EnglishItalianPortugueseSpanish

share

AIRE on-line: o que é e como fazer a sua inscrição

O AIRE on-line é uma etapa fundamental para aqueles que tiveram a cidadania italiana reconhecida. Quer saber mais sobre ele? Então acompanhe o post a seguir.

O AIRE on-line é um assunto pouco divulgado, mas de grande importância para aqueles que estão em busca da cidadania italiana. Acontece que no momento em que algumas pessoas realizam os processos de residência, elas não têm a informação sobre o programa e ao retornar para suas cidades não fazem a inscrição que é de suma importância entre as obrigações de um cidadão italiano.

 Assim sendo, hoje nós vamos falar sobre o AIRE on-line, uma vez que desde maio de 2018, em Curitiba, o sistema foi atualizado.

Só para exemplificar, quando você vai à Itália para fazer a solicitação de residência, ela é feita em um setor dentro da comuna chamado Anagrafe, responsável por fazer a regulamentação populacional de quem reside em determinada cidade / município.

Mas, por que isso é importante? Acontece que quando você se torna um residente italiano, você passa a ser contado como uma pessoa a mais que terá necessidades e que possuirá direitos a benefícios tais como serviços médicos e estudos, por exemplo, assim como qualquer outro cidadão europeu.

E, eis que depois de todo esse processo surge o AIRE on-line.

O que é o AIRE on-line?

Basicamente trata-se de um programa chamado Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero, ou seja, em bom português Anagrafe dos Italianos Residentes do Exterior. Dessa forma, ele nada mais é que um cadastro com os dados dos italianos que residem fora da Itália por um período de no mínimo 12 meses.

O objetivo desse cadastro é manter uma ligação entre o cidadão italiano residente no exterior e o último Comune de residência ou o Comune onde consta o registro de nascimento.

É ele quem permite o acesso aos serviços do consulado, como a expedição do passaporte italiano, casamentos, entre outros.

Acontece que todas as pessoas que fazem a cidadania na Itália, mas que por “n” motivos não ficam no país, quando elas saem da cidade onde estavam precisam ter a residência cancelada e aí então é necessário fazer a inscrição da pessoa no registro AIRE para informar ao consulado da sua jurisdição que não faz mais parte daquela localidade.

Como fazer a inscrição do AIRE on-line?

 Agora, ao invés de cartas e e-mails basta acessar o portal FAST IT https://serviziconsolarionline.esteri.it e realizar o cadastro onde estará o passo a passo com as instruções.

Aí então você deve seguir os três passos:

– Registrar-se:

Você terá que confirmar a posse da cidadania italiana. Será necessário fornecer um endereço de e-mail e uma senha (mínimo oito e máximo 16 caracteres. Pelo menos uma letra maiúscula, um número e um caractere especial).

– Ativar a conta:

Você receberá uma mensagem no seu e-mail pedindo a ativação da conta (clicar no link de “ativação do usuário”). Se a conta não for ativada dentro de 72 horas, deverá pedir um novo código de ativação (clicar no link “envio novo código de ativação”).

– Preencher o formulário de pedido:

Uma vez que sua conta está ativada, você terá acesso ao sistema para completar o pedido de inscrição on-line no AIRE e aí então poderá anexar os documentos.

Outras informações importantes:

– A princípio, cada cidadão italiano, maior de idade, precisa apresentar seu pedido de maneira individual. Da mesma forma, os cônjuges de cidadãos italianos, que devem, por sua vez, fazer a solicitação de forma individual. Já os filhos menores de idade precisam indicar o nome completo dos pais nos campos específicos, bem como acrescentar a assinatura de ambos os pais na declaração a ser anexada.

– Assim que receber o e-mail de confirmação da inscrição, que é enviado pelo Setor de Anagrafe do consulado, o interessado poderá solicitar eventuais serviços.

– O prazo limite legal para a conclusão dos pedidos de cadastro ou atualização no registro AIRE on-line é de 6 meses, que passam a contar da apresentação do pedido correto e completo de todos os documentos necessários.

– Assim que o Consulado Geral verificar a exatidão do pedido e autorizar o cadastro, o usuário receberá uma mensagem eletrônica de conclusão do processo.

O que pode acontecer caso o registro AIRE on-line não tenha sido feito

Em resumo, se nesse meio tempo você tiver filhos, por exemplo, e quiser fazer a regularização dele como menor de idade, automaticamente você não terá um registro no consulado da sua jurisdição e será aí que começarão os problemas.

Outros problemas são que da mesma forma você também não será informado de nada que envolva seus direitos, tais como as votações e até estar impossibilitado de emitir o passaporte italiano.

Agora que você já sabe como fazer sua inscrição no AIRE on-line, não perca tempo e evite futuros problemas burocráticos.

Com informações de:
conscuritiba.esteri.it; serviziconsolarionline.esteri.it; conssanpaolo.esteri.it; marangoniadvocaciainternacional.com; pesquisaitaliana.com.br; youtube.com

Leia nosso blog