empresas de prestação de serviços e de tecnologia: TagusPark, Quinta da Fonte e LagoasPark.

 Já para aqueles que estão em busca de diversão e lazer, saibam que lá muita coisa acontece, especialmente no verão, exemplo disso são os eventos.

Se tivéssemos que citar um ponto negativo seria o preço dos aluguéis, que costumam ser altos, justamente pela proximidade com Lisboa, cerca de 730 euros por um apartamento de um quarto no centro da cidade. Portanto, para conseguir morar em um local tão perfeito assim, com residência própria, há um preço e lá a média do metro quadrado é 2.211 euros. 

5- Porto 

A segunda maior cidade do país, ou seja, a maior cidade do norte, já foi considerada por diversas vezes a mais bonita do mundo. Além disso, ela é dinâmica, conta com muitas instituições de ensino renomadas, oferece bons empregos e tem como qualidade o fato de transmitir aquela sensação de interior. Só para você ter uma ideia, por lá as pessoas se conhecem, são muito próximas e amigas. Mas, para ser um desses habitantes, você terá que arcar com 2718 euros por metro quadrado.

Leia também: 
A qualidade de vida dos portugueses é boa? Descubra aqui!
5 dicas fundamentais antes de alugar um imóvel em Portugal


6- Loulé

A cidade, que tem cerca de 70 mil habitantes, está crescendo demograficamente, comercialmente e turisticamente.

As características desse local são da civilização árabe, que marcam o centro da cidade com monumentos, recantos de casas típicas e ruelas singulares. Além disso, há as praias próximas com grandes empreendimentos turísticos e as serras com amendoeiras em flor.

Para poder fixar residência por lá, o metro quadrado é 2.089 euros, enquanto o aluguel sai por volta de 500 euros. Uma boa notícia é que o transporte na cidade é gratuito.

7- Albufeira

Essa cidade dedicada ao turismo e ao lazer tem ruas que são apertadinhas, íngremes e ladeadas por casas brancas. 

Mas, para morar por lá, o custo também será elevado, uma vez que o preço do metro quadrado é 1.894 euros. Uma boa opção é optar pelo aluguel que tem valor médio de 560 euros em um apartamento de um quarto no centro.

Para comer em um restaurante simples, nesse destino badalado do verão, você gastará em torno de 7,50 euros. Já em um restaurante médio, o custo é de 40 euros para duas pessoas. Ah, e o passe mensal para o transporte público custa 18 euros.


8- Lagos

As praias são as mais belas da região e é possível dar um passeio pelas grutas e furnas, além de aproveitar para visitar museus, castelos, muralhas e igrejas. 

Para lá, o mar trouxe praticamente toda a gastronomia: sopa de peixe, lingueirão ou conquilhas. Açorda de mexilhão, berbigão e amêijoa. Sardinhas alimadas, ensopado de safio, feijoada de buzinas, bife de atum, condimentada cataplana. 

Mas, morar nesse paraíso custa caro, cada metro quadrado sairá por, mais ou menos, 1550 euros.


9- Lagoa

O nome Lagoa difundiu-se internacionalmente sobretudo graças à boa produção de vinho branco, sendo uma das regiões demarcadas do país. 

O local, que prosperou com a pesca e a indústria de conservas de peixe, ainda respira o ambiente do passado, e atualmente a cidade desenvolve atividades econômicas diversas e tem um papel importante para o turismo português.

O preço médio das casas por volta de 1.389 euros é resultado da média entre as habitações novas e as já existentes e que foram transacionadas.


10- Tavira

O que mais chama a atenção no local é sua parte histórica e seu patrimônio natural. Entre eles podemos destacar as casas com portas de reixa, feitas com ripas de madeiras que permitem que a casa fique arejada. Há ainda os famosos “telhados de tesoura”, que nada mais são do que telhados de quatro águas, correspondendo cada um a uma divisão da casa, que recebem o nome devido à trave em que os telhados assentam.

Para morar na cidade em que o Rio Gilão banha a cidade e vai até o mar, o custo do metro quadrado é de 1362 euros.


11- Funchal

A capital da região autónoma da Madeira, situada na costa sul da ilha tem uma das melhores qualidade de vida de Portugal quando nos referimos a saúde, educação, lazer, natureza e pontos turísticos.

Para chegar à terra de Cristiano Ronaldo, a locomoção é tranquila, uma vez que você encontrará voos para diversos locais com preços acessíveis.

 Agora, se a sua intenção é conquistar um emprego, saiba que por lá a indústria do turismo é forte, ou seja, você irá adquirir uma experiência profissional valorizada internacionalmente.

Além disso, a cidade que tem pouco mais de 100 mil habitantes é repleta de serviços ofertados pelo comércio fazendo com que os preços sejam um pouquinho mais caros que em outras cidades portuguesas. Ah, os aluguéis também seguem essa dinâmica, podendo ser comparados aos das grandes cidades, em que você vai gastar, mais ou menos, 1304 euros por metro quadrado.


12- Vila do Bispo

Uma cidade de muita natureza, pois boa parte do local está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. E uma boa notícia é que, apesar do crescimento do turismo, ela se mantém intacta. As praias imponentes são muito procuradas por surfistas e por quem gosta de praticar esportes náuticos. Talvez, por isso, morar lá custe mais caro: 1276 euros por metro quadrado.

E agora, conta aqui para a gente se você se sente preparado para fazer a mudança e ir morar em uma das cidades mais caras de Portugal quando tudo isso passar?

Com informações de: portugaldenorteasul.pt/; novidades.cidadaniaevisto.com.br; nit.pt; idealista.pt; dinheirovivo.pt; discoverportugal2day.com

Leia nosso blog