EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Se o seu sonho é viver em uma cidade cosmopolita, animada, que respira cultura e com vida universitária, então você precisa saber como é morar em Bolonha!

Se você ficou curioso sobre como é morar em Bolonha, já adiantamos que essa é a localização mais que perfeita para todos aqueles que estão querendo iniciar a vida na Itália. 

Acontece que a sétima cidade mais populosa da Itália (são cerca de 390.000 habitantes), localizada no centro norte do país, capital da região de Emiglia-Romagna, é movida por jovens. Também pudera, pois tem agito, uma agenda cultural lotada de eventos, ou seja, arte, música, cultura e ainda muita qualidade de vida, história e culinária, e, por fim, mas não menos importante, é muito procurada por quem deseja estudar.

La Rossa (A Vermelha) para os íntimos, ganhou esse nome devido às paredes de muitas construções onde predominam um tom avermelhado justamente pelo fato da cidade ter sido governada, por mais de cinco décadas, por comunistas. E essa é apenas uma das singularidades que você só descobre estando na cidade ou pesquisando sobre como é morar em Bolonha.

como é morar em Bolonha

 

Como é morar em Bolonha no dia a dia – Custo de vida

Sem dúvidas essa é uma cidade tranquila e segura e, apesar de ser uma cidade turística, Bolonha não é assim tão visada e é justamente esse fato que a torna um pouco mais barata para morar.

Abaixo, apenas para você tirar algumas dúvidas, acrescentamos o custo de vida de aluguéis e necessidades básicas:

– Aluguel mensal, 85 m² mobiliados, na área nobre da cidade: 1.001 euros

– Aluguel mensal, 85 m² mobiliados, em uma área média: 722 euros
– Utilitários mensais para 2 pessoas: 111 euros

como é morar em Bolonha apto

 

Importantíssimo polo gastronômico 

La Grassa (A Gorda) é outro apelido carinhoso dado à cidade devido a fartura que você encontrará por lá.

Sabe o conhecidíssimo molho à bolonhesa, que por lá é, na verdade, chamado de ragu? Foi criado ali. E a tão tradicional lasanha? É de lá também!!!

Além disso, a região é famosa por seus ingredientes como os embutidos: salames, linguiças, mortadela e prosciutto di Parma. Há ainda outros destaques como a manteiga, os queijos, em especial o parmigiano reggiano, o alho, os cogumelos, os tortellini e o vinagre balsâmico de Modena.

Ao mesmo tempo, os restaurantes do centro histórico seguem um menu composto por:
– antipasto:  embutidos e queijos, crostini ou saladinha;
– primo piato: pasta ou risoto;
– secondo: trata-se de uma carne, entretanto essa parte é opcional;
– Sobremesa, vinho da casa e café também podem fazer parte do pacote.

A alimentação, um almoço na área nobre da cidade, incluindo bebida, por exemplo, irá custar 12 euros. Entretanto, se você prefere cozinhar separamos abaixo alguns itens:
– 500 gr de peito de frango: 4,39 euros

– 1 litro de leite integral: 1,27 euros

– 1 dúzia de ovos: 3,82 euros

– 1 kg de tomate: 2,39 euros

– 500 gr de queijo local: 8 euros

– 1 kg de batata: 1,21 euros

– 1 garrafa de vinho tinto de mesa: 9 euros

como é morar em Bolonha apto ragu

 

Cidade universitária 

Esse é um dos maiores motivos pelos quais a cidade atrai tantos novos moradores. E, da mesma forma como na gastronomia e na arquitetura, ela recebeu um apelido por isso: La Dotta (A Culta).

Bolonha não é conhecida como uma cidade universitária à toa. É aqui que está a mais antiga universidade do mundo, que pasmem, ainda está em funcionamento! Fundada em 1088, como uma escola de Direito. Hoje, entre os cursos mais famosos destacam-se as áreas de Artes e Humanidades.

Foi nela, por exemplo, que estudou um dos mais famosos poetas italianos, Dante Alighieri, além de outros grandes nomes como Nicolau Copérnico e os papas Alexandre VI e Gregório XV.

Sempre em primeiro lugar nas listas, ela é a mais popular da Itália e está sempre preocupada em criar padrões educacionais. Não é para menos, pois ela possui números incríveis: mais de 85 mil alunos inscritos, 3 mil estudantes internacionais por ano, 200 cursos, 33 departamentos e 11 faculdades. 

Seus campus estão divididos entre cidades como Cesena, Forli, Ravenna, Rimini e até mesmo em Buenos Aires. 

Aaahhhhh, e por lá, em novembro, também acontece um dos melhores festivais de jazz da Europa. 

 

Arquitetura e urbanismo

A cidade das duas torres medievais tortas (Torre degli Asinelli e Garisenda) que foram citadas na A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e do Santuário della Madonna di San Luca tem outras atrações muito charmosas para os apaixonados por arquitetura: os arcos, os prédios medievais de terracota superpreservados e os ornamentados com pórticos que cobrem as calçadas.

Há ainda duas praças centrais que são muito famosas, a Piazza del Nettuno e a Piazza Maggiore, onde estão alguns dos palácios mais importantes da cidade:
– Basilica di San Petronio (sexta maior da Europa, mas que nunca foi terminada);
– Palazzo Comunale (sede da prefeitura);
– Palazzo del Podestà (construído no século XIII);
– Pavaglione (o pórtico mais famoso).

Outro local muito conhecido e cheinho é o Quadrilátero, uma área comercial que surgiu na Idade Média e que hoje possui muitas lojas, especialmente no ramo artesanal e gastronômico, além de uma variedade de restaurantes.

 

Meios de transporte

Geralmente, os moradores percorrem a cidade a pé, pois o comércio, principalmente, está todo centralizado em torno do Centro Histórico. Para percorrê-lo de uma ponta a outra você levará em torno de 30 a 40 minutos caminhando.

Justamente por ser um local repleto de gente jovem, usar a bicicleta é também muito comum por lá e a cidade tem uma estrutura razoavelmente boa para quem está acostumado a pedalar. 

Bolonha é interligada a Milão, Florença e Roma. De tal forma que para chegar você pode ir pelo aeroporto Guglielmo Marcon ou então optar pelo trem, na estação Bologna Central, já que essa é uma das melhores formas de locomoção e a viagem entre Bolonha e Florença dura uma hora. Já de Roma serão três horas e para Milão duas horas. A estação tem uma gama de destinos bem grande.

E aí, agora que você já sabe um pouco mais sobre como é morar em Bolonha, conta para gente qual a dica que você mais gostou?

 

Com informações de:
viagemeturismo.abril.com.br; tripadvisor.com.br; unibo.it; post-italy.com; expatistan.com; pravernomundo.com.br.

 

Leia nosso blog