EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Conheça a Garda by Bike, ciclovia na Itália batizada como a mais bela de toda a Europa

São tantos os lugares encantadores no país da bota que a gente não consegue nem contar, mas você já imaginou que até mesmo uma ciclovia na Itália poderia chamar tanto a atenção que ganharia o título de a mais bela da Europa? Vem descobrir mais sobre ela!

Não é novidade para ninguém que toda a Itália é indescritivelmente linda, porém é o norte do país uma das principais regiões que atraem turistas. Também pudera, são tantos locais encantadores que, agora, até uma ciclovia na Itália entrou para a lista de passeios que você precisa fazer quando estiver por lá, pois é considerada uma obra única no gênero. Abaixo, nós te contamos um pouco mais sobre essa maravilha!

Garda by Bike: a ciclovia na Itália batizada como a mais bela da Europa

Localizada no Lago di Garda, um dos mais lindos do mundo todo e considerado o paraíso dos cicloturistas, está essa grandiosa obra da engenharia, uma muito bem-feita passarela de madeira plana com 2,5 metros de largura, em uma estrutura metálica suspensa a 50 metros acima do nível da água, que é na verdade uma badalada ciclovia na Itália batizada de “a mais bela de toda a Europa”.
 

Ou seja, quem visita Brescia, Verona e Trento tem a obrigação de conhecer a ciclovia na Itália que interliga essas localidades. Inaugurada em 2018, o trajeto, que tem cerca de 2 km e dura por volta de duas horas, pode ser feito a pé ou, claro, em bicicletas e logo na entrada principal é possível alugar bicicletas elétricas. O nível de dificuldade do percurso fica entre baixo e intermediário e a parte mais difícil está entre Gargnano e Limone sul Garda, com vários desníveis.

Uma das coisas que mais chama a atenção nesta ciclovia na Itália é a vista do incrível percurso, uma vez que de um lado está o lago, enquanto do outro é possível avistar montanhas exuberantes. Entre aqueles que já tiveram o privilégio de fazer o passeio, a recomendação é que o faça logo pela manhã, assim o caminho estará mais calmo, livre e você ainda pode desfrutar da sombra e da brisa mais agradáveis.
 

O primeiro trecho finalizado, que fica em Limone sul Garda, província de Brescia, tem uma parada praticamente obrigatória para uma limonada fresca no estande. Ou seja, perfeito e refrescante após o longo percurso né?! Além disso, outra boa notícia para aqueles que desejarem se hospedar por lá é explorar os vilarejos à beira do lago, a área está repleta de pequenos hotéis que oferecem boas acomodações e boa comida.



Entretanto, o projeto ainda está em fase de construção. Ele prevê 140 km de extensão e iluminação noturna. Para isso, serão utilizados guindastes, cabos e até mesmo helicópteros. Antes da pandemia, a expectativa era de que a obra da Garda by Bike fosse concluída ainda esse ano, em 2021. Já os custos da construção ficaram estimados em 102 milhões de euros! Além disso, o projeto também espera reduzir a poluição em 19 cidades da região.

Outra grande expectativa entre os ciclistas é que ela seja o eixo de ligação entre outras duas grandes ciclovias: a Ciclovia del Sole – que atravessa o país de norte a sul -, e a Ciclovia VenTo – paralela ao rio Pó, entre Veneza e Turim, que também está em construção. Dessa forma será criado um anel que vai de Capo Reamol até Limone, que fica na divisa com a região do Trentino Alto Adige.

Ah, e para aqueles que gostam de curiosidades aqui vai uma. As paisagens do local são tão cênicas que que foram usadas em diversos filmes:
–  007 Quantum of Solace
– Me Chame Pelo Seu Nome

O que poderia ser melhor do que uma caminhada ou pedalada nesta deslumbrante ciclovia na Itália, hein? Conta para a gente nos comentários se esse lugar incrível entrou na sua lista de planos de passeios quando a pandemia acabar.

Com informações de: blogs.oglobo.globo.com/; revistaleiamais.com.br; .tripadvisor.com.br; post-italy.com; viajaredemais.com.br.

Leia nosso blog