EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Conheça a Ilha da Madeira: um balneário encantador de Portugal

O destino insular mais premiado do mundo, além de ser a terra de um craque de futebol, conta com paisagens indescritíveis, natureza sem igual, vinhos deliciosos e bordados dignos de passarela. Já sabe de quem estamos falando? Sim, da Ilha da Madeira.

A Ilha da Madeira é relativamente pequena, ocupando uma área de 741 km², tendo, mais ou menos, 58 km Leste-Oeste e 23 km Norte-Sul, sendo que 400 hectares são destinados exclusivamente à produção vitivinícola. 

Porém, o que muitos não sabem é que, na verdade, esse é um conjunto de diversas ilhas.  Entretanto, apenas duas delas são habitadas: a Ilha da Madeira, que é a maior de todas, e Porto Santo, que possui belíssimas praias. As outras ilhas e ilhotas são divididas em dois grupos, as que são desertas e as que são selvagens, ambas são áreas protegidas. 

Ainda falando sobre as maravilhas da Ilha da Madeira é importante saber que por lá não há temperaturas extremas, o clima é sempre ameno e faz lembrar a nossa primavera. 

Só para que você possa ter uma ideia, a Ilha da Madeira foi eleita em 2018, pelo quarto ano consecutivo, como a melhor ilha do mundo no World Travel Awards. 

O melhor de tudo? Para chegar lá é fácil, afinal, esse paraíso fica a apenas um voo de 1h30 de Lisboa chegando ao aeroporto Cristiano Ronaldo, conhecido como um dos mais perigosos do mundo.

Terra de craque! 

Por falar em Cristiano Ronaldo, tudo por lá tem a ver com o craque. Também pudera, uma vez que essa é a terra dele e o ídolo mantém uma relação próxima com o local. É justamente por isso que ele ganhou várias homenagens. Além do aeroporto, há o Museu CR7 que reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador, e também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.


Locais que você precisa conhecer:

– Porto Santo
Muito diferente da ilha principal, essa é a segunda maior ilha do arquipélago da Madeira e tem seu litoral, de nove quilômetros de praia, repleto de areia dourada e água cristalina como atração principal e é por isso que lá existem excelentes resorts.

– Funchal
A capital é, não só a principal, como a mais badalada cidade da Ilha da Madeira. Não deixe de conhecer o Mercado dos Lavradores, o Centro Histórico, bem como dar uma voltinha de teleférico e fazer um passeio de barco para a observação de cetáceos.  

Famosas paisagens naturais

A localização do arquipélago, em meio ao oceano Atlântico, faz com a Ilha da Madeira tenha condições geográficas privilegiadas e ainda possa contar com um território montanhoso que atinge grandes altitudes (do nível do mar a quase 2 mil metros), sendo perfeito para apreciar o mar ou a floresta. 

É por lá que está uma das florestas úmidas subtropicais mais famosas do mundo, a Floresta Laurissilva, considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Seu ecossistema cobre 20% da Ilha da Madeira e está em excelente estado de conservação, sendo formada por árvores da família das lauráceas.

Outra vantagem da sua localização é a condição perfeita para o cultivo de diversas plantas e frutos exóticos como, por exemplo, o maracujá roxo e a anona.

Local para turista nenhum botar defeito

Um dos passeios preferidos dos turistas são os mirantes:

Cabo Girão: o cabo mais alto de toda a Europa conta com skywalk, uma passarela suspensa de vidro a 580 metros do mar. Em 2014, a Condé Nast Inc. elegeu o local como o 5º penhasco com a melhor vista do mundo. 

Farol da Ponta do Pargo: na ponta oeste está o farol de 98 anos. Seu mirante fica a 312 metros de altitude.

Pico do Areeiro: o segundo pico mais alto da Madeira fica no interior da ilha e é bem mais alto, com 1.818 metros de altitude.

Pico dos Barcelos: Situado em meio à cidade de Funchal, seu fácil acesso impressiona pela visão de 360 graus. Além disso, é possível observar toda a Baía do Funchal e ver as Ilhas Desertas.

Ponta do Rosto: localizado no leste da Ilha da Madeira é possível observar a costa norte, a costa sul e o Porto Santo. 

Ainda entre as atividades para impressionar os turistas estão os passeios de barco, uma vez que esse é o habitat natural de muitos golfinhos.

Também muito procuradas pelos turistas estão as piscinas naturais da Vila de Porto Moniz. Formadas por rochas vulcânicas, elas são preenchidas pela água do mar. 

O arquipélago também conta com um extraordinário tesouro cultural com seus conventos, templos, palácios, solares e fortificações militares construídas no século XV.

Outra curiosidade muito legal está no golfe. Desde 1993, no início da primavera, realiza o Open da Madeira, parte integrante do PGA European Tour.

A terra do Vinho Madeira 

Os portugueses descobriram a Ilha da Madeira (na costa africana) em 1419 e, pouco depois, fizeram dela uma grande vinha. 

O vinho da Ilha da Madeira é extremamente longevo e de altíssima qualidade. Essa é uma das bebidas mais famosas do mundo pelo fato de ser licoroso, por ter o sabor acentuado com suas notas marcantes de carvalho e também por ser uma bebida fortificada, com teor alcoólico maior, que funciona muito bem como aperitivo ou digestivo. 

Há o Sercial que é seco, o Verdelho que é meio seco, o Bual que é meio doce, o Malmey que é doce e, por fim, o raríssimo vinho Terrantez com um estilo entre o Verdelho e o Bual.

Já o Vinho Madeira, único no mundo todo e que pertence à região desde 1450, tem presença marcante de acidez e excelente frescor. Devido à intensa incidência solar, alta temperatura e ao processo de oxidação lenta, em cascos de madeira antigos, o Vinho Madeira reúne sabores de especiarias, aromas etéreos, frutas cristalizadas e néctar. 

Só para que você possa ter uma ideia, a companhia Blandy’s, a produtora, está ativa no mercado desde 1811 e ainda é controlada pela mesma família a sete geração. 

Ficou interessado? Então saiba que para provar essa iguaria você poderá desembolsar de 1.200 a 20 euros.

Gastronomia da Ilha da Madeira

A verdadeira poncha – feita de aguardente de cana, mel e frutas – é oferecida em praticamente todos os bares e restaurantes da Ilha. 

O peixe-espada também é um símbolo da Ilha da Madeira e com ele é possível fazer inúmeros pratos, incluindo um dos sanduíches mais famosos do lugar. 

Ah, e não poderíamos esquecer a espetada: uma espécie de churrasco de carne de vaca temperado com louro e outros condimentos.

Bordado famosos mundialmente

As mulheres que povoaram a Ilha desenvolveram um tipo de bordado feito de forma 100% manual, que usavam em peças de roupas e artigos de decoração, feito em tecidos de linho, algodão, organdi e seda. 

As peças são controladas ponto a ponto para que possam receber o selo de autenticidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Ilha da Madeira. Imagine você que a peça mais simples de todas pode levar mais de um mês para ficar pronta. 

Ele ficou famoso após os ingleses levarem o trabalho para a Inglaterra e ser usado por importantes grifes, como a Chanel.

O melhor Réveillon de Portugal

Esse é o local com o show pirotécnico mais explosivo do país. Sabe por que fazemos essa afirmação? Acontece que em 2007, eles realizaram a maior queima de fogos do mundo, que entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book, na categoria show pirotécnico. E acredite se quiser, mas o título se manteve até 2012.

Afinal, como gostam de dizer os moradores “A Madeira tem tudo, só não tem comparação!”. E você, o que achou deste destino? Ansioso para conhecer a Ilha da Madeira? Conta aqui para a gente nos comentários! 

Com informações de: catracalivre.com.br; youtube.com; em.com.br; mistral.com.br; revistaadega.uol.com.br; folha.uol.com.br.

Leia nosso blog