EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Hábitos dos italianos: verdades e mitos

Os hábitos dos italianos podem ser bem diferentes dos nossos e muitos deles podem ser considerados até mesmo exóticos por turistas que visitam o país. Pensando nisso, a seguir, te contamos quais deles são verdade e quais são só mitos. Vem descobrir!

Talvez você acredite que já conhece tudo sobre os hábitos dos italianos por causa da imigração italiana no Brasil. Entretanto, por mais que os imigrantes tenham incluído dezenas de elementos novos à nossa cultura local, há ainda outros que queremos te mostrar. 

Além disso, enquanto há alguns hábitos dos italianos interessantes e que até poderíamos adotar no nosso dia a dia, por outro lado há aqueles que talvez você ache que conheça, mas que na verdade, vamos precisar discordar, uma vez que eles não passam de um mito.

Se você quer descobrir mais sobre os hábitos dos italianos, para saber como se comportar em sua viagem para a terra da bota, fique tranquilo, pois fizemos uma pequena lista onde te contamos quais deles são verdade e quais são mito. Será que você consegue adivinhar?

Hábitos dos italianos: descubra as verdades e mitos

Vem descobrir quais são mitos e verdades quando o assunto é sobre os hábitos dos italianos.

Fazer muitos gestos com as mãos – VERDADE

Não tem jeito, esse precisava ser o primeiro tópico, afinal esse é um povo muito famoso e conhecido no mundo inteiro por falar com as mãos fazendo gestos exagerados. Há inclusive quem pare um minutinho para prestar a atenção e ache que está acontecendo uma discussão.

 

Hábitos dos italianos: O cumprimento italiano é feito com beijos – MITO

Aqui tudo vai depender do nível de proximidade que você tem com a pessoa. Apostamos que você já viu essa cena nos filmes de máfia e em tantos outros, mas dificilmente você verá um desconhecido sendo íntimo e te cumprimentando dessa maneira. Para essas pessoas, por lá eles utilizam o aperto de mãos. Agora, quando são muito próximos a alguém, tanto homens como mulheres, costumam se cumprimentar com dois beijos no rosto, sempre começando pelo lado direito.

Os italianos são expansivos – VERDADE

É bem verdade que eles são barulhentos, mas em um bom sentido. Eles falam aos berros, dizem muitos palavrões, desejam bom dia para quem passa, riem alto, batem as coisas e parecem que estão sempre querendo discutir por alguma coisa. 

Hábitos dos italianos: Eles só bebem vinho – VERDADE

Na realidade, essa é mais ou menos uma verdade. O fato é que as refeições italianas, ao contrário das nossas, onde há refrigerantes e sucos, são acompanhadas por vinho ou água. E aí está a meia verdade, pois além do alto consumo de vinho, eles são os maiores consumidores de água mineral do mundo. Acontece que por lá, a água da torneira é calcária e com o tempo pode causar problemas renais.

Leia também:
Conheça a Garda by Bike, ciclovia na Itália batizada como a mais bela de toda a Europa
Dicas de como aprender brincando o idioma italiano

No happy hour não tem apenas drinks – VERDADE 

Quando chega o fim da tarde e as pessoas se reúnem em barzinhos é comum que praticamente todos os estabelecimentos ofereçam aperitivos de cortesia.  

Hábitos dos italianos: Os italianos não tomam banho – MITO

Essa é uma crença que foi passada para nós sobre, praticamente, todos os países europeus. Acontece que essa é uma grande mentira, uma vez que eles tomam vários banhos ao dia. Outra coisa que você vai perceber é que, na Itália, até mesmo os homens são muito vaidosos. 

Eles comem a salada no final – VERDADE 

Uma típica refeição italiana é composta, primeiramente, pelo “antipasto”, depois pelo “primi piatto” – onde há risoto, massa ou sopa- e, por fim, o “secondo piatto” – carne, ave ou peixe – que é acompanhado pelos “contorni”, os legumes e vegetais.

Colocar condimento na comida é quase que um sacrilégio – VERDADE

No país da pizza seria de estranhar caso eles achassem normal você colocando ketchup, mostarda e maionese nos pratos típicos. Você verá que na mesa dos restaurantes há apenas azeite, sal e queijo ralado. 

Hábitos dos italianos: Os italianos fumam demais – MEIO MITO, MEIO VERDADE

Outra meia verdade… Acontece que os europeus, de forma geral, é o povo que mais fuma no mundo, até mesmo entre os jovens. Como o preço do cigarro é bem alto por lá, eles chegam a fazer o próprio cigarro com seda, fumo e filtro. Entretanto, nos últimos anos, o ministério da saúde da Itália realizou ações para conseguir reduzir esses números e deu certo. Atualmente, cerca de 22% da população italiana fuma e esse número está caindo ainda mais.



Os banheiros públicos são unissex – VERDADE

É comum que em alguns locais tenha apenas um banheiro que deve ser compartilhado por homens, mulheres, crianças e portadores de necessidades especiais.

Hábitos dos italianos: Eles tomam capuccino o tempo todo – MENTIRA

Não é bem assim que a banda toca. O desjejum do italiano costuma ser feito em um bar ou café, mas apenas café preto, cappuccino e “cornetto” (croissant) com “marmelatta” (geleia). Então, eles bebem o cappuccino apenas até às 10h da manhã, mas enquanto isso toda hora é hora para um cafezinho expresso.

hábitos dos italianos café

O comércio fecha para o almoço – VERDADE

No país existe a “chiusura pomeridiana”, um período em que os estabelecimentos fecham para o almoço. Esse horário é, geralmente, feito das 12h30 às 16h. Ah, vale lembrar que aos domingos e feriados muitos comércios não atendem. Além disso, também é importante saber que no mês de agosto alguns estabelecimentos fecham para as férias, no famoso Ferragosto, que você pode saber mais sobre neste post do nosso blog.

Eles almoçam em qualquer lugar – VERDADE

 Na Itália, as pessoas não têm a mínima vergonha de levar a marmita e almoçar onde der.


hábitos dos italianos bebidas

Não há caixas nos estabelecimentos – VERDADE

Na Europa, em geral, grandes estabelecimentos como, por exemplo, mercados e postos de gasolina não possuem atendentes, frentistas e nem caixas. Nos supermercados, você faz suas compras e depois passa os produtos no leitor de código de barras e faz o pagamento na máquina. Já nos postos de gasolina, basta escolher o combustível, controlar a bomba e fazer o pagamento na loja de conveniência.

Bicicleta por todo lado – VERDADE

Muitas cidades italianas são planas. Então, talvez por isso, a bicicleta seja tão comum como meio de transporte para o dia a dia. Além disso, a cultura do país faz com que seja seguro e com que o ciclista seja muito respeitado no trânsito.

hábitos dos italianos

E aí, você conhecia todos esses hábitos dos italianos ou já tinha ouvido falar sobre algum? Qual deles mais te chamou a atenção? Conta para a gente nos comentários, queremos saber!

Com informações de: viagemeturismo.abril.com.br; abolonhesa.com; viajandoparaitalia.com.br; beijoeciao.com; keviagem.com.

Leia nosso blog