EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Conheça o significado e a história da bandeira da Itália

A bandeira da Itália, assim como a de outros países, tem elementos simbólicos que constituem sua identidade. Mas, você saberia dizer quais as cores e o seu significado? É isso o que vamos te contar no post de hoje do nosso blog Vem ler, vem!

A composição da bandeira da Itália pode fazer com que ela pareça relativamente simples. Talvez porque o país tenha adotado apenas três listras verticais com um conjunto de cores e sem símbolos gráficos ou frases.

Mas, não é bem assim, afinal a bandeira da Itália deve mostrar as várias civilizações que sob a liderança do povoado de Roma fez surgir o império romano, um dos mais poderosos da história, que mais tarde se dissolveram e tornaram-se reinos. Depois, tornaram-se cidades-estados que foram invadidas por países como França, Espanha e Áustria fazendo com que os povos se reunissem em um Estado que, em 1861, formou a Itália.

Para entender: a história das bandeiras

Responda rápido, o que seria de um país sem o seu principal símbolo, a bandeira? Entretanto, adotar um símbolo único para representar uma nação é relativamente recente.

Até o século XVII, a ideia de identidade nacional era rara. Você só conseguiria ver esses símbolos em brasões de armas durante uma guerra, como no caso dos romanos que tinham insígnias para facilitar a movimentação das tropas no campo de batalha ou ainda como faziam os persas, em algo que se representa a família real como, por exemplo, o barco do rei.

Já as bandeiras da forma como as conhecemos e usamos hoje estão relacionadas ao nascimento dos Estados modernos, exemplo disso são a norte-americana e a francesa.

É isso o que nos mostra a Vexilologia, ciência que estuda as bandeiras. Estudos comprovam que foi no século XVIII e início do XIX que surgiu a necessidade de identificar a nação, de criar símbolos que as representassem. Era preciso mostrar todo o descobrimento, a história – com suas guerras e revoluções, a geografia, a cultura, a política – com suas uniões e rivalidades, e a religião.

Mas, ao pensarmos na semiótica, no significado e no sentido, como mostrar toda a bagagem do país? Qual seria a forma, o desenho e as cores apropriadas? Eis que surge a bandeira, um pequeno retângulo, mas com um peso emocional enorme, uma vez que carrega todo o símbolo de uma nação. 

E com a Itália não foi diferente…

Bandeira da Itália, quais as cores?

A bandeira da Itália é uma bandeira tricolor simples, intitulada pelos italianos também como il Tricolore, com três listras, todas do mesmo tamanho, na vertical. Além disso, há um padrão de proporção a ser adotado e a dimensão total oficialmente utilizada é de 2:3, altura x largura, (especificações contidas na Constituição da República Italiana).

Foi no ano de 2003 que o governo italiano definiu os padrões de cores que devem ser utilizados na bandeira da Itália:
– Verde, na parte esquerda perto do mastro
– Branco, ao centro
– Vermelho, na lateral direita 

Há três interpretações para as cores da bandeira da Itália. A primeira, mais simples e utilizada por historiadores, é a de que elas remetem às características do ambiente italiano.
– O verde representa as planícies e colinas;
– O branco representa a neve do topo dos Alpes, um conjunto de cordilheiras que se estende pelo território norte da Itália;
– O vermelho representa o passado italiano, com as guerras pela independência onde o sangue dos soldados foi derramado.

Acontece que as cores da bandeira italiana são antigas. O primeiro registro do uso oficial denota da criação da República Cispadana, em 1796, pelo exército de Napoleão Bonaparte. Assim sendo, a segunda explicação diz que sua grande influência foi a Revolução Francesa, servindo como inspiração. Além disso, as cores, seriam uma referência a símbolos da época.
– Vermelho e branco que representavam a bandeira de Milão.
– Verde que fazia referência ao uniforme utilizado pela guarda de Milão. 

Por último, há ainda a interpretação do contexto religioso onde o significado é outro:
– Verde: símbolo da esperança;
– Branco: exprime a fé;
– Vermelho: corresponde a caridade.

Bandeira da Itália, qual a sua história?

Como mencionamos acima, a origem da bandeira da Itália remonta a 1794. Foi quando o norte da Península Itálica foi ocupado pelas tropas napoleônicas. Ali, os franceses, liderados por Napoleão Bonaparte, derrotaram os austríacos da região. Após conquistarem a independência fundaram então a República Cispadana, escolhendo um modelo tricolor para representá-los, semelhante ao da recém-proclamada República Francesa, mas com a cor verde no lugar do azul.

A bandeira da Itália, tal qual conhecemos hoje, começou a ser utilizada em 19 de junho de 1946, assim que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) terminou. Mas, ela só foi adotada oficialmente em 1º de janeiro de 1948. Além disso, há um Dia da Bandeira que é celebrado em 7 de janeiro.

Quanta informação bacana, não é mesmo? Para quem pensa em morar um dia na Itália, saber mais sobre a cultura e a história são pontos superimportantes para uma melhor integração e adaptação ao novo país. Por isso, aprender um pouco sobre nunca é demais, não é mesmo?

Com informações de: bbc.com; brasil.elpais.com; super.abril.com.br; mundoeducacao.uol.com.br; estudokids.com.br; escolaeducacao.com.br.

Leia nosso blog