EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Saiba quais são os incentivos do governo italiano para empreendedores

Para algumas pessoas pode até parecer um sonho distante, mas empreender em um novo país tem sido a realidade de muitos, especialmente daqueles que já possuem a dupla cidadania. Esse é o caso do país da bota, por exemplo, que graças aos incentivos do governo italiano para empreendedores tem se desenvolvido socioeconomicamente.

Segundo dados da pesquisa da Eurostat, instituto que produz as estatísticas do bloco da União Europeia (UE), a Itália é o país que mais concedeu cidadania a brasileiros em 2017 (último ano com informações levantadas). De acordo com o levantamento, a Itália respondeu por 46% das 21.593 cidadanias dadas a brasileiros, sendo 9.936 beneficiados no país. 

Aliás, há dados que mostram que a Itália possui a terceira economia na Zona do Euro e a oitava no mundo (FMI 2016). Outro ponto que também podemos salientar é o poder de compra que está distribuído entre os seus 60 milhões de habitantes com um PIB nominal médio de 35 mil dólares por pessoa. 

 Dessa forma, nos últimos anos, o número de empreendedores também cresceu significativamente na Itália. Exemplo disso é a constatação feita pela área consular do Itamaraty de que há uma forte vocação empreendedora das comunidades brasileiras emigradas devido a existência de diversos mecanismos de apoio oferecidos pelos países de acolhimento, tais como os incentivos do governo italiano para empreendedores, e ainda um mercado consumidor natural, conhecido como “mercado da saudade”, entre os próprios brasileiros.

O país está na 5ª colocação entre os países europeus, em números de empresas por habitantes. Na edição do ano passado do relatório “Noi, Itália”, publicado em abril de 2019, dados apontam que em 2016 o número de empresas a cada mil habitantes era de 72.4, fato que coloca a Itália acima da média Europeia.

Além disso, empreendedores desenvolvem habilidades ao longo da vida que indicam uma postura intelectual, iniciativa, afeição pelo novo, fácil resolução de problemas, mobilização de pessoas em torno de um propósito e pensamento inovador. O empreendedorismo, mesmo que estrangeiro, possui importância socioeconômica e contribui para o desenvolvimento de um país com: geração de emprego e renda, fomentando a concorrência e, ainda, trazendo soluções para problemas.

A seguir vamos falar mais sobre esses incentivos do governo italiano para empreendedores:

Incentivos do governo italiano para empreendedores

Visando fortalecer a presença de estrangeiros no empreendedorismo, é preciso criar condições que derrubem as barreiras. Como uma das prioridades é o lucro, encontrar fomentos é essencial. É por isso que em países como a Itália existem programas e incentivos do governo italiano para empreendedores que concedem apoio financeiro e empréstimos em condições favoráveis a novos empreendedores.

– Lei de simplificação

Feita para que jovens com menos de 35 anos possam abrir uma sociedade limitada com capital social de 1 euro.

Mais informações sobre este programa você encontra aqui neste site

 

– Agência Nacional para a Atração de Investimentos e Desenvolvimento de Negócios

O órgão promove e financia programas de investimento apresentados por novas e antigas empresas.

SUGESTÃO DE IMAGEM: Logo do programa

Nova Empresa a Juro Zero

Este programa auxilia na abertura de micro e pequenas empresas que são formadas totalmente ou em sua maioria por jovens com menos de 36 anos ou mulheres de qualquer idade, em todo o território italiano. Feito para novas empresas, que possuem menos de 60 meses ou então para pessoas físicas, nessas mesmas condições, ficando condicionada à abertura de uma empresa em até 45 dias após a aprovação do financiamento.

O incentivo consiste em um financiamento à taxa de juros zero, com um prazo de pagamento de 10 anos, podendo cobrir até 75% das despesas financiáveis. Ou seja, a empresa beneficiada deve garantir a cobertura do programa de investimentos, com recursos próprios, mediante uma contribuição financeira igual ou superior a 25% do total das despesas. O investimento total não pode ultrapassar 1.5 milhões de euros e deve ser realizado em no máximo 2 anos a partir da aprovação do financiamento.

– Smart & Start Itália

Esse financiamento incentiva o crescimento de startups inovadoras. Basicamente, aqui os planos de negócio devem prever um investimento entre 100 mil e 1.5 milhões de euros e devem ser destinados a equipamentos e/ou a custos de operação. O empréstimo é subsidiado à taxa de juros zero, sem necessidade de garantia, e financia 80% do total dos custos admitidos. O prazo para pagamento é de dez anos. 

Os planos de negócios devem ser iniciados após a apresentação da solicitação e devem ser concluídos em 24 meses a partir da data de assinatura do contrato de empréstimo. Além disso, eles devem possuir ao menos uma das características: conteúdo tecnológico e inovador significativo; desenvolvimento de produtos, serviços ou soluções no campo da economia digital, inteligência artificial, blockchain e internet of things ou ainda exploração econômica dos resultados do sistema de pesquisa pública. 

– Resto Al Sud

Esse incentivo regional, destinado a empreendedores entre 18 e 45 anos, fomenta o desenvolvimento e o nascimento de novas atividades empreendedoras nas regiões de Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Molise, Puglia, Sardegna, Sicilia e no Centro Itália (Lazio, Marche e Umbira).

 O incentivo financia até 100% das despesas com um limite de 50 mil euros por sócio, podendo chegar a um máximo de 200 mil euros em uma empresa com 4 sócios, sendo 35% a fundo perdido e 65% de financiamento bancário garantido pelo Estado.

Nossa, são diversos os incentivos para quem sonha em empreender na terra da bota, não é mesmo? E você, tem alguma dúvida sobre incentivos do governo italiano para empreendedores? Então não esquece de deixar sua mensagem aqui para a gente nos comentários. 

Com informações de: portalconsular.itamaraty.gov.br; sistemas.mre.gov.br; ec.europa.eu/eurostat; estadao.com.br; conexaoeuropa.com.br

Leia nosso blog